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Respiração do Yoga Ajuda a Combater a Depressão, Mostra Estudo!

Respiração do Yoga

Respiração do Yoga

Práticas de respiração consciente demonstram resultados em pacientes que não respondem completamente a antidepressivos.

Uma técnica de meditação baseada na respiração conhecida como Sudarshan Kriya yoga ajuda a aliviar a depressão severa em pessoas que não respondem completamente a tratamentos com antidepressivos, reporta um novo estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry conforme pesquisa conduzida na Escola de Medicina Perelman na Universidade da Pensilvânia (Penn). O estudo reforça a ciência por trás do uso de técnicas e respiração do Pranayama para ajudar na batalha contra a depressão.

Em um estudo piloto controlado e randomizado, liderado por Anup Sharma, MD, PhD, pesquisador de Neuropsiquiatria do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Pensilvânia, pesquisadores encontraram melhoras significativas nos sintomas de depressão e ansiedade em pacientes diagnosticados com transtorno depressivo agudo que participaram da técnica de respiração em comparação aos pacientes medicados que não participaram.

Dois meses de prática

Depois de dois meses, o grupo de ioga diminui a sua pontuação média na Escala de Depressão de Hamilton  em vários pontos, enquanto o grupo de controle não mostrou melhorias. A Escala de Depressão de Hamilton é uma das avaliações de depressão mais utilizadas pelos médicos que avalia o humor, o interesse em atividades, energia, pensamentos suicidas e sentimentos de culpa, entre outros sintomas nos pacientes diagnosticados.

Mais da metade dos 41 milhões de americanos que tomam antidepressivos não respondem totalmente às drogas administradas. As terapias complementares são freqüentemente prescritas para aumentar os efeitos das drogas nesses pacientes, mas essas drogas geralmente oferecem benefícios adicionais limitados e vêm com efeitos colaterais que podem reduzir o uso, prolongando o episódio depressivo. Além disso, os pacientes que não respondem totalmente aos antidepressivos estão especialmente em risco de recaída.

“Com uma parcela tão grande de pacientes que não respondem totalmente aos antidepressivos, é importante encontrarmos novos caminhos que funcionem melhor para cada pessoa para vencer sua depressão”, disse Sharma. “Aqui, temos uma terapia promissora e de baixo custo que poderia servir como uma abordagem eficaz e não medicamentosa para os pacientes que lutam contra essa doença”.

A Técnica

A técnica de meditação, que é praticada em grupo e em casa, inclui uma série de exercícios de respiração sequenciais, com ritmos específicos, que trazem as pessoas para um estado profundo, tranquilo e meditativo: respirações lentas e calmas alternadas com respirações rápidas e estimulantes.

“O Sudarshan Kriya Yoga oferece às pessoas um método ativo para experimentar um estado profundo de meditação que é fácil de aprender e incorporar em diversos ambientes”, disse Sharma.

Em estudos anteriores, a prática demonstrou uma resposta positiva em pacientes com formas mais leves de depressão, como depressão devido à dependência de álcool e em pacientes com transtorno de depressão maior; no entanto, não há estudos clínicos que investiguem seu uso para depressão em ambiente ambulatorial. Estudos anteriores sugerem que o yoga e outras técnicas de respiração controlada podem ajustar o sistema nervoso para reduzir os hormônios do estresse.

Outras pesquisas apontam para esta prática ancestral

No geral, os autores também observam que estudos bem desenhados que avaliam os benefícios da ioga no tratamento da depressão estão faltando, apesar do crescente interesse pela antiga prática indiana. Milhões de americanos participam de alguma forma de yoga todos os anos.

No estudo, os pesquisadores inscreveram 25 pacientes que sofriam de depresão média e que estavam deprimidos, apesar de mais de oito semanas de tratamento com medicação antidepressiva. Os pacientes medicados foram randomizados para o grupo de intervenção respiratória ou o grupo de controle chamado de “lista de espera” por oito semanas (o grupo de lista de espera recebeu a intervenção de ioga após o estudo).

Durante a primeira semana, os participantes completaram um programa de seis sessões, que contou com o Sudarshan Kriya Yoga, além de posturas de yoga, meditação sentada e gerenciamento do estresse. Durante as semanas de dois a oito, os participantes assistiram a sessões de acompanhamento semanais do Sudarshan Kriya yoga e completaram uma versão prática da técnica em casa.

Melhora significativa

Os pacientes do grupo Sudarshan Kriya Yoga mostraram uma melhora significativamente maior nas pontuações da Escala de Hamilton em comparação com os pacientes do grupo da lista de espera. Com uma pontuação média inicial de 22,0 (indicando depressão grave no início do estudo), o grupo que completou a técnica de respiração durante os dois meses completos melhorou as pontuações em 10,27 pontos, em média, comparado ao grupo da lista de espera, que não mostrou melhorias .

Os pacientes do grupo de ioga também mostraram reduções médias significativas nas pontuações totais da depressão de Beck autorreferida (melhora de 15,48 pontos) e dos Inventários de Ansiedade de Beck (melhora de 5,19 pontos), em comparação com o grupo de controle da lista de espera.

Os resultados do estudo piloto sugerem a viabilidade e promessa do Sudarshan Kriya como uma intervenção adicional para pacientes com depressão que não responderam a antidepressivos, escreveram os autores.

“O próximo passo desta pesquisa é conduzir um estudo maior avaliando como esta intervenção afeta a estrutura e a função do cérebro em pacientes que têm depressão grave”, disse Sharma.

Nota: este artigo foi editado quanto ao seu conteúdo por questões de tamanho. Para mais informações, entre em contato com a fonte citada no link abaixo:

University of Pennsylvania School of Medicine press release

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Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Master Trainer de Mindfulness da IMTTA e representante do SOMA Awakening Breathworks no Brasil.