Meditação Para Atletas: Mens Sana In Corpore Sano

Meditação para Atletas

Meditação para Atletas

Treine sua mente e veja como a meditação pode melhorar seu desempenho no esporte.

Sabe aquele seu melhor tempo na corrida, ou recorde/PB (Personal Best) atingido em um workout? E aquela sensação de ter dado o seu melhor e ter executado um exercício com perfeição superando os seus limites? Reflita e tente lembrar como estava a sua mente naquele momento… Você estava mais focado e concentrado? Ou estava distraído e perdido em pensamentos?

Caro espartano, você não precisa nos responder estas perguntas pois já sabemos a resposta: FOCO, CONCENTRAÇÃO e clareza de objetivo são os estados mentais que te separam do seu melhor resultado em qualquer esporte ou atividade física.

Os pensamentos são como as ondas do mar, você não pode controlá-los mas pode aprender a surfá-los

Porém há dias de altos e baixos, dificilmente conseguimos manter nossa mente livre de distrações e sempre motivada, então afinal, como podemos manter estes estados mentais de maneira estável e sempre presente?

Temos como crença que há dias onde o nosso corpo está melhor e mais disposto respondendo bem aos estímulos solicitados, porém esta crença geralmente nos faz ignorar o fato de que quando estamos nos nossos dias mais inspirados, na verdade é a nossa mente que está no controle.

Quando estamos focados e motivados nosso corpo libera uma série de hormônios incluindo a adrenalina que aumenta consideravelmente o nosso desempenho físico, ficamos com a nossa mente presente e livre de pensamentos, incluindo os pensamentos desistentes de que você não aguentará ir até o final, é incapaz, está cansado ou está doendo demais.

Concentração é a chave

Com a mente em estado de concentração total não há espaço para pensamentos e o nosso corpo só se movimenta, gastando suas energias apenas para a execução daquilo que os pulsos cerebrais automáticos do nosso corpo nos ordena a fazer. Na corrida é aquela passada forte de cada vez, já no ciclismo e na natação é aquela pedalada ou braçada vigorosa após a outra, e num exercício qualquer, aquele movimento contínuo e compassado que sucede o outro.

Todos aqueles que já ouviram o nosso episódio SpartanCast 07 – Modelagem em PNL para Atletas de Alta Performance sabem que no competitivo mundo dos esportes profissionais o que diferencia os atletas campeões dos demais é o seu mindset, ou seja, sua programação mental, seu estado e controle emocional antes, durante e depois do momento ao qual eles são colocados à prova.

E se pudéssemos manter um estado de mente vazia, sempre presente, focado e concentrado todos os dias, de maneira consciente, lógica e a nosso bel prazer? A este estado, caro atleta livre e amador, damos o nome de estado meditativo… E sim, você pode ter acesso a este estado sempre que quiser! Quer saber como?

Então fiquem atentos no Blog esta semana que lhe ensinaremos o passo-a-passo de como atingir este estado meditativo!

 

Artigos Relacionados:

E AGORA, QUE TAL PARTIR PRA PRÁTICA NESTA ÁUDIO AULA COM UM EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO GUIADA QUE PREPARAMOS NO NOSSO CANAL DE PODCAST ESPECIALMENTE PARA VOCÊ?


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.