Benefícios Essenciais da Meditação para Atletas

Benefícios da Meditação para Atletas.jpg

Benefícios da Meditação para Atletas.jpg

A comunidade médica já reconhece os benefícios desta prática milenar. Entenda como ela pode ajudar na saúde, no trabalho e no nosso tão amado esporte.

Promessa é divida e conforme o artigo lançado no nosso Blog anteriormente explicaremos os diversos benefícios da meditação para o atleta (se você não leu, leia aqui):

Apesar do aspecto esotérico e religioso da meditação, muitas pessoas ignoram o fato de que esta técnica milenar é cientificamente comprovada como extremamente eficaz para combater os males de nossa vida agitada e estressante. Segundo estudos da neurociência o ser humano  passa 48% da sua vida perdido em pensamentos, um adulto normal tem em média 15.000 a 17.000 pensamentos por dia, já as “almas mais aflitas e ansiosas” chegam ter entre  60.000 a 70.000 pensamentos todos os dias!

Reflita

Pare pra pensar naquele dia mais estressante, que os pensamentos ficam dando voltas e mais voltas em sua cabeça. Preocupações como contas a serem pagas, problemas a serem resolvidos, trabalhos a serem entregues e feitos, desafios e obstáculos que se apresentam a nossa frente que nos trazem sentimentos como ansiedade e medo. Nesses dias você consegue manter a concentração e foco nas coisas que precisam ser feitas? Você consegue ter uma boa produtividade? Creio que a resposta a essas perguntas em sua grande maioria é não.

E da mesma maneira que esta agitação mental exacerbada afeta a sua vida pessoal e profissional, ela também afeta e prejudica o seu desempenho físico no esporte. Então caro espartano, sinto lhe informar, mas você não está sozinho. Na verdade a grande maioria das pessoas sofrem deste mal do nosso século, mas acreditamos que  podemos lhes apresentar uma solução, além da válvula de escape que o esporte nos proporciona, somado a isso uma alimentação saudável e a MEDITAÇÃO podem te ajudar a trazer ainda mais equilíbrio a sua vida. Afinal só seremos completos com uma mente sã, num corpo são.

Mas antes de entrarmos a fundo nos benefícios da meditação, bem como nas técnicas para a sua prática, queremos convencê-lo ainda mais, caso ainda não esteja convencido, da eficácia desta técnica trazendo alguns exemplos de atletas que se renderam aos benefícios dela.

 

Flávio Canto (Judoca): 

“Pratico Meditação desde 1995. Isto foi no mesmo ano que comecei a viajar pela seleção Brasileira de judô. A Meditação tem sido crucial para minha carreira esportiva e, principalmente, para minha vida como um todo. É através desta prática, simples, natural e inocente, que eu recarrego minhas baterias no dia a dia e alcanço durante as competições uma capacidade de recuperação e um nível de reflexos que não seria possível sem a meditação, por isso recomendo esta prática a todo desportista que deseja se tornar um campeão no tatame e na vida! Sempre que tenho uma competição importante, procuro ter um período de meditação e, com isso, fico muito mais concentrado”.

Carlos Burle (Surfista): 

“A Meditação me ajuda muito profissionalmente, aumenta a minha concentração e aguça o meu equilíbrio. Estas são ferramentas fundamentais para que o atleta de alto nível possa aproveitar o máximo do seu preparo físico, técnico e psicológico nas suas horas de preparação e, no meu caso, os segundos vitais, mais extremos da minha atividade, como surfista profissional. Um espírito tranqüilo, um corpo saudável e uma mente equilibrada devem formar o perfil de um atleta de sucesso, um campeão, e isto eu alcanço através da prática da Meditação”.

 

 

Alexandre Ribeiro (Ultramaratonista):

“A Meditação e a pratica do esporte me levaram a uma consciência corporal maravilhosa. Sinto minha frequência cardíaca no momento e sei dizer qual é, sem uso do monitor cardíaco.”

