Como Treinar em Grupo Potencializa Resultados

Treinar em grupo é melhor

Quando tomamos a decisão de nos tornarmos Atletas Livres, geralmente assumimos a condição de ser solitários. Ser um Atleta Livre, muitas vezes leva a essa condição naturalmente porque muitos à nossa volta nos acham loucos perdendo nosso tempo com exercícios só pra depois ficar largado num canto como se estivesse em depressão – eles nem imaginam a magia daquele momento.

Afinal, qual é a graça de ficar com o corpo todo suado, exausto, num estado em que mal se consegue respirar e muito menos falar? Quem olha pensa que estamos sofrendo, que estamos em dores excruciantes e até certo ponto é isso mesmo, no pain no gain. Mas então você encontra mais um doente, depois outro, e em pouco tempo descobre que vocês são uma legião e não apenas alguns gatos pingados tentando ser diferentes.

Nesse ponto, você percebe que não está só, percebe que em toda a parte tem sempre alguém passando pelas mesmas dificuldades e lutando pelos mesmos objetivos, então a opinião dos outros não importa mais, especialmente quando o reflexo no espelho e o guarda roupas mostram que os resultados estão aparecendo.

Até que um dia você recebe um convite: “Vem treinar com a gente, temos um grupo no parque”.

Sua primeira reação é se sentir acolhido porque finalmente encontrou quem não só te “incentiva” mas que também faz todos aqueles exercícios e em público!

Em público?

“Valeu, mas deixa eu ficar mais experiente, senão vou passar vergonha, meu corpo não está legal e meu condicionamento ainda não é lá essas coisas, só vou atrapalhar vocês”.

E lá se foi a sua chance de sentir em primeira mão a energia que flui quando se treina em grupo.

Sabe o melhor? Num treino coletivo o que menos importa é seu estado físico ou seu desempenho, o que vale mesmo é a troca de experiências e a energia que rola solta.

Sabe quando você luta com seu corpo para continuar e fica dizendo pra você mesmo que vai conseguir? Imagina mais três, quatro vozes diferentes te incentivando.

Você está a ponto de desistir mas olha para o lado e vê um companheiro lutando para terminar, daí você o incentiva e finaliza o treino junto com ele.

Treinar em grupo é ótimo!

Num grupo podemos aprender com as experiências que podem nos ajudar a evitar certas armadilhas que de outra forma teríamos que sofrer na pele pra aprender, sempre tem aquela dica que facilita a nossa vida e da um novo ânimo para continuar. Os iniciantes podem aprender muito com os mais experientes e “pular” várias etapas de aprendizado num único dia.

No grupo você não é diferente. Agora, os sedentários que ficam cansados só de olhar vocês treinando é que são diferentes, e mais uma coisa, vocês deixam de ser loucos que perdem tempo e passam a ser pessoas fantásticas, dignas de serem admiradas, e quando você olha à sua volta, pode notar vários olhares maravilhados com o que vocês realizam.

E quando termina, chegamos em casa com vontade de treinar mais um pouco, já nos perguntando quando será o próximo coletivo.

E então? Vai ficar aí só olhando as fotos e desejando ter ido? Fique atento para próximo coletivo, programe-se e junte-se aos seus iguais, sinta em primeira mão a força que um grupo tem e em breve vai estar chamando outros para se juntarem a você.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.