Técnicas de Respiração para Limpar Traumas no Corpo

soma

soma

Aprendendo a curar a nós mesmos com a prática da respiração consciente – um relato pessoal

Haviam 10 de nós em um círculo, cabeças viradas em direção ao centro e um perfurme suave, que não vinha do ambiente, dançando em formas etéreas sobre o meu corpo.

Era a minha primeira vez, eu estava vindo de Jakarta na Indonésia após ter conduzido um Workshop de Liderança para uma empresa farmacêutica. Decidi esticar a viagem e passar alguns dias em Bali, para entrar em contato com a atmosfera local, e quem sabe participar de alguma turma de yoga ou meditação por lá, já que esta é uma região conhecida pela sua energia e espiritualidade.

Pegando informações no hotel fiquei sabendo que haveria uma sessão de SOMA Awakening Breathworks em um Spa que ficava numa região turística bastante agitada chamada Ubud. Eu ainda não conhecia a ferramenta, só sabia que usava a respiração consciente como o principal foco das meditações, então decidi me permitir e acabei caindo de paraquedas sem saber o que me aguardava…

Ao chegar no local da imersão conheci o instrutor, muito simpático e receptivo, ele era um britânico de família tradicional indiana. Seu nome, Niraj Naik, ao que eu vim saber só depois que ele era na verdade o fundador do SOMA e estava de férias na Ilha de Bali, que a convite do Spa onde ele estava hospedado decidiu fazer um workshop.

A sessão começou, algumas explicações breves e então fomos direto para a prática. Eu fechei os meus olhos gentilmente, e segui os direcionamentos como em uma das meditações guiada que uso em meus cursos e Workshops de Mindfulness.

Guiado por uma presença, uma voz que parecia naquele momento onisciente, eu exalei para fora do meu corpo todas as coisas e traumas que não me atrevo a falar, em um furacão visceral na base do meu ser, elevando a energia represada na forma de emoções negativas de sobrevivência para a criação de emoções de extâse e conexão no topo da minha cabeça.

Os ecos da minha barriga, as cavidades e as moléculas do meu espaço sacro na base da minha coluna ficaram inundadas de sentimentos. Eu senti profundamente todas as palavras não ditas e as melhores experiências perdidas na minha vida que sobraram com o fluxo de inspiração, expiração através do meu diafragma e do meu coração.

Movendo a massa em harmonia com a respiração. Uma dança entre o medo e a rendição, um simples ato assumindo toda a ação e me deixando com um formigamento,  de liberação, deixando ir embora todos os traumas, choques e tensões da minha infância, que eu nem se quer lembrava que tive e que muito menos sabia estarem ainda armazenados no meu ser.

soma 1

O Poder de Respirar Conscientemente

Inspire, barriga. Inspire, coração. Expire, respire. Ligando emoções antigas com intenção física, como cirurgia gentil em todas as feridas profundas que eu deixei abertas. Esse espaço no abdomen inferior, energeticamente, é o porto para os nossos pensamentos inseguros e velhos traumas que nadam em círculos, às vezes por décadas sem nem se quer termos a ideia de quão grande é o impacto negativo deles em nossas ações e comportamentos. Em uma cacofonia familiar, tudo aquilo que resistimos persiste e surge como um rompante negativo e descontrolado quando falamos a respeito deles.

SOMA é onde a magia acontece – conjurando em nosso interior estados elevados de ser e liberação profunda de todas as amarras. A necessária expansão da nossa consciência aquela que tanto desejamos quando percebemos que não estamos sozinhos.

A respiração ritmada e consciente é a permissão da nossa própria essência divinina para que a nossa força vital volte a fluir de uma maneira muito mais consciente – onde sem saber disso, talvez, apenas permitimos que a magia simplesmente nos carregue. Muito parecido com o coração batendo, sem esforço, o enchimento dos pulmões transpira e desperta tudo por conta própria.

Diariamente, momento a momento, o corpo está respirando. Não precisamos fazer nada, mas com o uso consciente da respiração, somos capazes de fazer coisas inimagináveis. De um modo alquímico, podemos transformar nossas emoções negativas na energia da respiração, fluindo com a respiração, liberando-se de traumas, dores e doenças com a respiração.

