Treinamento Hipóxico Intermitente para Melhorar o Condicionamento Físico e a Resistência a Doenças

THI - Treinamento Hipóxico Intermitente

THI - Treinamento Hipóxico Intermitente

Este artigo é sobre os benefícios do treinamento hipóxico intermitente para melhorar o condicionamento físico, a resistência e o tratamento de uma variedade de doenças.

Neste artigo você aprenderá:

  1. O que é o treinamento hipóxico intermitente.
  2. Quais são os benefícios do treinamento hipóxico intermitente.
  3. Qual é a ciência atual que suporta o treinamento hipóxico intermitente.
  4. Qual é a maneira mais segura e melhor de se fazer um treinamento hipóxico intermitente?

O que é Treinamento Hipóxico Intermitente?

O Treinamento Hipóxico Intermitente foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1930 pela União Soviética. É um método para melhorar o desempenho humano por meio de adaptação à redução de oxigênio por breves períodos de tempo.

Muito parecido com o mecanismo por trás dos benefícios do jejum intermitente, a resposta positiva ao estresse desencadeada leva a uma melhor saúde e bem-estar.

A hipóxia intermitente produzida por treinamento hipóxico intermitente é definida como episódios repetidos de hipóxia (baixo nível de oxigênio) com períodos intermediários de normóxia (respiração normal).

Uma sessão de THI consiste em um intervalo de vários minutos respirando ar hipóxico (baixo oxigênio), alternado com intervalos respirando ar ambiente (normóxico) ou hiperóxico (alto nível de oxigênio). Este procedimento é repetido durante uma sessão de 45 a 90 minutos por dia, com um processo completo de tratamento que leva de três a quatro semanas.

A prática padrão é que o paciente permaneça parado enquanto respira ar hipóxico através de uma máscara de oxigênio. A terapia é administrada usando um “hipoxxator” durante o dia, permitindo que a dosagem seja monitorada. Monitoramentos biológicos como batimentos cardíacos e SpO2 (nível de oxigênio no sangue) pode ser entregue via aparelho de biofeedback com um oxímetro de dedo.

As durações reais usadas em diferentes estudos experimentais variam amplamente, com períodos de hipoxia variando de 3 a 90 min.

Benefícios do Treinamento Hipóxico Intermitente

Treinamento hipóxico intermitente tem sido usado para melhorar o desempenho nos esportes. Os protocolos de Treinamento Hipóxico Intermitente (THI) que administram diferentes doses de hipóxia também têm sido usados ​​em várias condições de saúde.

Nos anos 1970, cientistas russos buscando a melhora do desempenho atlético de atletas produziram numerosos estudos identificando os muitos benefícios do treinamento hipóxico intermitente.

Alguns desses benefícios para a saúde incluem:

  • Maior condicionamento e resistência.
  • Redução da pressão arterial.
  • Formação de “desvios cardíacos” naturais chamados colaterais coronários essenciais para a saúde cardíaca e o aumento do VO2 (capacidade cardio respiratória).
  • Melhor fluxo sanguíneo para músculos e tecidos.
  • Aumento da eficiência das mitocôndrias, gerando menor risco de estresse oxidativo, doenças degenerativas e envelhecimento das células.
  • Aumento dos níveis de hormônio de crescimento.
  • Alívio da asma, artrites, diabetes, distúrbios do sono e outras doenças crônicas.
  • Ativação de células-tronco levando a menor inflamação, reparo celular, crescimento e até neurogênese.
  • Os benefícios do treinamento hipóxico intermitente são mostrados quando a saturação sanguínea de oxigênio cai abaixo de 90% por 1-3 minutos. Até mesmo uma exposição muito breve à hipóxia por apenas 15 a 30 segundos tem sido o bastante para proporcionar certos benefícios conforme indicado em alguns estudos.

Métodos de Treinamento Hipóxico Intermitente

Nos últimos 50 anos, os cientistas estudaram os efeitos da hipoxia e tentaram vários métodos para induzi-la. Agora ele é uma modalidade de cura terapêutica bem conhecida, chamada de “Terapia Hipóxica Intermitente”.

