Qual o Esporte que Mais Te Interessa?

Melhor esporte de todos

Na sua opinião, qual é o melhor esporte de todos? Porque as pessoas deveriam praticar esportes? Para sair da zona de conforto, para se sentirem bem ou por outro motivo?

Desde os primórdios, o ser humano pratica esportes, seja pela necessidade (caça e agricultura), seja pelo culto ao corpo (gregos).

Uma das formas mais antigas de exercício que se tem notícias é a corrida. E na antiga grécia ela ficou marcada como exemplo de feito heróico por Fidípides ao correr até Atenas para anunciar a vitória dos gregos sobre os Persas.

Nessa mesma época, as artes marciais orientais já eram praticadas como forma de manter o controle sobre o corpo e a mente.

De lá para cá, muita coisa aconteceu, e o esporte passou a fazer parte da vida de muitos como forma de manter uma vida saudável, quase como um sacerdócio para alguns, ou como via de escape para outros.

E você, como encara a prática de esportes? Qual esporte pratica?

Se você pratica esporte para passar o tempo, ou para estar com seus amigos, está se beneficiando mas pode estar perdendo o que ele tem de melhor para te oferecer.

É claro que não tem nada melhor do que estar com quem a gente gosta fazendo aquilo que gostamos, mas a razão para a prática do esporte deve ser outra. No esporte encontramos motivações para vencer dificuldades que depois podemos projetar para a nossa vida diária. O esporte agrega determinação à nossa motivação e cria em nós a resiliência necessária para suportar os momentos mais difíceis.

Qual o melhor esporte para desenvolver essas qualidades?

Esportes

A resposta é simples. Não existe o melhor esporte. O que você faz deve exercer poder em você. Acima de tudo, deve te tirar do sofá, sempre e não apenas no fim de semana, o esporte deve alterar o seu mindset, deve alterar a sua psiquê, ele não pode servir apenas como instrumento para relaxar do stress da semana, ele deve ser uma barreira para o stress diário.

O esporte deve ser o meio pelo qual você adquire disciplina, encontra equilíbrio e serenidade.

O melhor esporte de todos é aquele que molda o teu íntimo, e que faz você sentir que realiza algo. E que algo é esse?

Inspiração

EsportesInspirar outros e fazer com que adotem o modo de vida espartano é mais recompensador do que as mudanças físicas vindas com a prática do esporte.

Ser inspirador faz com que o seu esporte seja significativo, faz com que ele seja um transformador de vidas e essa corrente aumenta seus elos a cada dia que passa.

Ser inspirador te faz continuar quando as adversidades se abaterem sobre você, faz com que você mantenha a tenacidade necessária, porque um fonte de inspiração não pode fraquejar, outros se espelham em você.

Sendo assim espartano, faça uma auto análise e descubra se o seu esporte preferido tem esses efeitos em você, e se não tiver, nunca é tarde para uma mudança não acha? Seja ela de comportamento, ou de modalidade mesmo, porque no fim das contas, mesmo o mais ávido atleta pode encontrar a sua zona de conforto, e ficar nela te leva lá para o topo do nosso artigo, portanto, mexa-se sempre e contagie todos à sua volta, porque no fim das contas, mesmo que não se juntem a você, saberão do que você é feito e você será um símbolo, e símbolos não podem ser apagados ou esquecidos.

Espartanos, qual a sua profissão?!

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.