Você é muito controlador? Está na Hora de Relaxar

Controlador

Controlador

 

Você é uma daquelas pessoas que gosta de ter tudo perfeitamente organizado, seja a sua casa, sua agenda, seu espaço de trabalho ou seus relacionamentos?

Você gosta de tentar prever o futuro para evitar resultados imprevisíveis e desagradáveis? Você quer controlar as situações de forma que elas sempre saiam bem para você e acha que o seu caminho é sempre o melhor caminho? Você simplesmente não pode lidar com mudanças ou ocorrências perturbadoras em sua vida, porque isso significa que você perdeu o controle?

Muitas vezes você é instruído por outras pessoas a apenas “relaxar” ou se “soltar”?

Ser organizado é bom. Estar preparado é ótimo. E o planejamento também é ótimo. Mas ser repetidamente instruído por outras pessoas a relaxar é provavelmente uma das coisas mais irritantes de todos os tempos para você, não é?

Então, como saber quando essas suas características de organização e planejamento estão ficando um tanto quanto excessivas e saindo do controle?

Talvez quando recebemos tantas dicas e advertências de diferentes pessoas do nosso convívio seja realmente a hora de relaxar…

Eu estou muito tenso?

Tudo em excesso é ruim, embora as pessoas que tenha esse traço de personalidade controladora possam discordar. Veja como você pode saber quando está exagerando nessa sua necessidade de controlar tudo nos mínimos detalhes:

  • Isso atrapalha a saúde dos relacionamentos. Parece que você não deixa nada fluir e simplesmente acontecer.
  • Você não consegue produzir ou ser eficiente o suficiente pois espera que tudo esteja perfeito.
  • Tudo te incomoda até o ponto em que você começa a ter medo de ir trabalhar ou estar em grupos sociais.
  • Você se encontra julgando os outros por suas decisões ou ações. Você sente que o seu caminho é o único e o melhor.
  • Você guarda muitos rancores que podem durar anos e se apega a bagagens emocionais do passado que impactam os seus relacionamentos e na maneira como se sente em relação a eles.
  • Você tem altos padrões e nunca se deixa enganar. Você está constantemente procurando maneiras de melhorar a si mesmo, porque nunca se sente bom o suficiente.
  • Você está passando por depressão ou ansiedade e parece que não consegue lidar bem com isso.

Se você se identifica com algum desses “sintomas” e com a maneira como você vive a sua vida, talvez seja hora de recorrer a uma pequena terapia para simplesmente deixar ir e fluir com muito mais leveza…

Mas e se?

Essa é a resposta mais comum que as pessoas controladoras dão quando são instruídas a deixar ir ou relaxar. Mas, mas, mas! E se isso acontecer? Mas e isso? E os argumentos continuam…

As pessoas se tornam tensas e controladoras devido ao ambiente ou às experiências que tiveram no passado. Talvez elas tenham sido desrespeitadas ou intimidadas no passado e estejam procurando maneiras de controlar pessoas e situações para que não se sintam assim novamente. Talvez tenham tido uma educação meio louca onde nada estava no controle, e então elas sentem agora essa necessidade de controlar melhor suas vidas. Talvez elas tenham uma baixa auto-estima que precisa ser estimulada, dizendo às outras pessoas o que fazer ao invés de lidar com a sua própria vida e seus próprios problemas.

Seja qual for, existe uma razão para esse comportamento e, se isso se torna frequente ou excessivo, saiba que esse não é um comportamenteo saudável, nem para você, nem para ninguém a sua volta. Seja no local de trabalho ou na sua vida pessoal isso pode estar te prejudicando sem você nem perceber. Esse comportamento promove a separação, constrói ressentimentos e provoca frequentes sentimentos de frustração.

Abrir mão de coisas que realmente precisam de conserto pode parecer injustiça, irresponsabilidade ou indiferença de nossa parte. ~ O Caminho da Serenidade

Por que isso está me machucando tanto?

