4 Qualidades das Pessoas Mais Felizes

Felicidade Verdadeira
Felicidade Verdadeira

Todo mundo quer ser feliz. Um dos direitos inalienáveis declarados na constituição é a busca da felicidade. E de fato, todos nós queremos ser felizes, porém cada vez mais pessoas estão tristes…

O que está acontecendo? O capitalismo não deveria nos ajudar na busca pela liberdade, felicidade e igualdade?

As pessoas buscam prazer nas coisas materiais que excitam seus sentidos, mas uma pesquisa descobriu que buscar prazer nessas coisas efêmeras não leva a nenhuma satisfação ou felicidade duradoura.

Se você já está satisfeito por estar envolvido em algo significativo e envolvente em sua vida, esse pode ser um toque extra de doçura para sua vida. No entanto, se esse é o principal caminho que você toma para encontrar a felicidade, logo perceberá que encontrou mais um vazio sem fundo que exigirá que você continue alimentando seus prazeres hedonísticos.

O que as pessoas verdadeiramente felizes FAZEM que as tornam tão completas e exuberantes? Quais as VIRTUDES que elas praticam que as fazem tão alegres?

Aqui estão algumas qualidades que elas possuem:

Vivem no momento presente

Na maioria das vezes, nossas mentes estão focadas em algo que aconteceu no passado ou na previsão de algum evento no futuro. Achamos difícil apenas SER.

No entanto, se você quer ser feliz, precisa estar presente, aqui e agora, neste momento. Afinal, este é o único momento que existe. Descanse sua mente e desfrute da felicidade que a pura consciência do momento presente tem a lhe oferecer.

Se você está preso nesse excesso de futuro ou de passado há muito tempo, pode ser difícil a princípio quebrar esse ciclo, mas com a prática diária da meditação, eventualmente isso ficará mais fácil.

Você pode facilitar as coisas indo a algum lugar como um parque, sentando-se e observando a beleza e as coisas interessantes que estão acontecendo a sua volta.

Sorriem com frequência

Sorrir libera serotonina, que é a molécula da felicidade. Pode ser difícil forçar-se a sorrir quando você não está de bom humor, mas o que você pode fazer é pensar em algo que lhe traga alegria e depois sorrir sobre isso. Contanto que seu sorriso seja genuíno, você receberá esse aumento de serotonina.

Você pode também forçar o sorriso, sorrindo deliberadamente mesmo que não tenha motivo para sorrir, isso irá acionar os músculos da sua face que estimulam as mesmas terminações nervosas que liberam serotonina através dos impulsos enviados pelo seu cérebro. Ao fazer isso estará forçando o processo contrário usando o seu corpo para dizer ao seu cérebro “Ei, estou sorrindo, libera mais serotonina aí”.

Logo você sorrirá por hábito, porque estará usando caminhos neurais e corporais que o levam a sentimentos e pensamentos positivos, reforçando assim a felicidade.

São gratas e apreciam a vida

Gratidão e apreço lembram todas as coisas em sua vida pelas quais você pode se contentar e encontrar a felicidade. Começar com a capacidade de focar na sua respiração lembrando de motivos específicos pelos quais você se sente grato vão te ajudar a aumentar seus níveis de satisfação e felicidade.

Usar um diário de gratidão ou praticar uma meditação de gratidão também ajuda as pessoas felizes a evitar o sentimento de falta. Se você começar a sentir que há algo faltando em sua vida, o que poderá te levar a pensamentos e emoções negativas, mude seu foco e olhe para algo pelo qual você pode ser grato.

Passam mais tempo na natureza

O principal autor de diversos estudos realizados sobre os efeitos da exposição à natureza no humor, Richard Ryan, disse que “a natureza é o combustível para a alma”.

Passar apenas 20 minutos por dia na natureza pode animá-lo. Em um nível energético e eletromagnético, passear por uma floresta densa ou antiga pode expandir significativamente seu campo de energia rapidamente.

Pense na natureza como uma estação de carregamento eletromagnético. Afinal, a Terra é de onde viemos e quando estamos desconectados a ela, (pois nos separamos dela passando dia e noite em ambientes fechados) isso afeta a nossa saúde mental negativamente.

Se você quer ser feliz, invista pelo menos um pouco de seu tempo na natureza, todos os dias que puder. Melhor ainda, tome sol enquanto estiver lá fora, pois isso também ajuda o seu corpo a produzir mais serotonina.

“Eu escolhi ser feliz porque é bom para minha saúde.” Ao dizer isso, o filósofo do Iluminismo francês Voltaire expressou como ser verdadeiramente feliz é uma escolha que podemos fazer.

Ser feliz envolve bem menos mais do que você acha que precisa para encontrar a felicidade. A felicidade não se trata do TER ou FAZER, mas sim do simples ato de apenas SER.

É claro que você precisa fazer algumas mudanças na sua rotina, incluindo na maneira como se relaciona com as pessoas e na sua forma de pensar.

Encare essas quatro qualidades das pessoas mais felizes apenas como um ponto de partida, mas tenha a certeza que ao colocá-las em prática elas podem realmente te ajudar a se tornar uma pessoa mais realizada e feliz.

Caso queira liberar naturalmente os químicos da felicidade de uma maneira totalmente orgânica, comece a praticar essa meditação poderosíssima do SOMA Awakening Breathworks:

Farmácia Interna

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.