5 Lições que a Quarentena está nos Ensinando sobre a Vida

2
quarentena
quarentena

Com a atual quarentena imposta pelo coronavírus em muitos países do mundo, o ritmo frenético do nosso antigo estilo de vida parou.

Basicamente, tivemos que apertar o botão de pausar em nossas vidas. Fomos convidados a ficar em casa e reduzir ao mínimo nossas atividades sociais e ao ar livre.

Parece a definição de paraíso para um introvertido, não é?
E realmente, nestes tempos difíceis, os mais quietos finalmente têm uma vantagem na sociedade.

No entanto, para todos os outros, é uma situação incrivelmente desafiadora. Uma pessoa extrovertida que anseia por contato social e cuja vida normal era cheia de reuniões e atividades sociais não pode se transformar em um solitário introvertido do nada.

Ainda assim, a quarentena e o distanciamento social imposto pelo coronavírus pode nos dar muitas lições valiosas sobre a vida. Todos podem aprender com esta situação difícil, tanto introvertidos quanto extrovertidos.

5 lições de vida para aprender com a quarentena imposta pelo coronavírus:

1. Nunca deixe de priorizar a si mesmo

Esta lição pode parecer controversa no começo. Afinal, isso pode parecer egoísta. Mas aqui, eu estou falando sobre nossas vidas antes da pandemia do coronavírus (e espero que depois dela).

Todos nós temos algo com que sonhamos, mas não temos coragem de realizá-lo. Todos nós temos planos na vida, mas de tanto dizer sim para os outros deixamos isso de lado, e muitos de nós podem estar esperando melhores tempos para transformar seus sonhos em realidade.

Talvez você queira mudar sua carreira ou ter um bebê. Talvez você tenha sonhado em viajar pelo mundo ou se matricular em aulas de arte. No momento, você não pode fazer nada disso por causa da quarentena. Você tem que esperar passar esse momento.

Mas saiba que ao dizer sim para os outros, colocando os sonhos deles sempre em primeiro em lugar, você está se anulando e dizendo não para si mesmo. Quando adiamos constantemente nossos planos e sonhos, chega um momento em que não podemos mais (ou queremos) torná-los realidade.

Portanto, não negligencie seus sonhos e nem deixe os seus planos e metas de lado por causa dos outros, ou, aguardando o momento certo. Pois este momento pode nunca chegar.

2. Viva o momento e encontre a felicidade nas coisas simples

Aqui está você, preso em sua casa, entediado e solitário. Mas, mesmo isoladamente, é possível encontrar maneiras de se divertir e ser grato. Use essa situação como uma oportunidade para passar um tempo de qualidade com a sua família e/ou filhos.

Planeje um horário de permanência em casa com alguém especial. Ligue para seus pais. Leia livros ou encontre um curso on-line que você deseja fazer há muito tempo.

A lista de coisas a se fazer em casa pode se tornar interminável. O ponto é que, mesmo em tempos de quarentena e distanciamento social, você pode se divertir e viver o momento presente. As alegrias da vida cotidiana, como uma videochamada com seu melhor amigo ou uma caminhada com seu cachorro, têm o poder de fazer você feliz.

Com a quarentena do coronavírus, todos temos a oportunidade de ver que a felicidade está nas coisas mais simples e cotidianas. E o mais importante, essa felicidade verdadeira só pode se encontrada em coisas imateriais.

Jóias caras e roupas de marca estão fora de uso no momento, talvez a essa altura guardadas e esquecidas em seu armário. Mas prazeres simples como uma boa leitura ou uma conversa calorosa valem seu peso em ouro.

3. Fazer pausas é necessário

Um estilo de vida agitado que alimenta a ansiedade tornou-se normal em nosso mundo. Antes da pandemia, não podíamos nem imaginar nossos dias sem horários ocupados e toneladas de estresse desnecessário. E, no entanto, cadê a necessidade de toda essa agitação agora? O mundo inteiro está dando um tempo dessa corrida de ratos.

