Exercício de Respiração para Maximizar a sua Qualidade de Vida

Meditação Respiração do Vórtice 1.0

Meditação Respiração do Vórtice 1.0

A Respiração foi a primeira coisa que você fez quando chegou a esse mundo, e será a última quando você deixá-lo, você pode ficar semanas sem comer, dias sem beber água, mas apenas minutos sem respirar.

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje?

A ciência por muito tempo acreditou que a regulação dos nossos sistemas automáticos como o batimento cardíaco, digestão e temperatura corporal estavam fora do nosso “controle consciente”. No entanto, existem hoje referências científicas de que o nosso Sistema Nervoso Autônomo pode ser “influenciado” e isto pode ser alcançado através da própria respiração e exercícios de respiração.

Neste artigo iremos explorar alguns conceitos de “breathworks” (pouco explorado aqui no Brasil mas que podemos traduzir como exercícios respiratórios) que aprendi na minha formação como SOMA Awakening Therapist,  incluindo alguns dados científicos em treinamento hipóxico e como você pode maximizar a sua qualidade de vida com este conhecimento.

Graças a pessoas incríveis que têm ultrapassado os limites do possível como Wim Hofman, existem hoje evidências científicas de que é possível influenciar os nossos sistemas automáticos tais como o nosso sistema imunológico e cardíaco. E a respiração tem se tornado o portal para “hackearmos” os nossos próprios sistemas.

Entretanto, estes conhecimentos são utilizados pelos seres humanos há milhares e milhares de anos.

Práticas respiratórias são importantes para tradições ancestrais como o yoga, tantra e culturas shamanicas. A raiz etimológica da palavra espírito é “spiritus” e na verdade significa respiração ou energia vital, e os rituais originais das religiões  reformadas da atualidade tinham todas em um passado “esquecido” o componente da respiração como uma ferramenta para nos levar mais próximos de Deus. O porquê disso ter sido deixado no passado não sabemos…

A Lenda de Soma

A Lenda de Soma fala de um ritual sagrado que os Rishis indianos da antiguidade praticavam durante a idade de ouro da tradição Védica. Nesta época a população era muito menor e os recursos mais abundantes, logo as pessoas conviviam de uma forma mais pacífica e harmoniosa.

Acredita-se que este ritual lendário envolvia a ingestão de um composto psicodélico conhecida como Soma, cuja a identidade ainda não foi descoberta pelos historiadores. Este ritual era conhecido como uma experiência misteriosa e mística que permitia com que os Rishis se comunicassem com os deuses e assim obter downloads diretos de sabedoria e inspiração divina que ajudavam na evolução da sociedade.

Também acredita-se que este mesmo ritual permitia com o que os Rishis criassem poderes sobre humanos, vencer a morte e levar a imortalidade.

Se isso é verdade ou não, essa lenda soa como uma coisa retirada do conto de fadas, entretanto uma nova ciência emergente está começando a dar suporte a alguns desses feitos aclamadas no nosso passado mais espiritualizado.

A Molécula do Espírito

Estas ditas visões ou downloads místicos inspiraram a criação dos versos “Rig Veda”, uma série de textos muito antigos que formam a origem do yoga, ayurveda, tantra, hinduismo e budismo. Porém, de acordo com a lenda, em um determinado momento os compostos necessários para a produção do Soma acabaram. E isto forçou as pessoas a olharem para dentro delas mesmas e recorrer a respiração para encontrar novos caminhos que as levassem ao mesmo estado de êstase que as permitia acessar esta conexão com o divino.

Antropologicamente o antigo Soma foi descrito como um método de ingestão de uma determinada quantidade de DMT (Dimetiltriptamina) e outros químicos psicoativos que podiam se manter no nosso cérebro por tempo o suficiente para gerar efeitos visionários. Hoje temos ainda vivos nas tradições xamânicas e indígenas rituais parecidos como o Ayahuaska.

