Seja Apaixonado pelo Processo: O Resultado é Consequência

Apaixone-se pelo processo

Apaixone-se pelo processo

O que você vai ser quando crescer? Aí a gente respondia: Bombeiro,  Policial,  Médico, ou, Quero ser igual meu pai. Bons tempos aqueles né? E você, o que respondia quando te perguntavam isso?

Independente de qual fosse a nossa resposta, uma coisa temos certeza, ela tinha uma pureza e sinceridade imensurável. A gente realmente acreditava que poderia ser um herói, ter super força, voar, ou simplesmente ser como nosso pai. E vivíamos isso, fantasiávamos, encenávamos e todos ficavam nos contemplando com um olhar quase melancólico, sabendo que aquela fantasia não ia durar muito e que logo, logo, teríamos que encarar a dura realidade.

E chegamos na idade adulta…

Enfim, o grande momento chegou, nos tornamos adultos e alguns de nós até conseguiu realizar aquele “sonho” de criança, mas, agora que somos “grandes”, qual é a nossa grandeza? O que nos tornamos? Quem nos tornamos? Ainda, como queremos ser?

Atleta AmadoraA vida nos enlaça com a sua teia e acabamos sendo sufocados diante de tamanha trama, mas ainda assim, não tem como negar, mesmo os que já “realizaram” o sonho de criança buscam alguma coisa.

Em dado momento pensamos na nossa saúde e em como estamos levando a nossa vida, e nesse momento nos damos conta de que talvez queiramos viver a vida de outros. Em que sentido?

Os motivos divergem…

Basta olhar para os motivos que nos levam a praticar esportes. Para os jovens, é questão de energia, para os que já estão na intensa vida adulta, é questão de saúde. Será mesmo? Você já parou para pensar se realmente quer melhorar a sua saúde com a prática de esportes?

A esmagadora maioria das pessoas vive um estado de resignação quando se trata de saúde e esporte. Elas querem melhorar a sua condição física, mas quando se olham no espelho pensam que nunca conseguirão o ideal de físico que vêem por aí. Mas o que não se dão conta é que muitas vezes a boa forma não tem nada a ver com a FORMA, tem a ver com o estilo de vida e que por conseguinte traz mudanças consequentes no corpo.

Pense no seguinte:

O que lhe vem a mente quando você ouve o nome Ayrton Senna? Seu corpo atlético, ou o seu exemplo de atleta regrado, centrado no que fazia, com muita determinação e disciplina?

O que você pensa quando vê atleta paralímpicos com desempenhos de nos deixar boquiabertos? Ouça o Spartancast 10, emocione-se e inspire-se com o relato de Luis Carlos Cardoso – Campeão Mundial de Paracanoagem.

Atleta AmadorTudo isso mostra uma coisa: Essas pessoas tem uma verdade muito forte dentro de si, elas moldaram a sua mente e sua determinação em prol de buscar algo além do bem estar físico, elas eram e são movidas pelo prazer da superação pessoal, eram verdadeiramente apaixonadas pelo processo e não pelos louros da glória, com esta determinação e verdadeiro envolvimento com o processo de lapidação e melhoria constante, o resultado esperado era reduzido a apenas uma consequência inevitável de sua dedicação, e assim se tornaram exemplos a serem seguidos e não modelos a serem copiados.

Então mais uma vez eu pergunto: O que você vai ser agora que já é “grande”? Quer se igual a alguém ou está se inspirando em um exemplo para externar o que você tem de melhor?

Nunca se esqueça disso: Apaixone-se pelo processo

Seus objetivos têm de ser guiados pela sua motivação e não ao contrário. Quando deixamos nossa motivação ser guiada pelos nossos objetivos estéticos e físicos, em geral fracassamos pois a imagem que fizemos de nós mesmos estava distorcida desde o início, e nunca curtimos o processo.

Quando temos motivação, disciplina, estratégia de ação e determinação inabalável, como consequência os nossos objetivos inevitavelmente acontecerão, e vamos longe pois nada pode nos parar. Nossa visão nunca será ofuscada por estilos ou modismos, mas manteremos o foco e ninguém precisará perguntar quem ou o que você será, isso estará evidente pois VOCÊ JÁ É, e não quer ser! Naturalmente aqueles que estão à sua volta se inspirarão em seu exemplo, pois você é integro com suas ações e palavras.

Portanto espartanos, SEJAM, e não queiram ser…

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.