Na exalação consciente, a vontade de se sentar todos os dias em meditação para elevar a nossa energia, nos torna capazes de liberar todos os pesos que nos impedem de decolar e levar a vida que tanto sonhamos de um maneira muito mais significativa e conectada com o nosso propósito. Nos seguramos a estes pesos com tanta força que não tínhamos ideia de quão pesados ​​estávamos, até que nos percebemos flutuando durante as meditações do SOMA onde percebemos o quão leves e ilimitados podemos ser.

soma bali

Aprendendo a Curar a nós mesmos

Naquela minha primeira ocasião totalmente dedicada a respiraração, em um salão do Spa, com o sábio Niraj e muitas lágrimas, encontrei uma liberdade que podia sentir. Eu vibrei. Eu perdi a certeza sobre onde o meu corpo terminava e o Universo começava. Meus limites desapareceram para que eu pudesse ver verdadeiramente as bordas do meu corpo como nada mais do que um esboço desenhado em giz cósmico.

O que eu carrego também é carregado por você. O que você carrega, eu também carrego.

Nove outros corações batendo e diafragmas respirando, exalando as suas velhas histórias para serem alimentadas com o éter – a entrega perfeita, aquela lição eterna, apenas deixando tudo ir embora. Em meio a proclamações de poder pessoal, tristezas uivantes, gritos de guerra e sabedoria silenciosa – a expressão coletiva era simplesmente que essa escavação deveria acontecer.

O grande e profundo mergulho em nosso vasto e infinito universo interno, para simplesmente perceber que todas as ferramentas as quais mais precisamos já estão dentro de nós em um ato de verdade. Existe um poder monumental em uma função que muitas vezes tomamos como garantida. Existe a disciplina focalizada de levar o trabalho respiratório como uma prática diária, e então há a inexplicável e tremenda qualidade da inspiração consciente e expiração aberta que incorpora tudo o que realmente precisamos para começar a nos curar. Isso é importante.

As respostas não estão além, mas sim dentro de nós. E nossas emoções negativas são diferentes, mas não são separadas umas das outras.

trauma

Respiração para limpar a energia do trauma no corpo

Crie um santuário seguro para você meditar, primeiro limpando qualquer espaço que você usará, acendendo incensos ou usando óleos essenciais, colocando música leve, e coletando cobertores e travesseiros para o seu conforto.

Deitado confortavelmente no chão ou na cama, apoiado e quente, relaxe em seu corpo.

Comece com a respiração natural, momento em que você pode sentir onde suas mãos querem estar – talvez perto de seu corpo com as palmas voltadas para cima, talvez uma das mãos em sua barriga e outra em seu coração.

Comece inspirando profundamente em sua barriga e, em seguida, uma inspiração secundária profunda através de seu coração. Isso deve parecer que você está inundando essas áreas com oxigênio. Traga sua consciência para quaisquer pensamentos ou sentimentos que surgirem, anotando-os, convidando-os a fluir livremente e deixando-os ir embora.

Exale pela boca, trazendo a sua consciência para confiar no amor e na orientação.

5 lições de ouro

Respirar. Relaxar. Sentir.

Movendo-se assim – barriga, coração, boca – repita por até 30 minutos de respiração ativa, no máximo, seguidos por 15 minutos de respiração regular e relaxada.

Esteja atento para parar se você realmente se sentir desconfortável, desacelerar quando necessário e entrar em sintonia com seu corpo. Permita-se chorar. Grite se necessário. Vocalizar no entanto, você PRECISA e DEVE fazer. Se mensagens – frases, afirmações, mantras ou visões – aparecerem para você, repita-as silenciosamente em voz alta, conforme lhe parecer mais apropriado.

Quando você sentir que terminou, fique em uma posição deitado em repouso e volte à respiração natural. Você pode sentir formigamentos no corpo, aperto nas mãos ou uma sensação de exaustão física leve. Estes são todos temporários e são sinais de que você realmente mudou algumas coisas.

Depois disso, você pode ter uma sensibilidade maior, por isso é melhor evitar substâncias como álcool e drogas, ruído alto e luz forte. Trate-se com grande reverência para manter a energia fluindo e preste atenção ao que aparece em seus sonhos depois dessa prática!

Para facilitar esse processo de maneira gentil, gradual e muito impactante, eu criei um método totalmente online de meditações com respirações do SOMA e tons tripnaurais chamado Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening.

Conheça o Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening:

SOMA

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.