A molécula do DMT também pode ser encontrada em poucas quantidades no nosso corpo, e nós produzimos triptaminas como a melatonina e a serotonina naturalmente, e a estrutura química delas é muito similar a dimetiltriptamina. Algumas hipóteses são defendidas pela comunidade científica em relação a liberação tanto da DMT ou uma combinação de triptaminas durante o sono enquanto sonhamos, e instantes antes de morrer, e isso explica a razão de sonhos tão vívidos como alucinações  e experiências próximas da morte quando você consome o DMT em grandes quantidades. E é por isso que esta molécula ficou conhecida como a “molécula do espírito”.

A DMT esta presente também em rituais envolvendo o chá de ayuhasca também conhecido como chá do santo daime.

A Respiração

A boa notícia é que você pode acessar estados alterados de consciência elevada de uma maneira natural e saudável através da sua respiração. Práticas respiratórias são muito importantes nas tradições do yoga, tantra e culturas xamânicas. Uma técnica de respiração ancestral do Pranayama conhecida como Nisshesha Rechaka Kumbhaka (tradução literal: “segurar a sua respiração além da sua zona de conforto por um curto período de tempo”), cria uma estado fisiológico conhecido como hipoxia intermitente que envolve períodos breves de níveis de oxigênio no sangue bem abaixo do normal.

Se adequadamente praticada de acordo com a lenda, este exercício respiratório pode levar a saúde eterna e imortalidade produzindo “Amrita”, o néctar dos deuses. Amrita também é ligada antropoligicamente ao Soma, e os textos antigos sugerem que o Soma também existe no nosso corpo e talvez possa ser um outro nome dado a DMT. Esta é uma hipótese bem aceita entre os historiadores que tem sido confirmada indiretamente pela comunidade científica. Dentro desse raciocínio a Amrita talvez seja também o movimento somático das células-tronco através do corpo.

As células-tronco têm o poder de se transformar em outra célula e são encontradas em números bem maiores quando você estava no útero da sua mãe ainda como um embrião, uma época que você existia em um estado de hipoxia, considerando que os níveis de oxigênio no útero são aproximadamente 10% do nível que encontramos no “mundo externo”.

Células-tronco

Assim que você nasce as células-tronco se escondem em lugares com níveis menores de oxigênio como dentro da medula óssea. Novos tratamentos estão surgindo que incluem a extração de células-tronco do seu corpo, na esperança de que um dia elas possam ser usadas para recriar novos órgãos e esses procedimentos podem custar mais de 20 mil dólares.

No entanto uma nova pesquisa demonstra que o treinamento hipóxico intermitente, onde você cria breves períodos de níveis reduzidos de oxigênio, podem produzir quase que resultados instantâneos ao estimular o movimento das células-tronco pelo corpo movimentando-as para lugares onde elas possam curar e regenerar células saudáveis nos seus órgãos.

Esta forma de terapia tem sido utilizada pelos médicos russos por décadas para tratar uma série de doenças tais como doenças cardíacas, e inclusive diminuir o tempo de recuperação de lesões e em treinamentos atléticos. “Stamina” e resistência também são aumentados através da hipoxia intermitene estimulando a produção de novos tecidos musculares, glóbulos vermelhos e até mesmo artérias.

Usando uma combinação de técnicas de respiração cientificamente fundamentadas, músicas inspiradoras, sons binaurais, tripnaurais e isocrônicos, incluindo meditações guiadas e visualizações criamos um protocolo online de 21 dias do SOMA Awakening Breathworks unindo todas estas técnicas, conhecimentos e métodos em um processo simples de ser seguido.

Uma vez que você entende o vasto conhecimento científico e domina as técnicas você ficará surpreso pelo o que a sua mente e corpo são capazes de fazer! Se você é um iniciante na meditação esse é o melhor caminho para se começar, e, se você já é um praticante de yoga ou meditação os efeitos serão ainda mais fortes.

Referências:

Conheça o Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening:

SOMA

 

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

Poder Ilimitado 8

PODER ILIMITADO 8: A Natureza Moderna de Deus

A maneira como entendemos hoje a natureza de Deus está impulsionando a transformação mais significativa na história da humanidade. ? ⬆ Clique no Botão de “Play” acima para ouvir, ...