fbpx

4 Motivos pelos Quais Todo Atleta Deveria Meditar

Motivos para todo atleta meditar

Motivos para todo atleta meditar

“No ciclismo, as competições de corrida são sempre fisicamente muito difíceis, mas a parte mental pode ser mais difícil ainda”. 

A frase acima foi postada um dia desses por um atleta profissional em sua rede social, e ele está certo. Uma mente que não está sob controle é uma mente que comete erros – erros que podem te impedir de ganhar. Altos níveis de estresse podem reduzir sua capacidade de manter o foco e concentração. É claro, o estresse pode ser uma ferramenta muito útil quando usada corretamente; mas quando não, isto não impactará somente na sua performance, mas na sua vida também.

Segundo a Dra. Kristin Keim, todo atleta devia meditar

Psicóloga do esporte que trabalhou com uma vasta gama de atletas de elite, profissionais e atletas amadores,  apesar de suas diferenças de modalidade e nível, todos enfrentam exatamente os mesmos desafios: ansiedade, depressão, estresse, inabilidade de manter o foco, dificuldades para dormir, equilíbrio na vida pessoal, auto confiança, e a lista segue, e assim o jogo também. Então quando um dos atletas desta renomada psicóloga esportiva precisa superar algum problema ou precisam encontrar o equilíbrio mental, uma das técnicas chaves que ela recorre para mudar os seus comportamentos e pensamentos é a meditação.

Porque você deveria considerar a prática da meditação para fins de desempenho esportivo?

1) Redução de Estresse 

Redução do estresse é de vital importância para uma ótima performance. Correr e competir quando está sobre estresse tem se provado negativamente impactante na performance atlética. Um estudo publicado no Journal of Health Psychology mostra que os resultados da meditação estão associados com níveis reduzidos de estresse e adicionalmente a redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Estar relaxado e centrado aumenta a habilidade de manter-se calmo diante a pressão e também melhora o foco e a concentração. Ao praticar a meditação de maneira consistente, seu corpo aprenderá a relaxar mesmo em situações estressantes, construindo uma auto-confiança e finalmente atingindo uma mentalidade mais positiva.

2) Melhorias nos Padrões de Sono e Aceleração do Tempo de Recuperação 

Dormir é imperativo para todos os seres humanos, especialmente para atletas. Um estudo publicado no Journal of Sleep mostra que os atletas que não conseguem dormir suficientemente irão experimentar um número de efeitos negativos incluindo: ganho de peso, distúrbios de humor, aumento da ansiedade/depressão, inabilidade de manter o foco/concentração, e redução do controle motor.

Meditação consistente ajuda na recuperação

Atletas que praticam a meditação consistentemente podem ajudar o seu corpo a recuperar-se dos treinos, corridas e mesmo lesões de uma maneira mais rápida pois colocam-se em um estado mental relaxado muito propício para o sono, que por sua vez é essencial para a regeneração muscular. Enquanto o treinamento físico é bom para o físico, ele também deposita altos níveis de estresse no nosso corpo, incluindo lesões nas fibras musculares. O tempo de recuperação de muitas lesões no esporte podem ser drasticamente reduzidos através da prática diária da meditação, conforme indicam estes estudos. Adicionalmente, a meditação impulsiona o sistema imunológico, prevenindo doenças que podem prejudicar o seu treinamento e a sua performance.

Pesquisas indicam…

Pesquisadores da University of Wisconsin School of Medicine and Health descobriram que aqueles que praticam meditação tiveram menores índices de infecções respiratórias agudas, assim como uma redução da severidade e duração dos sintomas das gripes comuns. Desta maneira é fácil concluir os benefícios da meditação nos auxiliando na melhora da qualidade e do tempo de sono, incluindo no nosso sistema imunológico. Mas, para experimentarmos estes benefícios, precisamos praticá-la todos os dias por no mínimo 10 minutos.

3) Aumento da Resistência 

Esta pode ser uma das mais populares razões para incluir a meditação na sua rotina de treinos. Ao praticar técnicas de meditação que se utilizam de visualizações, nossa resistência física pode ser sensivelmente aumentada. Atletas que visualizam antecipadamente o atingimento de metas e resultados específicos, combinados com a prática regular de exercícios respiratórios podem colocar o corpo para trabalhar ainda mais duro e por períodos de tempo muito maiores tanto em treinamentos e competições pois desenvolvem uma resiliência e força mental tal, que se colocam em uma mentalidade de campeões antes mesmo de cruzar a linha de chegada. Quer motivação maior que esta para forçar o seu corpo além dos seus limites?

4) Melhora no Senso de Identidade, Auto-Conhecimento do “Eu” e do Corpo. 

A meditação no esporte pode ajudar os atletas a conquistar aqueles “pontos fracos” comuns, e muitas das vezes imperceptíveis, que tendem a fazer com que os desafios encontrados para o desenvolvimento do desempenho pareçam piores do que realmente são. Estes pontos fracos impactam negativamente na performance do atleta, desta maneira a meditação os auxilia no reconhecimento dos pontos onde precisam focar para melhorar de um modo muito consciente e presente. Ao reconhecer estes pontos fracos, você pode trabalhar para melhorar  suas habilidades através do treinamento físico e mental, e copiando os mecanismos e gatilhos identificados para se desenvolver além de suas capacidades. Isto serve para construir sua identidade atlética, auto confiança, auto-conhecimento, e aumentar ainda mais o seu desempenho.

E tem mais!

Ademais, a meditação nos ensina a aumentar a consciência corporal através do desenvolvimento de uma atenção constante a cada músculo do nosso corpo, ao qual poderá lhe ajudar na identificação precisa de uma lesão em desenvolvimento muito antes do seu agravamento. Finalmente, a meditação no esporte pode aumentar substancialmente a conexão entre o seu corpo e a sua mente, permitindo que você descubra a sua zona ótima de desempenho.

A meditação no esporte não é útil apenas para o desempenho, mas pode também ajudar os atletas que sofrem de ansiedade, depressão, e outras doenças mentais. A prática pode ajudá-los através das lesões, assim como a superar desafios nas fases de transição – no retorno ao esporte após uma recuperação ou ao sair do mesmo como por exemplo numa aposentadoria.

A prática da meditação é uma jornada similar a da busca atlética, exige treino e dedicação consistente, porém ela poderá te ajudar oferecendo a oportunidade de entrar naquele percentual pequeno da população que medita regularmente, que fará toda a diferença para fazê-lo um melhor atleta, e, um ser humano mais feliz e pleno.

E então Espartano(a), está esperando o que pra começar a treinar sua mente também?

Material Bônus: Técnica Guiada de Meditação na Corrida

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Master Trainer de Mindfulness da IMTTA e representante do SOMA Awakening Breathworks no Brasil.