Quer se Enganar ou se Auto Responsabilizar?

A mediocridade é um virus

As pequenas coisas se tornam grandes.

Quando você se utiliza de inúmeras desculpas e permite que, mesmo as menores coisas que a sua intuição está te alertando contra, entrem na sua vida, você permite também que um vírus se instale em seu sistema. E isto se espalha rapidamente para outras áreas.

Quando você introduz uma mudança em qualquer sistema, você simultaneamente muda ele como um todo. As outras áreas dele irão começar a se reorganizar por elas mesmas para se adequarem melhor ao novo.

Ir contra a sua voz interior intuitiva é como subir numa corda escorregadia. Você não percebe no dia-a-dia que ao invés de subir você não consegue sair do lugar.

Não importa o quão pequeno seja o problema ou a gratificação, elas não podem ser vistas isoladamente uma da outra. Pois elas refletem algo muito maior e mais profundo. Algumas vezes é necessária uma investigação profunda para se tornar consciente de todos os sinais.

O despertar…

No entanto, uma vez que os seus olhos se abrem para o rumo que a sua vida está tomando, e você permite-se a ouvir a sua voz interior, tudo se torna dolorosamente óbvio, é como se um balde de água gelada fosse jogado na sua cara. Você já sabia a muito tempo que estava vivendo contra si mesmo, sabia que estava se auto-sabotando, mas mesmo assim continuava se justificando.

A triste realidade é que você na verdade, está começando a se acomodar na mediocridade, e convencendo a si mesmo que está tudo bem com isso. Mesmo que você sinta que a sua vida não está caminhando de acordo com o que você planejava ou sonhava para si.

  • Seus relacionamentos estão piores do que costumavam ser. Mas você se justifica e se adapta.
  • Sua saúde está pior do que costumava estar. Mas você utiliza de desculpas e se adapta.
  • Você está mais distraído do que nunca. – Ah, tudo bem! Não tem problema, isto é completamente normal.
  • Seus pensamentos se tornaram tediosos e poluídos com o trivial e negativo. Mas você não tem interesse ou não sabe como sair desta mentalidade derrotista.

Sua vida é como um jardim. Você não pode simplesmente esconder os seus problemas com as aparências. Você deve pegá-los pela raiz e removê-los completamente.

Este é o único caminho.

O vírus da mediocridade DEVE ser removido.

E se não for removido, ele continuará a infectar toda a sua vida e a essência de quem você é, como pessoa, irá vagarosa e dolorosamente morrer.

O que é privado sempre se mostrará publicamente

Uma vitória privada sempre precederá uma vitória em público.— Stephen R. Covey

Nada em sua vida está escondido. Você pode até pensar que está, mas deste jeito estará apenas se enganando.

Eu tenho diversos conhecidos e amigos que estão constantemente fazendo dieta. Tem um em particular que sempre que está por perto de mim come de maneira muito saudável. E mesmo assim, ele sempre parece estar lutando contra o seu sobrepeso.

Embora este amigo nunca mostre os seus “demônios” em público, é óbvio que o peso é a sua prisão particular, pois sem dúvidas quando sozinho, ele deve se anestesiar no conforto da comida.

A mesma situação será uma verdade para a grande maioria das pessoas, em diversas áreas de suas vida. Todas estas áreas estão numa página escancarada para serem vistas por todos. Você não está enganando a ninguém, a não ser a si mesmo.

A palavras são fracas.

A sua vida fala por si mesma.

Mude os seus Desejos para Refletir os Seus Valores

Quando um homem faz seus pensamentos se tornarem puros, ele não mais desejará comida impura.— James Allen

O primeiro passo para a evolução é parar de desejar que as coisas parem de mudar e evoluir.

Subir para níveis ainda mais altos em qualquer área da vida envolve fazer melhorias permanentes, e não temporárias, em seus hábitos e comportamentos.

Se você quer melhorar a sua vida financeira, você precisa mudar seus desejos em relação ao dinheiro imediatamente. Você não pode continuar gostando de gastar seu dinheiro em besteiras assim como não pode continuar se contentando a sempre estar estressado em relação ao mesmo.

A sua vida e o seu ambiente são os reflexos de seus desejos. Quando você deseja a mudança verdadeiramente, você adaptará o seu ambiente para se alinhar com os seus novos desejos. Você não mais justificará o que antes estava tudo bem para você.

