Os Benefícios de se Cozinhar e Comer em Família

Comer em Família

Comer em Família

Cozinhar cria uma conexão entre pais, filhos e os alimentos que serão ingerido. Cozinhar é uma das atividades que mais garantem a aproximação com os alimentos.

Quando uma criança participa do preparo da comida, por exemplo, ela experimenta mais e come com mais vontade. Isso cria uma conexão com aquilo que será consumido durante a refeição

Vivenciar os processos, com começo, meio e fim, é saudável e alimenta todas as nossas fomes, incluindo o conhecimento com relação à comida, como texturas, sabores, aromas e diferenças de preparo.

Cozinhar é uma experiência totalmente saudável. Pode ser um momento para cultivar energias e emoções positivas, como gratidão, reconhecimento, percepção das cores e da diversidade da nossa comida

 

Vivência em Família

A vivência em família, em que cada pessoa é responsável por uma parte do processo e, no fim, todos comem juntos é fundamental.

Essa atividade leva a uma maior conexão entre as pessoas, o que gera felicidade, empatia e respeito nos relacionamentos. As famílias que cozinham e comem juntas são mais conectadas e se sentem unidas.

Vivência em Família

 

Mindful Eating

Contudo, mesmo com escolhas conscientes à mesa, a refeição deve continuar sendo um momento de prazer. Não adianta transformar as refeições em momentos tensos, exigindo das crianças e da família silêncio e atenção, pois isso não funciona.

Devemos praticar o mindful eating de forma espontânea, para, com isso, apreciar a comida e o momento da refeição.

Mindful Eating

 

Participe agora do Desafio de 8 Dias de Mindfulness!

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.