Corpo dos sonhos é ilusão! Entenda o Porquê

Aquele corpo que deseja nunca será seu

Aquele corpo que deseja nunca será seu

Reza a lenda que quando as pessoas olhavam para o Arnold Schwarzenegger e diziam: “Nunca vou querer ser como você”, ele respondia:”Não se preocupe você nunca será”. É claro que o contexto era outro, mas eu digo que o contrário também se aplica  a você, caso queira ser como ele, ou ter o corpo  e desempenho iguais aos de outros atletas.

O ponto é que quase sempre nossas expectativas não condizem com a realidade, eu costumo dizer que a nossa decepção sempre será do tamanho da nossa expectativa, desnecessário dizer que eu raramente me decepciono, e quando acontece, nem me atinge.

No que se refere a obter resultados e alcançar objetivos, em qualquer campo da vida, se nos basearmos em alguém não como uma referência inspiradora mas sim como quem possui algo que queremos para nós (O nome disso é Inveja, pronto falei) via de regra o fim da jornada é a frustração, amargura, tempo perdido e por fim a percepção errônea de que “todo mundo consegue o que quer, só eu não consigo, porque isso acontece?”.

A resposta

A resposta a essa pergunta é muito complexa pois particularmente temos nossas próprias ansiedades, temores, desejos e ambições, e exigiria muitos artigos até discorrermos sobre os vários fatores que levam a essa situação, mas em se tratando de um espartano, ele não precisa de muita explicação, o espartano não vive de bajulação e nem da admiração dos outros, ele é verdadeiro no seu íntimo e por isso sabe onde quer chegar, porque e quando vai chegar lá.

Portanto, o seu corpo é resultado da sua vida de guerreiro, disciplinado e aguerrido, ele não faz o que faz por causa do físico, o belo físico é uma consequência natural, assim como comer de maneira incontrolável também trará um físico, talvez indesejado, consequentemente.

Então espartano, entenda como é o seu corpo, qual a estrutura dele e não fique se frustrando porquê não consegue aquele peitoral, trapézio, pernas ou braços que sempre quis.

Como somos constituídos

Independente de sermos homens ou mulheres, temos 3 biotipos nos quais estamos todos inseridos, podemos ser Ectomorfos, Endomorfos e Mesomorfos.

Isso significa caro amigo que se você for Mesomorfo e estiver se espelhando em um atleta Endomorfo, sinto dizer que nunca conseguirá alcançar o seu objetivo.

aquele corpo nunca será seu

Os Ectomorfos são principalmente pessoas magras, com corpos finos, cintura e quadris estreitos. Perder peso e manter o baixo nível de gordura não é problema, mas ganhar massa muscular também não é tarefa fácil.

Por outro lado, os Endomorfos em geral têm ossos largos,quadris e coxas grandes e rostos redondos. Eles também tem um nível maior de gordura corporal, porém tem mais facilidade de construir tecidos musculares do que os demais, perder peso não é algo fácil para o endomorfo.

Já os Mesomorfos possuem um corpo mais atlético, tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos. E apesar de seu corpo magro, tem facilidade em ganhar massa muscular. Essas pessoas tendem a ter um metabolismo rápido, facilitando a perda de peso.

O corpo que você deve ter…

Agora o outro lado da moeda, se você se espelha em alguém que tenha o seu biotipo, tenha certeza que também nunca será como ela, suas constituições também são diferentes e metabolicamente vocês também são diferentes. A qualidade e quantidade do que vocês comem também difere, aliás, cada biotipo deve ter uma base de alimentação voltada para a sua constituição e trataremos disso em matérias vindouras.

Então, meu amigo, não seja um Frankenstein, seja você mesmo, exercite-se porque o espartano faz isso de ofício, exercite-se porque isso reflete na sua vida, na sua maneira de encarar as dificuldades e faz bem para a sua saúde e para os seus relacionamentos.

Inspire-se e seja inspirador…

Quando você se inspirar em algum atleta, faça isso pela motivação dele, por sua determinação e seu exemplo, e isso é o que realmente importa.

Querer algo a qualquer custo não é ser lutador, mas é não saber gostar do próprio corpo porque você está indo para o tudo ou nada. Quando o espartano sorri para a morte, ele não está lá para o tudo ou nada, ele está lá porque ele é guerreiro e seu ofício o levou até lá, ele sorri para a “morte” porque encara as dificuldades de maneira positiva, e não porque é inconsequente, ser inconsequente não faz de você um vencedor mas sim um derrotado.

Então, seja um verdadeiro espartano, ajude outros a seguirem seus passos e quando olhar para trás não vai conseguir ver de onde veio e nem por quais dificuldades teve de passar porque uma multidão estará à sua volta, um verdadeiro exército de atletas determinados com corpo e mente sãs moldados pelo esporte que seguiram o seu exemplo, que se inspiraram em você e nesse momento você vai perceber o real significado de ser um espartano.

E você espartano, reflita e responda aqui, qual é o seu biotipo? Você já reveu seus objetivos físicos conforme o auto-conhecimento que desenvolveu de seu próprio corpo e as limitações por ele impostas?

Bibliografia: http://us.myprotein.com/home.dept

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.