As Motivações Erradas Fazem de Você Um Idiota

Motivações Erradas para o Projeto Verão

Dependendo da região em que você mora, o verão está no fim. Mas se você morar num lugar onde é verão o ano inteiro (ô delícia!) de qualquer forma o período de férias acabou, as festas acabaram e lá se foi mais um projeto verão, certo?

Bem, se você é daqueles que faz dieta e que treina quando está perto do verão para “entrar em forma”, me arrisco a dizer que de novo, o verão passou e aquele corpo ficou só no seu imaginário e você mais uma vez vai voltar para a sua rotina diária se prometendo começar a dieta na segunda-feira e entrar na academia mês que vem e quando perceber já vai ser Setembro ou Outubro e as revistas, faixas, banners e postagens nas mídias sociais vão te lembrar que é hora de “se preparar para o verão” e lá vai você mais uma vez para uma tentativa fracassada.

Fracassei novamente, e agora?

Mas porque isso acontece? Você é um caso perdido, indisciplinado? Seu “metabolismo é muito diferente” e você tem dificuldade para perder peso, mas engorda com facilidade? Não tem “tempo e nem paciência” para ficar dentro de uma academia?

Para essas e outras perguntas do tipo, as respostas da maioria das pessoas que nunca conseguem aquela forma física para o verão, será sim. E isso explica tudo. É mais fácil se desculpar do que assumir o controle. Quando você vê todos aqueles artistas mostrando seus corpos esculturais e falando das dietas e rotinas de meditação e massagem, você se empolga novamente e realmente acredita que aquilo é o caminho para o corpo que sempre quis.

E esse é exatamente o problema…

A motivação errada só pode levar ao fracasso. Imagine que você inicie uma caminhada e não tenha destino certo, o que te impede de parar? Ou melhor, porque você iria prosseguir? Se você não souber onde quer chegar e porque quer ir até lá, a sua caminhada termina antes mesmo de começar.

Seu corpo não deve ser o principal objeto de sua motivação

Você acha mesmo que praticamos esportes e nos dedicamos apenas por causa do verão? Para ter o que mostrar nos dias de calor? Bom, se você pensa assim, aí está o motivo de você não conseguir. Esse é um objetivo fútil que não te mantém motivado para terminar o que começou. Quando nos tornamos atletas amadores, fazemos isso por motivos muito acima do aspecto físico.

Motivação errada x Motivação certa

Você já se imaginou tendo uma alimentação saudável, que vai refletir 100% na sua qualidade de vida e saúde? Já pensou na possibilidade de ter um fortalecimento do seu sistema imunológico, e melhora do sistema endócrino, circulatório, digestivo e respiratório? E se juntamente com isso você ainda tivesse excelentes noites de sono que iriam refletir em todo o seu dia, no seu relacionamento com as pessoas e na forma como encara os desafios que aparecem? E mais, imagine-se com disposição e vitalidade. Chega daquelas dores intermináveis só porque você teve que se agachar por alguns instantes, e que dizer daquele cansaço depois de subir uns poucos lances de escadas? E chegou o grande dia, tem aquele casamento ou aquela festa e você vai às compras. Essa vai especialmente para as mulheres: Você sabe como é a sensação de não ter que se preocupar pra entrar naquele modelo que você acha lindo?

Agora sejamos honestos: Dietas de fome, dietas de líquidos e uns 2 meses de academia, vão mesmo resolver tudo o que foi feito de errado em 10?

Mas e se ao contrário disso você se empenhasse desde já para cuidar da sua saúde, da sua mente e também do seu corpo?

Bom, aí está a questão.

Esqueça a temporada, seu corpo não é um produto

Você quer mesmo repetir tudo que passou nos anos anteriores? É claro que não quer! Mas seu foco está mal direcionado. Pare de olhar esses “exemplos” da TV e da mídia, eles só servem a um propósito ruim: banalizar a boa forma reduzindo-a a uma questão sensual e sexual e juntamente com isso, promover quem está aparecendo lá

Olhe para o seu bem estar. Pratique esportes única e exclusivamente porque você será beneficiado a longo prazo, seus hábitos serão melhores, você será uma pessoa melhor. O verão, bem, ele virá novamente e estar pronto para ele é apenas uma consequência de uma rotina saudável e não um objetivo.

Um espartano é guerreiro o tempo todo, ele não é um agricultor ou ferreiro em tempos de paz e que na hora da guerra pega uma espada e sai para enfrentar o inimigo. Não! Um espartano é guerreiro de profissão. Junte-se a nós, torne-se um espartano, pronto para a batalha a qualquer momento, sua vida será melhor, você será exemplo para outros e quando perceber terá um exército de espartanos junto contigo. 

THIS IS SPARTA!

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.