 

 

 

 

Mas afinal, quais são os benefícios?

Num artigo da Revista GQ Brasil o título diz: ‘Meditação Funciona’, bom, para nós do EspartanCast que somos adeptos e praticantes desta técnica isso soa um pouco clichê, afinal de olhos suavemente fechados, pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos, homens do exército norte-americano já iniciam hoje suas sessões de treinamento.

Na sede do Google, no Vale do Silício, funcionários também se reúnem, mas ao invés de discutirem um projeto, permanecem sentados em silêncio. Ainda nos Estados Unidos, atletas de elite recitam mantras antes dos exercícios. As cenas podem causar estranhamento, mas têm uma justificativa convincente. Após mais de 600 estudos publicados comprovando os benefícios práticos da meditação, os homens de negócios, do esporte e até as Forças Armadas se renderam à prática. Se você ainda acredita que meditação não passa de balela zen, saiba que ela pode ajudá-lo a ter mais sucesso no trabalho, no esporte, na vida – e até no sexo.

Trabalho

Foco, tomada de decisão, memória, atenção e diminuição nos níveis de estresse são alguns dos benefícios da meditação no ambiente profissional.

O Cineasta David Lycnh e o Comediante Russel Brand Meditando antes de uma coletiva de imprensa.

 

Na sede do Google no Vale do Silício, um programa de meditação chamado Search Inside Yourself é oferecido aos funcionários: mais de mil colaboradores da gigante da internet já concluíram o treinamento e cerca de 400 estão na lista de espera. Mas que interesse uma empresa desse porte pode ter em meditação?

Um estudo realizado na Escola de Medicina da Emory University e publicado em 2012 na revista de neurologia NeuroImage demonstrou que pessoas que meditam com regularidade têm funções cerebrais mais eficientes durante tarefas que exigem atenção. “Elas precisam recrutar menos áreas do cérebro para manter a atenção do que pessoas que não meditam”, explica Elisa Harumi Kozasa, neurologista e pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Isralelita Albert Einstein.

Uma segunda pesquisa, publicada pela revista Psychological Science, pediu que os participantes desempenhassem uma tarefa demorada e tediosa no computador. Depois de sessões de meditação eles tiveram mais facilidade em perceber detalhes e manter a atenção na tarefa. Na Universidade da Califórina, pesquisadores constataram que quem medita todos os dias há mais de dez anos tem reduzidos os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios responsáveis por ansiedade e estresse.

Pesquisas realizadas no próprio Hospital Albert Einstein averiguaram uma diferença na espessura do córtex frontal em praticantes de meditação. “Essa área é destinada a tarefas que exigem atenção, tomada de decisão, memória e foco”, afirma Elisa. Todas essas são habilidades mais que bem-vindas no ambiente corporativo.

Esporte

A habilidade de antecipar uma adversidade em vez de reagir a ela pode fazer a diferença entre o primeiro e o segundo lugar.

Lebron James se prepara para o jogo.

 

Bruce Lee, ícone das artes marciais, costumava se sentar em meditação antes de seus embates; Lyoto Machida, lutador brasileiro de MMA, também é adepto da prática; fora dos tatamis, LeBron James, astro do basquete norte-americano, pode ser flagrado de olhos fechados, respiração controlada, antes de uma partida importante da NBA. Investir no condicionamento mental dos atletas para tirar deles um melhor desempenho não é novidade.

No entanto, os pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que, através da meditação, é possível elevar ainda mais o rendimento em competições. Isso porque os atletas de alto nível que se dedicam à prática meditativa conseguem antecipar o inesperado, em vez de reagir. Para um surfista, isso pode significar fazer a escolha de manobras corretas se a onda se fechar; para um jogador de futebol, será essencial para antever qual o melhor passe naquele momento do jogo.

