Spartan Mind #1 – Os dois causadores de todos os males do mundo

Os dois causadores de todos os males do mundo

Episódio de Podcast sobre Mindset e Filosofia de Vida. Também disponível no Soundcloud!

Qual é a causa do seu sofrimento agora?  Existem apenas duas fontes causadoras de todos os males da humanidade. Estas fontes estão intimamente ligadas a uma condição primitiva da natureza humana, enraizada em nosso genoma…

Texto e Narração por: Gabriel Menezes

Disclaimer: Este podcast é uma iniciativa não comercial. Todos os direitos são reservados aos seus autores.

TEXTO NA ÍNTEGRA:

Existem apenas duas fontes causadoras de todos os males da humanidade.

Estas fontes estão intimamente ligadas a uma condição primitiva da natureza humana, enraizada em nosso genoma…

Como uma carga genética herdada de nossos antepassados levamos conosco estas duas fontes responsáveis por todas as nossas frustrações e temores.

Elas foram as causadoras de infindáveis guerras em toda a história da humanidade, pessoas morreram e mataram carregando-as como suas bandeiras…

Por mais que isso possa soar contraditório, para sermos melhores humanos precisamos nos afastar dessas duas fontes responsáveis por todo o nosso sofrimento, porém, quanto mais nos aproximamos delas mais humanos seremos.

A esta altura você já deve estar se perguntando: “Afinal, quais são essas duas ditas fontes causadores de todo o nosso sofrimento?”

Alguns talvez já estejam traçando em suas cabeças as suas próprias conclusões mas, a verdade é que nem todos têm a consciência do quanto elas podem afetar e já  vêm afetando toda a nossa vida e toda a nossa história a incontáveis civilizações antes de nós.

E estas fontes são: o APEGO e o DESEJO.

A real intenção por trás de toda e qualquer ação humana é para evitar a dor ou obter prazer.

Em verdade todas as decisões que nos aproximam de nossa natureza egoísta e gananciosa são geradas pelo APEGO e pelo DESEJO. Nossa humanidade deriva de nossas ambições motivadas por estas duas fontes. Nossa incansável busca por crescimento e evolução vem dessa ganância, que se torna perigosa ao passo que desejamos e buscamos o avanço tecnológico e econômico em detrimento da vida e da paz.

O APEGO vem dessa nossa visão de que o mundo é imutável e por esse motivo devemos evitar a dor a todo custo, nos apegamos aos nossos bens materiais, a nossa condição de saúde ou financeira, a nossa família e amigos. E quando perdemos algo ficamos sem chão, desolados, alguns revoltados outros perdidos em grande dor e sofrimento pois não temos maturidade o suficiente para entender e aceitar que o mundo muda o tempo todo, afinal os sinais dos tempos estão aí para provar, pois as pessoas envelhecem e morrem, as flores caem das árvores a cada estação para nascer novamente.

O DESEJO vem de nossa vontade de obter prazer ou ter algo que não possuímos, é a fonte de toda a nossa ambição motivada por uma coisa que a neurociência intitula como “adaptação hedonista”, esta adaptação é completa e indivisivelmente inerente a natureza do que é ser um humano, afinal nos adaptamos a qualquer situação e logo nos acostumamos com ela e queremos mais, cada vez mais. Desejamos tanto que esquecemos de ser gratos pelo o que já temos.

A inquietação de nossa alma vem desse desejo imenso de aproveitar cada momento dessa vida curta para deixar nossa marca e conquistar tudo o que queremos, e rápido. Por esse motivo a vida de apenas um homem pode ser o suficiente para deixar uma marca profunda tanto boa quanto ruim por toda a nossa história, a citar como exemplos homens que moveram nações desde Alexandre O Grande ao Furher Adolf Hitler.

O apego nos traz o sofrimento pela perda de algo que já temos,  a perda da riqueza por exemplo em si só não é a causa do sofrimento, mas, sim, o apego ao querer possuí-la sem jamais estar disposto a abrir mão dela. Já o desejo é o causador de todos os conflitos e responsável por nossas frustrações ao não conseguir o que queremos, esta frustração faz com que muitas pessoas sem escrúpulos assumam responsabilidade por conquistar o que desejam a todo custo não importa a quem venham ferir ou prejudicar.

Qual é a causa do seu sofrimento agora?

Todos temos sonhos e devemos lutar por eles, mas também devemos estar preparados para pagar o preço necessário para conquistá-los, mas acima de tudo respeitar a todos sem jamais perder a compaixão, nunca pisando ou passando por cima de alguém, ou de nossos valores para conquistar o que tanto desejamos.

Ao que você tanto se apega?

Está preparado para perdê-lo diante da impermanência do mundo?

Qual é o seu maior desejo?

Você é capaz de fazer qualquer coisa para consegui-lo inclusive passando por cima de seus valores?

Reconheça o quão humano você é se fazendo estas perguntas, afaste-se de sua mediocridade se tornando um ser humano muito melhor e mais feliz do que foi ontem ao tentar reconhecer, aceitar para finalmente se afastar do desejo e do apego.


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.