Não importa o quão difícil possa ser a situação geral da pandemia, poderíamos realmente nos beneficiar dessa interrupção. Reserve alguns momentos para apreciar isso. Aproveite o sono abundante que você não tinha antes. Relaxe em casa, tome um banho quente, deixe-se ser preguiçoso. Está tudo bem de vez em quando.

Todos sabemos que a ansiedade e o estresse são prejudiciais à nossa saúde física e mental. Mas estar ocupado o tempo todo também pode nos distrair do cumprimento de nosso propósito de vida. Quando nossas mentes estão constantemente ocupadas com preocupações profissionais e problemas mundanos, perdemos o contato com o nosso eu interior.

Por esse motivo, fazer uma pausa pode nos ajudar a ouvir a voz de nossas almas. Use o tempo de quarentena para se conhecer melhor e descobrir o que o torna verdadeiramente feliz e traz significado à sua vida.

4. Aprecie a natureza

Aqui, estou falando sobre apreciar a natureza, tanto em nível pessoal quanto social. Aqueles de nós que vivem nas cidades raramente têm a oportunidade de escapar do mundo de concreto e asfalto, e se aproximar da natureza.

Aposto que agora, muitas pessoas pensam naqueles passeios no parque que não fizeram, e nas viagens para o campo que adiaram. Até introvertidos que não saem com tanta frequência provavelmente têm esse tipo de arrependimento. Eu tenho. Mesmo quando você não é fã de sair, é ótimo ter uma opção.

Em seguida, a pandemia e a quarentena do coronavírus nos mostram o que estamos fazendo com o planeta todo esse tempo. Agora que a maioria das pessoas fica em casa e o turismo está morto, a natureza está voltando.

Os cientistas relatam níveis reduzidos de poluição na Itália. Até as águas dos canais de Veneza estão mais claras, pois não há turistas na cidade e os moradores locais ficam em casa!

A triste verdade é que nos tornamos parasitas do nosso próprio planeta natal. Talvez seja a hora de começarmos a tratá-lo com mais respeito e apreço.

5. Esteja sempre pronto para os tempos difíceis

Falamos sobre viver o momento e seguir seus sonhos. Mas nunca devemos esquecer que tempos difíceis fazem parte da vida também, e precisamos estar prontos para eles. No momento, muitas pessoas se despreparam tanto no sentido financeiro quanto no prático. E infelizmente agora essas pessoas não têm para onde correr, ou como obter ajuda.

Situações como a quarentena do coronavírus nos ensinam que precisamos permanecer otimistas, mas estar prontos para o pior. Tenha sempre uma reserva de segurança financeira e plano/seguro de saúde. Você nunca sabe o que pode acontecer amanhã.

Você pode dizer que esta é uma abordagem bastante pessimista. Mas não é. É apenas realista. Tenho um conhecido que, não importa quão grave seja o seu problema, ele sempre diz a mesma coisa: “pense positivo”. Perdeu o seu emprego? “Pense positivo”. Está tendo um conflito pesado com seus sogros? “Pense positivo”. Ameaça de coronavírus? “Pense positivo”.

Embora a positividade tenha muitos benefícios, esse tipo de conselho é válido apenas até certo ponto. Se você ficar gravemente doente ou ficar sem comida, nenhuma quantidade de pensamento positivo poderá ajudá-lo. Muitas vezes, você precisa executar ações reais para resolver um problema.

O pensamento positivo é bom, mas a positividade cega não é. Cultive uma atitude otimista, mas esteja preparado para possíveis adversidades que possam aparecer à sua porta.

Transforme o bloqueio do coronavírus em uma oportunidade de crescimento pessoal.

A pandemia de coronavírus é uma situação difícil para todos nós. Mas isto também deverá passar. Enquanto isso, use esse período de auto-isolamento como uma oportunidade para aprender e crescer como pessoa. Afinal, é durante tempos difíceis que descobrimos nossa força interior e perseverança.

Fique forte e fique bem.

Quer aprender na prática a segunda lição, comece a praticar essa meditação poderosíssima do SOMA Awakening Breathworks para aprender a viver no momento:

Farmácia Interna

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

2 comments

Adicione um novo comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.