Assuma a responsabilidade compre a sua ideia!

Até você realmente querer a mudança, você não a alcançará, mesmo que no fundo você acredite que deveria mudar.

Ainda, uma vez que você deseje estas mudanças de verdade, mudar os hábitos e comportamentos se tornará mais fácil e sem muito esforço. Do contrário qualquer das menores mudanças serão um grande sacrifício para você. Se você não quiser mais ter uma alimentação desregrada, com o verdadeiro desejo de mudar não será difícil para você “resistir” doces e gorduras ruins. Força de vontade é somente para pessoas que ainda não sabem de verdade o que querem. Força de vontade não funciona pois ela é limitada.

Se você não quiser mais a mediocridade, você não mais será medíocre. Nesta afirmação habita uma súbita e desarmadora verdade – tudo o que você tem na sua vida é o fruto do que você deseja para ela. Se você quiser algo diferente, então você vai ter que começar a fazer coisas diferentes.

Enquanto você não comprar verdadeiramente esta ideia de mudança, você continuará a se iludir e ter as suas expectativas completamente frustradas. Mas uma vez que você assuma e compre a ideia, você começará o processo de mudança.

Um Retorno para a Consciência

Autenticidade e integridade são características muito raras hoje em dia.

A maioria das pessoas se conformam com qualquer ambiente que eles estejam, afinal nós somos a soma das 5 pessoas com as quais mais convivemos, mesmo que este ambiente contradiga os seus sistemas de valores. Poucas pessoas tem a coragem de falar, conversar ou simplesmente deixar o ambiente. Um exemplo bem simples disso: Mesmo que você seja completamente contra, quando as pessoas começam a fofocar, você se junta a elas?

Poucas pessoas tem coragem de assumir seus próprios sistemas de valores e crenças hoje em dia, pois a maioria delas está tão preocupada com o que os outros podem pensar ao assumirem a sua própria personalidade que elas acabam tendo medo de serem inadequadas.

Quando foi a última vez que você fez um ato de auto-expressão completamente desinibido, como por exemplo dançar sem se preocupar com o que os outros estão achando?

No seu livro, “Spartan Up!”, Joe de Sena fala sobre o quão frequentemente ele faz Burpees em seu tempo ocioso, mesmo em lugares públicos. Sua esposa e filhos as vezes ficam até envergonhados com os olhares que Joe recebe enquanto faz Burpees em aeroportos.

Mas Joe não liga para o que as pessoas estão pensando. Primeiramente, ele nem mesmo conhece essas pessoas. Segundo e ainda mais importante, ele quer fazer Burpees. O que há de errado em fazer burpees? Apenas por que isso quebra alguma norma social?

Se é normal, é mediano. Se é mediano, é provavelmente mais próximo da mediocridade do que você realmente gostaria de ser.

Mediano é ganhar um C naquele exame ou teste na escola.

Medianos é ter sobrepeso.

Mediano é ser negativo com frequência e positivo raramente.

Mediano é viver bem longe dos seus sistemas de valores e dos seus sonhos.

Desafio!

Aqui segue o meu desafio para você. Se este artigo pisou em algum calo seu e te fez se comover, faça o dia de hoje o dia para começar a viver de maneira coerente com os seus sonhos e desejos. Aponte a sua vida mais diretamente para o seu VERDADEIRO NORTE.

Remova da sua vida toda e qualquer coisa que contradiga os seus maiores valores pessoais, seja quem você verdadeiramente é.

Tome uma decisão pessoal seguida por um comprometimento em público do que você pretende fazer. Cerque-se com o tipo certo de pessoas que te ajudarão a se manter comprometido.

Organize a sua vida.

Organize seus relacionamentos.

Dê um passo de cada vez na direção correta. Então repita e repita. Produtividade e sucesso não são tão complicados. Sucesso é dar 20 passos em apenas uma direção ao invés de um passo em 20 direções diferentes.

Um passo.

Consistência.

Resultados imensos ao longo do tempo. O efeito é composto.

Você pode fazer isso!


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

Sistema Simpático e Parasimpático2

Sistema Simpático e Parassimpático

Conhecer como funciona o nosso corpo, em muitos casos, é uma questão de vida ou morte! Vivemos no “piloto” automático e não temos nenhuma consciência ...