De acordo com o Departamento de Fisiologia da Universidade de Montreal, os meditadores também são menos afetados pela dor. Em um teste, voluntários tiveram placas de metal superaquecidas encostadas aos seus corpos. Os praticantes de meditação tiveram resistência à dor até 18% maior que os demais. Ok, você não pretende encostar a mão na panela fervendo, mas se precisar dar aquele gás para terminar uma prova de corrida de rua, mesmo sentindo algum tipo de dor, fará isso com mais facilidade se meditar.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Yale, o sistema imunológico e a produção de anticorpos também são favorecidos pela prática, o que pode manter sua resistência em dia mesmo após atividades físicas extenuantes.

Saúde

De controle dos níveis de dor à prevenção de hipertensão, a meditação pode ser seu remédio.

Há aproximadamente 15 anos a medicina e a ciência voltaram sua atenção à meditação. “Nesse período os estudos da neurociência e a ressonância magnética funcional auxiliaram na compreensão do que ocorre com o cérebro durante a prática”, explica Mariela Silveira, médica especialista em terapia cognitiva do Kurotel Centro Médico de Longevidade. Hoje, a lista de benefícios comprovados é extensa, e vai da redução da pressão arterial à queda do abuso de álcool. “Em curto prazo, ela melhora a frequência respiratória, reduz a frequência cardíaca, aumenta o relaxamento muscular periférico e a oxigenação tecidual, reduz os níveis de adrenalina e cortisol e aumenta a sensação de bem-estar.

A longo prazo pode haver mais benefícios, como controle de dor, até aumento do córtex cerebral”, explica. A Associação Americana de Urologia já declarou que a meditação ajuda a evitar o câncer de próstata, e a Associação Americana do Coração constatou que a prática – em paralelo a tratamentos convencionais – pode reduzir em até 47% as chances de ataques cardíacos e infartos.

No Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ela tem sido usada  no auxílio a tratamentos agressivos de doenças como câncer. “Além dos benefícios fisiológicos reconhecidos pelas pesquisas, ela ajuda o paciente a ter distanciamento das emoções, o que evita que ele entre em estados de fluxo de pensamentos negativos, que podem prejudicar o tratamento”, explica Elisa. Um estudo publicado no Journal of Medical Association constatou que a prática de meditação pode ser mais eficaz que medicamentos no tratamento de ansiedade e depressão.

Sexo

A capacidade de manter a mente 100% focada no momento pode aumentar sua satisfação.

Uma das lições mais básicas ensinadas pela meditação é ser capaz de manter o foco no momento presente, livrando a mente da ansiedade relacionada ao futuro e ao apego com acontecimentos passados. Um estudo realizado na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, publicado pela revista Psychosomatic Medicine, atestou que essa habilidade pode tornar as relações sexuais mais prazerosas. Como? Você vai aprender a aproveitar o momento de forma mais completa e se afastar de pensamentos que distraem, como aquela reunião no trabalho ou as contas para pagar.

A prática de meditação também é capaz de afastar da cabeça a autocrítica excessiva e aumentar a aceitação (boa pedida para quem vive tentando impressionar na cama). Outro exercício comumente realizado para se preparar para a prática meditativa é direcionar a atenção a cada parte do corpo, começando pelos dedos dos pés até chegar aos fios de cabelo, lentamente. Essa técnica pode levar o meditador a conhecer de forma mais sutil todos os aspectos do seu corpo, o que pode aumentar o prazer na hora do sexo.

E AGORA ESPARTANO, JÁ DEU PRA TE CONVENCER E DEIXÁ-LO UM POUCO CURIOSO A PELO MENOS  SE PERMITIR CONHECER A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO?

Então fique atento ao nosso blog que finalmente viremos com o último artigo explicando o passo-a-passo da técnica de meditação para você começar o quanto antes!

Artigos Relacionados:

E AGORA, QUE TAL PARTIR PRA PRÁTICA NESTA ÁUDIO AULA COM UM EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO GUIADA QUE PREPARAMOS NO NOSSO CANAL DE PODCAST ESPECIALMENTE PARA VOCÊ?


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.