fbpx

A Luta de Viver com Ansiedade em Tempos de Crise: Como Permanecer São

Ansiedade
Ansiedade
Viver com ansiedade em isolamento é um grande desafio.

Deixe-me te dizer uma coisa, eu sei que viver com ansiedade é mais do que difícil.

Então, você pode imaginar como deve estar sendo difícil a vida de quem sofre de ansiedade durante uma situação de crise e pânico como a que estamos vivendo.

Eu vivia com ansiedade desde que me lembro por gente, e até mesmo tive que lidar com ataques de pânico durante a minha juventude e vida adulta. Essa doença não me deixou apenas um pouco mais nervoso – foi muito pior que isso. Foi tão ruim que passei muitos dias da minha vida adulta no psicólogo tentando manter o contato com a realidade.

 As lutas de viver com ansiedade

Foi uma luta diária. Era uma luta que naquela época eu não conseguia entender. Viver com ansiedade dificultava o meu funcionamento no mundo. Quando criança, eu não conseguia sentar pra estudar, não conseguia parar por um segundo, eu não entendia o que estava acontecendo comigo. Eu precisava de alguém que pudesse me ouvir, mas infelizmente não tinha com quem contar. Essas foram as épocas em que eu infelizmente ouvi de meus parentes coisas como: “ansiedade é frescura”; “isso é coisa da sua cabeça”; “depressão é coisa de rico, pobre não tem tempo pra essas frescuras pois precisa trabalhar duro”.

Minha ansiedade veio como resultado de um trauma na infância e a falta de apoio daqueles quem eu amava. Quando tudo no mundo estava bem, eu ainda conseguia ter ataques de pânico e pensamentos negativos. Os ataques de pânico, surgiam como gatilhos ou simplesmente me tomavam sem motivo aparente.

Mas depois de muito trabalho interno através da prática consistente e disciplinada da meditação eu consegui me libertar disso. Não que eu esteja completamente imune ao estresse, mas também nunca mais tive crises de ansiedade e ataques de pânico.

Mas em momentos de crise como o que estamos vivendo, tenho visto em algum de meus alunos que a ansiedade só tem piorado. No entanto, eu tenho ensinado a eles que existem maneiras de manter a sanidade quando as coisas no nosso ambiente externo não estão indo tão bem.

Nesses momentos de crise, o nosso trabalho interno precisa ser muito, mas muito maior para que possamos nos tornar maiores que o nosso ambiente externo.

Como afastar a insanidade durante uma crise?

1) Afaste-se da mídia

Quando relatos de mortes ou doenças entopem a mídia, é fácil para a ansiedade dominar a sua cabeça. Você começa a pensar em como se manter seguro durante a doença e se sobreviverá ou não se contrair o vírus. A mídia relata diariamente o número de mortes e infectados e, portanto, seus níveis de ansiedade vão disparando junto com as estatísticas.

Aqui está o que você pode fazer. Desligue a televisão, desligue o computador e o telefone. Faça uma pausa das redes sociais e televisão, pelo menos por algumas horas, e vá meditar, ler ou qualquer outra coisa que te edifique.

Mesmo que a crise possa ser muito real, você pode se afastar dela por um tempo. Você pode até fingir que ela não existe, mas lembre-se também de voltar à realidade e seguir as precauções porque ela existe sim. Mas enfim, eu acho que você entendeu a minha ideia.

2) Concentre-se em sua saúde

Afastar a sua mente da crise, concentrando-se em sua saúde física, ajudará na ansiedade. Por exemplo, ingerir bastante vitamina C, ter refeições mais saudáveis e se exercitar te ​​ajudará a manter a sua imunidade em alta e sua mente equilibrada.

Além disso, exercícios de respiração como do SOMA Awakening te ajudarão a diminuir os níveis de ansiedade. Yoga também é um outro bom exemplo de exercício físico e mental feito de maneira integrada. Portanto, em vez de deixar a ansiedade dominar a sua vida, permita que a sua saúde e bem-estar se tornem uma prioridade e assumam o lugar da sua ansiedade. Isso exigirá alguma prática e repetição diária, mas o ajudará a manter a cabeça no lugar.

3) Vá com calma

Embora seus pais possam ter brigado com você sobre dormir demais ou ficar deitado até tarde quando ainda era jovem, saiba que essa opção pode realmente funcionar para você quando se trata de ansiedade. Sim, você precisa se manter saudável com exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, mas também precisa de tempo de descanso e inatividade. Se esse tempo de inatividade incluir um sono prolongado por algumas horas para se recuperar, é isso que você deve fazer. Siga a sabedoria do seu corpo, e não fique achando que é errado ficar deitado só porque seus pais implantaram essa crença em você. Mas é claro, equilíbrio é a chave. Então não se entregue completamente!

A ansiedade tem uma maneira muito eficaz de roubar completamente a sua sanidade mental, principalmente enquanto você tenta permanecer em forma e saudável, então, se você precisar dar uma descansada por um tempo, tudo bem. Sim, cochilar às vezes é tudo o que você pode fazer para manter a sanidade.

4) Seja consistente em seus cuidados

Durante alguns momentos traumáticos, como em surtos de doenças, você será instruído a usar precauções de segurança e práticas de higiene como sempre lavar as mãos e se manter limpo.

Durante surtos de doenças e epidemias o ato da limpeza será crucial para sua sobrevivência. Portanto, em vez de entrar em pânico, tente manter a consistência nos hábitos de esterilização e limpeza.

Quando você toma as devidas precauções, a ansiedade diminui. Você sentirá que está no controle e que possui ferramentas para proteger a si mesmo e a sua família. A cada dia, esforce-se para ser um pouco mais consistente. Depois de um tempo, essas medidas se tornarão divertidas e até parte da sua rotina normal. As coisas não parecerão mais tão caóticas ou fora do controle.

5) Ajude outras pessoas

Se você é alguém que não pode se colocar em quarentena durante uma crise pois seus serviços são necessários, então, por todos os meios que lhe forem possíveis, ajude tantas pessoas quanto puder. Trabalhe duro durante esses dias para manter sua mente longe da chance de coisas negativas acontecerem.

Sim, mantenha-se positivo, entregue cestas básicas, ofereça refeições gratuitas, forneça transporte e, se puder, ajude algumas pessoas financeiramente. Quando você está ocupado, concentrando-se nas necessidades dos outros, sua ansiedade verá esses movimentos como rotina. Como afirmado acima, a ansiedade é vinculada a ações rotineiras.

6) Não se isole completamente

Sim, é importante se manter longe dos infectados se você estiver passando por uma epidemia. No entanto, você pode manter contato com amigos via mídias sociais ou telefone. É claro que isso não significa que você deve se afogar na companhia de pessoas negativas e nas notícias ruins que permeiam a mídia novamente.

Quando puder, ligue para sua família e amigos para garantir que eles também estejam bem. Isso não apenas amansa os seus pensamentos, mas também rompe a monotonia de estar sozinho vivendo com ansiedade durante momentos de isolamento obrigatório.

7) Eduque os outros

Se você tiver informações importantes para compartilhar sobre uma crise, é sua responsabilidade compartilhar essas instruções. Por exemplo, quando há uma epidemia ou surto de algum tipo, é imperativo que você compartilhe o que sabe sobre como permanecer seguro e limpo. Mas tome muito cuidado para nessa tentativa espalhar o pânico e fake news.

Ensine seus filhos o que eles precisam saber também durante esse período. Isso tem um duplo impacto em sua vida: você ajudará a educar e afastará sua mente de seus próprios medos por um momento.

Tudo passará no seu devido tempo

Tudo passa, os bons e os maus momentos não duram para sempre. Existem prós e contras nessa verdade. Se você está vivendo com a loucura da ansiedade, é importante encontrar maneiras de se sentir são novamente. Pode não ser fácil manter a calma durante situações como pandemias, mas ainda é importante fazer isso.

Encorajo a todos a compartilhar mensagens de esperança que edifiquem e a oferecer sua ajuda na medida do possivel. Espero de verdade que me ajudem a compartilhar essas mensagens e idéias que tenho trazido aqui no Blog para ajudar a manter a sua sanidade e a de todos durante esta crise.

Você pode ter ansiedade, mas isso não significa que você precise perder o controle.

Caso ainda não tenha começado o trabalho interno, comece a praticar essa meditação poderosíssima do SOMA Awakening Breathworks:

Farmácia Interna

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

Comunicação Assertiva

O Segredo da Comunicação Assertiva

Você sabe se comunicar de maneira assertiva? Conheça o segredo que todo líder deveria saber! Lista VIP do Whataspp : Receba em primeira mão os nossos ...