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Apenas respire…

Apenas Respire

Apenas Respire

Pratique no seu dia a dia

Você pode estar na cama, no trabalho ou parado no trânsito. Não importa. Basta usar a técnica do mindfulness para exercitar a atenção plena onde estiver.

Apenas respire…

Na meditação mindfulness, o foco primário é a respiração. Portanto, no dia a dia, você pode coordená-la com outra atividade que esteja desenvolvendo. Isso trará fluidez ao movimento em questão, fazendo com que você foque na atividade completamente.

Vale desde lavar louça até a hora de tomar banho — o importante é voltar a mente ao momento presente. A técnica a seguir usa como ancora a própria respiração.  É segura e simples. Deve ser feita em local silencioso, mas não após refeições pesadas.

Importante: a prática não substitui os tratamentos médicos e de outros profissionais da saúde, e não é indicada a pacientes em fase aguda de qualquer condição clínica ou com risco de crise dissociativa (transtornos de personalidade, esquizofrenia etc.), a não ser que estejam em programas específicos com supervisão de um profissional.

1° PASSO: Adote uma posição confortável, sentado ou deitado, e deixe o corpo se estabilizar. Faça uma ou duas respirações respiração profundas para trazer a atenção para si e comece a observar as sensações do corpo naquele momento (contato com o chão ou cadeira, temperatura da pele, desconfortos etc.).

2º PASSO: Comece a trazer a atenção e a observação para os movimentos do corpo durante a respiração (do tórax e do abdomen na inspiração e expiração do ar; ou ainda a sensação do ar entrando e saindo pelas narinas). Siga o fluxo natural da respiração, sem tentar alterá-lo.

3° PASSO: Se alguma distração, pensamento, sensação ou preocupação vier à tona simplesmente perceba  e deixe passar , sem se prender ou julgar, voltando-se para a respiração. Mantenha a observação da respiração como âncora da atenção e da mente no instante presente, momento a momento.

4° PASSO: Antes de encerrar a sessão, traga a atenção e a observação às sensações em todo o corpo naquele momento. Termine a prática lenta e gradualmente.

Pode-se praticar a respiração durante qualquer atividade do cotidiano, como ao lavar louça ou tomar banho.

 Caso queira aprender outras técnicas, inscreva-se no nosso desafio de 8 dias de mindfulness totalmente gratuito!

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA).