Meditação é um Componente Essencial para a sua Saúde!

Meditação para a Saúde Física

Meditação para a Saúde Física

Meditação é uma ferramenta incrível para a redução do estresse.

A meditação te ajuda a reduzir as chances de você ficar ansioso e deprimido, e até as pessoas que não meditam estão cientes dos benefícios mentais associados à meditação.

Você sabia que a meditação também deveria ser considerada como um componente essencial para conquistar uma maior saúde e condiconamento físico? É verdade, meditar regularmente e praticar a atenção plena (mindfulness) contribuem para um corpo saudável e forte, além de uma mente muito mais capaz.

Muitos médicos e profissionais de saúde acreditam que o estresse mental está na base de uma imensa lista de problemas de saúde crônicos. O estresse cognitivo e a ansiedade promovem a liberação de cortisol e outros hormônios incluindo substâncias químicas que podem prejudicar todo o sistema imunológico.

Quando a sua imunidade está forte e saudável, você não fica doente. No entanto, quando a sua imunidade diminui, como acontece quando você está muito estressado, isso aumenta as suas chances de ser vítima de infecções e doenças diversas, incluindo doenças auto imunes e degenerativas.

Isso significa que a sua saúde física fica em sério risco quando o estresse se torna uma constante na sua vida. Como mencionado anteriormente, a meditação é um conhecido alívio de estresse, promovendo assim a saúde física.

A Meditação Faz Você Querer Treinar

A meditação melhora todos os aspectos da sua mente. Seu funcionamento mental, capacidade cognitiva e memória se beneficiam. Pense na última vez que você olhou para o seu calendário e percebeu que você tinha uma sessão de treino para fazer. Se você estivesse estressado, frustrado, deprimido ou com um estado mental negativo, provavelmente se sentiria como se a sua sessão de exercícios planejada fosse algo que você “precisava fazer”. E com isso você pode até ter pulado o seu treino muitas vezes.

Agora, pense na última vez que você estava muito ansioso para o seu próximo treino. Sem dúvidas, o seu estado mental era saudável, você se sentia bem consigo mesmo e com sua vida, e mal podia esperar para chegar na academia. A meditação faz com que você “queira” se exercitar, em vez de ter medo da sua próxima sessão de treino. Quando você está feliz e sente prazer em se exercitar, ao invés de querer fugir dele, seu desempenho e seus resultados acabam sendo ainda mais impulsionados pois você encontra uma nova forma de motivação intrínseca, ou seja, uma motivação que depende apenas de fatores internos.

A Meditação Fortalece o seu Sistema Nervoso Parassimpático

Se você está se perguntando o que diabos é o Sistema Nervoso Parassimpático, saiba que ele é muito mais do que apenas uma frase para enrolar a língua. Este termo refere-se à parte do sistema nervoso que faz o nosso corpo retornar automaticamente ao seu estado de homeastasis e equilíbrio após uma situação estressante, ou seja, um estado mais relaxado, calmo e livre de estresse.

Isso geralmente ocorre após nos depararmos com uma ameaça de perigo ou estresse no nosso dia a dia. A meditação ativa esse processo, o que significa que o seu corpo físico pode se reparar, regenerar e se recuperar de forma mais eficaz e acelerada após o estresse exercido nos seus músculos durante as atividades físicas.

A Meditação está diretamente ligada a Padrões de Sonos Saudáveis

Pergunte a qualquer atleta e ele lhe dirá que o descanso adequado é extremamente importante para um corpo saudável. Quando você se sente cansado e  com a energia completamente esgotada durante o dia, o seu treino acaba sendo prejudicado. Isso faz com que você também acabe comprando bebidas energéticas e refrigerantes cheios de açúcar para “repor” essa energia, e isso pode arruinar com o seu sono.

A meditação limpa a mente, limita as distrações e retira o corpo e a mente do estresse, o que naturalmente leva a melhores padrões de sono.

Você Alcança Resultados e Metas Físicas Mais Rapidamente

A meditação é um super carregador mental. Ela afeta a sua mente de muitas maneiras positivas. Um dos principais efeitos da meditação é o desenvolvimento de um foco laser e uma concentração maior. Isso faz com que não apenas o seu desempenho físico melhore, mas também a sua capacidade mental de se concentrar mantendo-se consistente a um objetivo físico a curto, médio e longo prazo.

A meditação combinada com a visualização é uma técnica poderosa que atletas de elite e artistas famosos usam rotineiramente para superar os seus maiores rivais e alcançar todos os seus objetivos.

Então está esperando o que para começar a meditar? Aprenda agora uma técnica simples e eficaz de meditação através do áudio de mindfulness guiado abaixo totalmente grátis!

meditação

Lista VIP do Whataspp : Receba em primeira mão os nossos conteúdos pela Lista de Transmissão ?? http://bit.ly/whatsappcienciadatransformacao

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.