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Um Exercício de Respiração para a Cura Completa do Corpo

Respiração Cura

Respiração Cura

“Uma Respiração para a Todos Dominar”…

Hoje vou mostrar exatamente como fazer o único exercício de respiração necessário para curar todo o corpo e prolongar a vida. Ele aciona o sistema de cura inato do seu corpo para curar qualquer doença ou condição pré-existente que você possui e para prevenir doenças e enfermidades.

Quando eu fui para Bali fazer a formação de instrutores do SOMA Breath, encontrar uma ferramenta de meditação que elevava a alma, acalmava a mente e ao mesmo tempo promovia a cura do corpo era o meu principal objetivo. Aprendi e desenvolvi uma sequência de exercícios respiratórios, com base nas técnicas de Pranayama, que possui evidências científicas para apoiar os benefícios de saúde que vêm com a prática regular.

Nossos corpos são sistemas super inteligentes projetados para curar. Quando aprendemos a aproveitar o poder da respiração usando as técnicas de Respiração terapêuticas do SOMA Awakening, incentivamos as funções naturais de cura, equilíbrio e restauração do nosso corpo.

Essas técnicas são acessíveis a todos e não têm efeitos colaterais negativos, desde que praticados com segurança.

No Pranayama, o exercício de respiração que vou lhe mostrar é chamado Nisshesha Rechaka Kumbhaka.

Este exercício de respiração combina a respiração rítmica com uma expiração prolongada. A respiração rítmica é necessária para realizar a expiração prolongada. A expiração prolongada reduz os níveis de oxigênio no sangue, criando episódios breves de hipóxia intermitente.

Quais são os benefícios?

  • SAÚDE CARDÍACA: Melhora a circulação devido à vasodilatação e crescimento de novos vasos sanguíneos.
  • SAÚDE CEREBRAL: O fluxo sanguíneo é melhorado para órgãos que consomem muito oxigênio como o cérebro. Isso pode até levar à ativação de partes adormecidas do cérebro, melhorando a função cognitiva e a memória.
  • ANTI-ENVELHECIMENTO/LONGEVIDADE: Pode ativar as células-tronco em circulação para regenerar as células do seu corpo (Carreras et al., 2009; Gharib et al., 2010; Serebrovskaya et al., 2011; Shree & Bhonde, 2016).
  • RESISTÊNCIA: Melhora o condicionamento e resistência física à medida que produz mais glóbulos vermelhos, novos vasos sanguíneos e aumenta do fluxo sanguíneo para seus órgãos.
  • CURA RÁPIDA DIRECIONADA: Combinado com exercícios de visualização adicionais, você pode invocar uma resposta de cura em seu corpo para redução do tempo de cura e regeneração. Isso também é muito útil se você tiver um corte ou queimadura na pele.

Além disso, essa técnica de respiração também pode ser eficaz na prevenção de distúrbios metabólicos (Saoji et al., 2018). Vários benefícios para a saúde de Nisshesha Rechaka Kumbhaka são discutidos pelo Dr. Prakash Malshe (Malshe, 2011). O Dr. Malshe foi o mentor do Niraj Naik (fundador do SOMA) e é o autor do livro “A Medical Understanding of Yoga”.

Como fazer o Exercício de Respiração:

1) Faça esta técnica de manhã com o estômago vazio. Sente-se confortavelmente com as costas retas na posição vertical, feche os olhos.

cura

2) Inspire totalmente pelo nariz, enchendo completamente os pulmões de ar. Para respirar fundo, imagine que você está respirando como se o seu nariz estivesse lá na barriga. Ao inspirar, seu abdômen deve se elevar primeiro e depois seu peito.

Respiração Profunda

3) Depois de inspirar completamente, expirar deve ser tão simples quanto liberar toda a tensão e deixar o ar sair sem esforço. Deixe a pressão natural esvaziar seus pulmões.

4) Ao expirar completamente, inspire profundamente novamente, sem força. Crie um padrão de respiração rítmica contínua e conectada.

5) Faça 20 a 30 repetições até sentir formigamento ou tontura. Você verá seu nível de SpO₂ subir até 99% ou até 100%, sinalizando que está totalmente saturado com oxigênio.

exercício respiratório

6) Após a expiração final, prenda a respiração com absolutamente nenhum ar nos pulmões pelo maior tempo possível. Ao emitir um som sibilante, você pode remover completamente todo o ar dos pulmões. Pode parecer um pouco desconfortável no começo, mas você vai se acostumar com isso conforme a pratica.

retenção respiração

7) Prenda a respiração sem nenhum ar nos pulmões pelo maior tempo possível.

8) Cerca de 60 a 90 segundos após prender a respiração, você notará que a saturação do sangue começa a cair rapidamente. Vá gradualmente e lentamente no início até conseguir prender a respiração confortavelmente e ver seus níveis de SpO₂ cair abaixo de 90%. Isso geralmente é suficiente para desencadear a resposta positiva ao estresse no corpo. Cerca de 85% ou menos é quando você está em estado hipóxico e a circulação de células-tronco é acionada.
oxímetro de pulso

9) Quando não conseguir mais prender a respiração, inspire e expire rapidamente e repita, emitindo um som sibilante para remover todo o ar dos pulmões. Isso reduzirá ainda mais seus níveis de oxigênio. Você pode repetir isso algumas vezes, desde que se sinta confortável.

cura

Faça pelo menos 2 rodadas do exercício de respiração completa acima a cada manhã com o estômago vazio.

Durante a fase de retenção da respiração, você entrará em um estado meditativo profundamente relaxado. Use esse tempo para visualizar as células-tronco se movendo pelo corpo e indo para as áreas em que você deseja que as novas células sejam geradas ou que ocorram regenerações.

Com a prática regular deste exercício de respiração para cura e longevidade, podemos realmente começar a acessar todo o nosso potencial e criar uma profunda autocura para nós mesmos. Para isso criamos uma imersão online, um Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening!

 

Conheça o Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening:

SOMA

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Master Trainer de Mindfulness da IMTTA e representante do SOMA Awakening Breathworks no Brasil.