Os 7 Milagres do Mindfulness para a sua VIDA

Você por acaso já pensou sobre o quão incrível o mindfulness pode tornar a sua vida?

Eu já venho falando sobre mindfulness por pelo menos 3 anos… mas a ciência finalmente está conseguindo entender o que professores espirituais já compartilhavam há milênios.  Seguem abaixo alguns pontos de destaque:

  1. Alcance os seus objetivos mais rápido

    Quase todas as pessoas super bem sucedidas praticam Mindfulness. Você não pode simplesmente ignorar a regra de 10.000 horas para dominar alguma coisa, mas você pode sim acelerar o processo através da integração do seu cérebro.  Conexões mais rápidas e eficientes entre as diversas partes do seu cérebro aceleram o processo de aprendizado, aumentam a atenção, facilitam a resolução de problemas, e te faz pensar mais criativamente. Sim! Isto é o processamento de pensamentos de um gênio.  O Mindfulness promove mudanças signicativas na atividade do cérebro, e estas mudanças aumentam o funcionamento do cérebro, de acordo com um estudo conduzido na Escola de Medicina de Harvard.

  2. Seja mais feliz

    Quem não quer ser mais feliz? Todo mundo! Um estudo da Faculdade Johns Hopkins descobriu que a meditação mindfulness diminui os sintomas da depressão de 10 a 20% (aproximadamente o mesmo que os medicamento para depressão). Pensamentos são apenas coisas que vêm e vão e são captados pela sua consciência, e você não precisa se identificar com eles, nem muito menos dar a sua atenção a eles. Quando você está mais plenamente atento, você apenas deixa estes pensamentos estressantes irem embora sem se agarrar ou apegar a eles, e isso inclui os pensamentos negativos a respeito de você mesmo, levando automaticamente a sua atenção para as coisas que te fazem bem.

  3. Durma melhor

    As ruminações e preocupações na cama as 2 da madrugada não resolvem nada a não ser te deixar miseravelmente grogue, sonolento e consumindo doses excessivas de café no dia seguinte. A meditação mindfulness aumenta a produção de melatonina no seu corpo, reduz a resposta ao estresse dos seus pensamentos, e promove um sono REM mais profundo e relaxante. E sim, a ciência suporta estes fatos com um estudo sobre meditação para o combate da insônia que demonstrou uma redução dramática na insônia entre pessoas que a praticavam a meditação mindfulness… mesmo depois de 6 meses após o estudo!

  4. Perca peso

    Você sabia que 90% das pessoas que têm problemas com o excesso de peso, na verdade são comedores emocionais?  Comer quando está estressado, entediado, chateado ou ansioso pode resultar num ganho de peso que é quase impossível de ser perdido a menos que você coloque suas emoções sob controle. Mindfulness te ajuda exatamente nisso. Os efeitos da meditação no controle da alimentação e redução do estresse foram estudado na Universidade de San Francisco. Os participantes não receberam uma dieta, mas foram ensinados a comer de maneira mais “mindfull” e a meditar por 30 minutos todos os dias. O grupo de controle ganhou peso… mas o grupo focal perdeu peso, principalmente no abdômen (uma área de “ganho de peso por estresse” clássica do corpo).

  5. Diminua dores crônicas

    Mindfulness ajuda a direcionar a sua atenção para o que você quer, e tirar a sua atenção das coisas que você não quer (uma vez que você só pode pensar em uma coisa por vez). Esta prática na verdade diminui a percepção e intensidade de dores crônicas, de acordo com um estudo publicado no Jornal de Neurociência. Se você possui algum tipo de dor crônica que nenhum remédio dá jeito, ao começar a meditar você logo verá esse fenômeno em ação e se livrar dos analgésicos.

  6. Relaxe a mente de macaco

    Se preocupar pelas coisas que podem sair errado é um exercício diário da mente criativa, e isso é tão difícil de domar quanto um bando de macacos selvagens. Mas se você aprender a focar no aqui e agora, você não será mas consumido pelas preocupações do amanhã. De fato, você pode priorizar o que merece ganhar a sua atenção. Por mais de 30 anos, pesquisadores da Universidade de Havard têm focado seus estudos nos efeitos da meditação mindfulness no estresse, e provaram que o mindfulness reduz a resposta ao modo de luta ou fuga aos nosso pensamentos, assim como aos pequenos eventos irritantes do dia a dia que nos ameaçam para tornar os nossos dias miseráveis. Imagine o quão feliz e pacífico você seria se você desse a estas irritações e preocupações nada mais que uma levantada de sombrancelha de desaprovação e um breve momento de atenção … (por que amanhã, isso provavelmente não importará mais).

  7. Ame melhor

    Toda relação interpessoal, desde o seu par até a sua vizinhança e a caixa de supermercado, pode ser melhorada com a meditação mindfulness. Se você está cansado de reagir automaticamente com a adrenalina que éalimentada pelas suas emoções toda vez que o seu parceiro ou alguém faz algo que te irrita ou te magoa, você pode treinar a si mesmo a simplesmente parar de reagir. Você pode pausar. Considerar o ponto de vista deles. E mesmo assim vê-los com olhos empáticos e amorosos. E finalmente escolher uma melhor resposta sem se apegar a estas reações emocionais. Mindfulness te dá o super poder do auto controle então você não precisa mais reagir emocionalmente para todas as coisas estúpidas que as pessoas fazem.

Então… você provavelmente deve estar pensando… mindfulness é difícil de aprender?

Sim, se você não fizer isso por você mesmo, mindfulness pode levar décadas de prática diária.  Mas se você se permitir a ter de 5 a 10 minutos de meditação todos os dias esta habilidade se tornará cada vez mais natural e sem esforço e você se tornará mais mentalmente relaxado, mantendo a sua atenção firmemente no aqui e agora.

No começo a meditação sem orientação pode ser um grande desafio, por isso eu sempre recomendo a todos começarem pelas meditações guiadas, elas me ajudaram muito a inserir o hábito da meditação no meu dia a dia! Então para te ajudar nos primeiros passos segue abaixo um Áudio de Meditação Guiada totalmente grátis!

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do SpartanCast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado da International Meditation Teachers Trainers Association e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association.

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