Segue abaixo alguns dos métodos disponíveis atualmente para o THI:

  • Câmaras hipobáricas
  • Subida rápida a altas altitudes por curtos períodos de tempo.
  • Misturas de gases hipóxicos normobáricos. Usando “Hypoxicators” comercialmente disponíveis, existem instrumentos que fornecem uma mistura de gases hipóxicos contendo apenas 10% de oxigênio. Essa mistura é chamada de “HGM-10”.
  • Terapia de Hipóxia Intermitente
  • Nisshesha Rechaka Kumbhaka Pranayama – Esta é uma técnica de respiração do pranayama, o antigo sistema indiano de respiração que envolve prender a respiração depois de expirar todo o ar de seus pulmões.
  • Protocolos de Respiração Soma Awakening – Kumbhaka Pranayama se não for feito corretamente pode ser difícil e não muito agradável e por isso você deve sempre ser treinado por um instrutor qualificado. O Soma Awakening é um protocolo concebido para lhe dar a dose correta de treino hipóxico intermitente ao longo de um protocolo de 21 dias, utilizando um método seguro, eficaz, dinâmico e divertido, que combina os benefícios da meditação e da música terapêutica com a respiração. Nele você aprende exatamente o caminho certo para produzir hipóxia intermitente usando a respiração, o que economiza muito dinheiro se você buscar isso em máquinas e outros dispositivos caros.

 

Nisshesha Rechaka Kumbhaka Pranayama

Os antigos iogues devem ter percebido instintivamente os benefícios da hipóxia intermitente à medida que desenvolviam um método seguro e natural de treinamento hipóxico intermitente que é tão simples quanto prender a respiração …

Nisshesha Rechaka é uma técnica respiratória do pranayama que envolve prender a respiração depois de expirar todo o ar dos pulmões para produzir uma queda nos níveis de oxigênio no sangue. A hipóxia intermitente começa a acontecer por volta de 1 minuto a 1 minuto e meio prendendo a respiração. Um praticante experiente pode manter um estado de hipoxia durante pelo menos 2-3 minutos imitando os efeitos produzidos por câmaras hipóxicas e hipoxxators.

O Dr. P Malshe, do Centro Antar Prakash para Yoga, testou diferentes variedades de Pranayama por sua eficiência na produção de hipóxia usando um oxímetro de pulso.

Eles gravaram o SpO2 durante diferentes técnicas de respiração.

Eles descobriram que uma sequência particular “Bhastrika seguida por Nisshesha Rechaka” é muito mais eficiente na produção de hipóxia que os equipamentos caríssimos. Isso é simplesmente “hiperventilação seguida de retenção do ar para fora dos pulmões”.

A explicação fisiológica é a seguinte: a hiperventilação reduz o dióxido de carbono que, em determinadas concentrações, sinaliza ao cérebro para respirar. Uma vez feito isso, a retenção respiratória pode ser mantida por mais tempo.

É a técnica pranayama que cria a hipoxia mais rápida e a respiração segura chamada Kumbhaka em pranayama é uma das técnicas mais reverenciadas para controlar a energia em seu corpo.

Os verdadeiros iogues falam da importância de diminuir a velocidade da respiração para experimentar uma ótima saúde e clareza mental.

Um Yogi mede o período de sua vida não pelo número de anos, mas pelo número de suas respirações …

Quando a respiração é exalada, isto se chama Rechaka, o primeiro tipo de Pranayama. Quando a respiração é inspirada, é a segunda, denominada Puraka. Quando está suspenso, é o terceiro tipo, chamado Kumbhaka. Kumbhaka é a retenção da respiração. Kumbhaka aumenta o período da vida. ~ Sri Swami Sivananda

Respiração SOMA

O Soma Awakening é inspirado na mais reverenciada técnica de pranayama chamada Nishessha Rechaka Kumbhaka e no antigo ritual de Soma que tem mais de 50.000 referências a ele no texto antigo, o Rig Veda, que é a base do hinduísmo moderno e da filosofia védica que o yoga original trás.

Usando uma combinação de técnicas cientificamente comprovadas de respiração, música rítmica e eufórica, meditação guiada e visualizações, Niraj Naik desenvolveu um processo notável para alcançar estados elevados de consciência, felicidade e extâse total. Foi até descrito como um “orgasmo psicodélico em DMT” por um xamã moderno.

Através de uma variação mais terapêutica desse mesmo processo, as camadas de suas máscaras se desprendem e revelam sua verdadeira natureza. Isso é semelhante ao modo como os primeiros pioneiros da terapia psicodélica, como Timothy Leary usou o LSD para tratar vários problemas que as formas convencionais de terapia não podiam tocar.

Você se conecta profundamente com quem você realmente é. Através desta consciência vem o caminho para a verdade.

Através da verdade, você aprende exatamente a diferença entre o que é bom para você e o que não está mais lhe servindo.

Você pode remover toda a negatividade e o apego ao passado, abraçar plenamente o presente e estar no seu melhor todos os dias.

Esta é a evolução do Soma Breathworks Protocolo de 21 Dias.

Para obter os melhores resultados com o Soma Breath, recomendamos que você realmente pratique e domine o treinamento hipóxico intermitente com a orientação de um Instrutor do SOMA Breath e para isso criamos aqui no Brasil um Protocolo de 21, em um formato totalmente online onde eu, Gabriel Menezes serei o seu professor durante todo esse processo.

Referências:

Conheça o Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening:

SOMA

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.