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As 8 Fomes – Dicas Simples para o Ato de Comer Consciente

Fome

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A experiência da fome pode ser dividida em oito dimensões, que estão ligadas aos nossos sentidos.

Ao serem identificadas, elas nos levam a escolhas conscientes para suprir as necessidades do organismo. Dessa forma, além de escolhermos com atenção os alimentos, uma boa dica é olharmos para as reações do nosso corpo segundo as oito fomes.

Essa orientação é válida para o momento em que estamos indo fazer a refeição, o que dará consciência de como e quais dessas fomes estão ativas. E com a prática regular da meditação somada a esse conhecimento com certeza isso lhe fará se alimentar de uma forma muito mais consciente.

Veja quais são as 8 fomes:

1-VISUAL: É a aparência do alimento, que causa fome e desejo de comer.

2-OLFATIVA: Vem do aroma dos alimentos e gera a vontade de comê-los.

3-DA BOCA: Consiste no desejo de sentir bons sabores.

4-DOS OUVIDOS: Está associada aos sons da alimentação, como a crocância dos alimentos ou conversas sobre comida.

5-DA MENTE: Está ligada àquilo que achamos que deve ser ingerido, com base na educação e nas informações que recebemos sobre o que devemos ou não comer.

6-DAS CÉLULAS: É a mais sutil de todas as fomes. Há dias em que “precisamos” comer algo doce ou salgado. É a inteligência celular do corpo pedindo aquilo de que ele necessita.

7-DO ESTÔMAGO: O órgão mostra quando ele está com fome e também satisfeito. Trazendo a percepção para o estômago, é fácil entender quando estamos saciados ainda durante a alimentação, evitando que se coma mais que o necessário.

8-DO CORAÇÃO: Essa fome está associada às emoções, à necessidade das chamadas confort- foods. Quando chateados, temos a tendência de desejar alimentos que tragam conforto, e isso está relacionado às nossas memórias afetivas.

Uma vez identificado o seu tipo de fome, você pode escolher alimentos mais saudáveis que tenham características similares ao seu principal tipo de fome, assim você ficará mais saciado e consequentemente menor será o risco de cair na tentação com doces ou outras comidas gordurosas ou industrializadas que fazem mal a nossa saúde!

Quer aprender a gerar mais consciência dos seus pensamentos e sentimentos? Se dedicando a esse  desafio abaixo você consequentemente ficará mais atento às suas escolhas (e isso inclui a sua alimentação)!

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Master Trainer de Mindfulness da IMTTA e representante do SOMA Awakening Breathworks no Brasil.

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