fbpx

7 Coisas que Pais Tóxicos Dizem Aos Seus Filhos que têm um Efeito Vitalício

pais tóxicos
Pais Tóxicos

Quando crianças, procuramos em nossos pais amor, apoio, orientação e validação. Mas e se nossos pais foram pais tóxicos?

E se tudo o que eles fizerem conosco, nos disseram, nos mostrarem ou nos forneceram foi prejudicial? Algumas crianças criadas em um ambiente abusivo se concentrarão na sobrevivência. Outros podem nem perceber que têm pais tóxicos até atingirem a idade adulta.

Quando somos crianças, absorvemos informações sobre o mundo. Isso pode vir de nossos pais, colegas, professores e fontes de informação como a mídia. Se todas essas informações forem negativas e abusivas, não há dúvida de que elas terão algum tipo de efeito. De fato, existem numerosos estudos que mostram que o abuso na infância pode aumentar os riscos de problemas de saúde mais tarde na vida.

Então, que tipo de coisas os pais tóxicos falam e fazem?

Há muitas coisas que os pais tóxicos podem fazer com uma criança. Um dos mais básicos é o que eles nos disseram quando ainda pequenos. Lembra-se do velho ditado ‘paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas as palavras nunca me machucarão’?

Saiba que isso é uma das maiores mentiras, principalmente quando saem da boca dos seus pais.

7 coisas que pais tóxicos DIZEM que têm um efeito vitalício:

1) Eu gostaria que você nunca tivesse nascido

Este é o pior de todos. Seus próprios pais dizendo a você que eles não o queriam em primeiro lugar. Isso nega toda a sua existência e mina o seu senso de identidade e auto-estima.

2) Você ia ser um aborto

Meu próprio pai disse isso para mim e eu nunca esqueci. No entanto, considero-me sortudo porque recebi muito amor de minha mãe e avó materna. Como ele disse isso, desenvolvi uma armadura e até pouco tempo atrás achava muito difícil me abrir para outras pessoas.

3) Estamos nos divorciando

Meus pais discutiam o tempo todo e ambos ameaçavam sair de casa a qualquer momento. Minha mãe sempre dizia que levaria eu e meu irmão, o que me assustou muito, e esse medo acabou virando uma realidade quando eu tinha apenas 6 anos. Brigas constantes e ameaças de desmembramento da família ferem a nossa criança interna e podem nos deixar incapazes de confiar na vida e nos outros mais tarde.

4) Por que você não perde peso?

Você já saberá o quão prejudicial esse comentário pode ser. Os pais devem amar seus filhos, independentemente do tamanho, aparência, inteligência ou qualquer outra coisa. Ser colocado dentro de um determinado padrão de beleza ou estética por seus próprios pais pode ter te levado a estabelecer padrões de beleza irrealista quando adulto.

5) Voce é tão feio

Um tio meu disse isso pra mim uma vez, e eu lembro como se fosse ontem o quão arrasado fiquei ao ouví-lo, isso acabou com a minha auto estima por boa parte da minha vida. E eu já era adolescente. Não consigo imaginar como uma criança reagiria ao ouvir isso da boca de seus próprios pais. Nossos pais devem nos encorajar e nos elevar, nos deixando prontos para enfrentar o mundo e não nos quebrar. Esse tipo de coisa quando dita para nós ainda na infância pode estar vivendo conosco até hoje e talvez pode ter nos levado a danos pessoais profundos que ainda reverberam no nosso interior de maneiras inimagináveis.

6) Por que você não pode ser mais parecido com seu irmão/irmã?

Colocar um irmão contra outro leva a uma vida inteira de ciúmes e sentimentos de inadequação. Também pode causar ressentimento que afeta o relacionamento entre os dois irmãos até a idade adulta.

7) Porque você é tão burro?

Chamar alguém de estúpido dói em qualquer estágio da vida. Quando esse indivíduo ainda é uma criança principalmente, pois isso permanecerá com eles para o resto da vida. Isso poderia afetar nossos esforços e dedicação na escola. Quero dizer, por que deveriámos nos preocupar em estudar quando já sabemos que somos estúpidos? Isso certamente pode ter prejudicado a nossa confiança.

O abuso infantil afeta tanto a mente quanto o corpo. Adultos que sofreram abuso verbal ou físico quando ainda crianças tendem a fumar, beber, usar drogas e são menos ativos fisicamente.

O abuso torna o ambiente no qual vivemos muito estressante. Viver em um ambiente estressante causa aumentos nos níveis de ansiedade. Isso, por sua vez, reduz as funções imunológicas, aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Um corpo sob estresse constante produz cortisol, o hormônio do estresse. Muito disso e você está vulnerável ao diabetes tipo 2. Você também corre o risco de fibromialgia, dor crônica, dores de cabeça e enxaquecas, problemas ginecológicos, síndrome do intestino irritável, artrite e síndrome da fadiga crônica.

Concluindo, além dos fatores psicológicos acho bastante conclusivo que o abuso de pais tóxicos tenha consequências físicas e mentais de longo alcance na vida adulta.

Caso ainda não tenha começado o trabalho interno para se curar desses traumas, comece a praticar essa meditação poderosíssima do SOMA Awakening Breathworks:

Farmácia Interna

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.