Quais os 4 Benefícios da Corrida?

Benefícios da Corrida

Afinal de contas, correr faz bem mesmo? Pra que serve? Vai fortalecer meu coração e pulmões?

A resposta é SIM! Mas não fica por aí. Se você é um verdadeiro Atleta Amador, espartano por natureza, saiba que correr é isso e muito mais.

A atividade física do Atleta Livre demanda uma energia enorme, gasta muita caloria, cansa as juntas, ligamentos, e musculatura, muitas vezes levando à mais completa exaustão, em casos extremos, então porquê ainda correr? Veja alguns benefícios da corrida regular:

Alteração do metabolismo

O metabolismo é o processo que o corpo usa para queimar calorias, então quanto mais nos esforçamos, mais calorias queimamos. Mas para que o metabolismo funcione bem, ele precisa de hormônios, tais como as endorfinas e a testosterona, e a demanda por um metabolismo mais ativo faz com que a produção desses hormônios aumentem grandemente;

Perda de peso

Se o metabolismo queima calorias, queima gordura também, e a corrida começa seu consumo de gorduras pelas que transitam livre pela corrente sanguínea, em especial o colesterol ruim, portanto à medida que você correr, seu corpo usa como fonte de energia justamente aquilo que você mais quer perder: gordura;

Alívio do stress

O stress é uma condição presente principalmente na vida dos vivem nas grandes cidades e que pode evoluir para um quadro depressivo. Correr pode aliviar essa sensação, porque com as alterações metabólicas e hormonais trazem uma sensação de relaxamento físico ajudando até mesmo na diminuição da dores de cabeça e nos ombros;

Prevenção de doenças

Após a corrida, seu corpo precisa se recuperar e por isso seu sistema imunológico é acionado, nesse momento a demanda por defesa aumenta porque você não pode ficar desprotegido, então a produção de glóbulos brancos e vermelhos aumenta, mas o “excesso” não é eliminado, conclusão, seu corpo fica mais protegido. Além disso o músculo cardíaco fica mais forte e você precisa do seu coração pra desempenhar bem.


Estes são apenas alguns dos benefícios que a corrida pode trazer, desnecessário falar do aumento da concentração, força de vontade e disposição.

Então meu amigo, coloque seus tênis e comece já, não importa a distância, desde que você continue a se desafiar, o importante é correr, gostando ou não, porque no final das contas tudo que importa pra gente são os resultados e com a corrida eles estarão cada vez mais perto.

Fontes:

  • http://www.active.com/running/articles/6-benefits-of-running
  • http://www.medicinenet.com/running/page4.htm
  • http://www.yogawiz.com/blog/running/running-and-metabolism-endorphins-testosterone.html

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.