O verdadeiro problema com esse tipo de mentalidade controladora de tudo e de todos para evitar ser machucado é que isso impede você de viver a sua VIDA e te priva de todas as coisas boas e felizes que ela tem a te oferecer. Não apenas isso, mas essa mentalidade causa problemas desnecessáriose e te mantém aprisionado no estresse.

Sabemos hoje que estresse não é divertido para ninguém, e de fato ele causa danos á nossa saúde física! O estresse crônico pode ter danos imensos e duradouros que você com certeza gostaria de evitar! Danos como problemas digestivos e gastrointestinais ou problemas de sono, alergias de pele, diabetes, câncer, ansiedade, depressão e muito mais! Por que se esforçar tanto se você pode fazer mudanças que o ajudarão em todas as áreas da sua vida: espiritual, mental, emocional e fisicamente?

O que eu posso fazer?

Preocupar-se com o futuro, ficar pendurado no passado, ter expectativas excessivas e tentar controlar os outros para fazer as coisas como e quando você deseja é o caminho mais rápido para a depressão, ansiedade e infelicidade.

A vida é como o fluxo de um rio e, às vezes, precisamos apenas seguir esse fluxo.  Se nos esforçarmos muito para ir contra isso podemos nos prejudicar. Eu entendo que depois de uma vida inteira tentando controlar tudo, pode ser muito difícil para você fazer mudanças tão drásticas….

Mas, dê um passo de cada vez e dê uma olhada nessas dicas:

  • Converse com alguém, seja um parente de confiança, amigo ou terapeuta. Fale o que está sentindo e veja se outra pessoa pode ajudá-lo a identificar comportamentos problemáticos. Assim, você saberá por onde começar.
  • Desenvolva e promova a auto-compaixão. Seja gentil consigo mesmo. Muitas vezes, esse comportamento decorre da falta de auto-estima e do medo do fracasso. Comece a mudar seu pensamento para um estado mais positivo, começando com palavras gentis para si mesmo. Um terapeuta pode te ajudar com as mudanças mentais para alcançar este estado.
  • Tenha cuidado com o seu corpo. Perceba que esse tipo de comportamento cobra um preço caro na sua saúde e auto cuidado… Então é a hora de cuidar de si mesmo para evitar danos físicos.
  • Aprenda a deixar as coisas acontecerem. Algumas coisas não podem ser alteradas ou controladas. As pessoas não podem ser controladas. Para poder viver uma vida mais feliz e gratificante, você precisará deixar algumas coisas acontecerem.
  • Exercídios de respiração consciente possui poderes surpreendentes que podem ajudar a melhorar o nosso corpo, mente e espírito. Mesmo a meditação em que você apenas dedica um momento do seu dia para respirar e relaxar pode ter benefícios maravilhosos.
  • Dê um passo de cada vez. Esta será sempre uma jornada. Você sempre estará se  reencontrando e se redescobrindo. Mas, se você se amar ao longo desse caminho e aceitar que nem tudo será perfeito, poderá encontrar a paz que talvez nem tenha percebido que estava precisando.

A beleza da natureza é sua imperfeita perfeição. Saia do caminho da depressão, estresse e ansiedade. É hora de relaxar e ver a vida como uma aventura emocionante, onde é seguro se entregar com fé ao imprevisível e também poder se divertir um pouquinho.

 

Fontes de Pesquisa:

  • Get Help. (n.d.). Retrieved from https://www.goodtherapy.org/learn-about-therapy/issues/control-issues
  • Ryan, L. (2016, January 04). Five Habits Of Controlling People. Retrieved from https://www.forbes.com/sites/lizryan/2016/01/01/five-habits-of-controlling-people
  • Team, W. (2018, December 18). 7 Strange Things Stress Can Do to Your Body. Retrieved from https://health.clevelandclinic.org/7-strange-things-stress-can-body/

Participe do Desafio de 8 Dias de Mindfulness:

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.