Use o Esporte para Se Livrar de Todas as Suas Crenças Limitantes

O resgate pelo esporte.jpg

O resgate pelo esporte.jpg

Existem uma infinidade de pessoas, se não a grande maioria, que não têm  a mínima ideia do que são capazes de fazer.

Estas pessoas, muitas das vezes, por mitos e crenças limitadoras, pensam:

– Ah, eu não vou conseguir correr 5 km, vou morrer antes.
– Eu queria fazer essa trilha, mas eu não sei se vou aguentar uma hora andando…
– Eu não consigo saltar esta distância, pois eu nunca fiz isso antes!
– Não consigo subir aí, pois não sei se vou conseguir descer…
– Não vou começar pois sei que não vou terminar.
Entre outras ideias  pré-julgadas…

Elas nem tentam…

Antes mesmo de tentar, estas pessoas são tomadas por uma enxurrada de  pensamentos limitantes e “pré-conceitos” a respeito de suas capacidades.  E isto ocorre por quê?

Porque, basicamente, elas não sabem, e não têm se quer a noção de quais  são suas reais capacidades. E por nunca terem feito, partem do pressuposto que jamais conseguirão fazê-lo.

Porém quando estas pessoas começam, de uma maneira muita das vezes despretensiosa e até cética, a praticar um esporte para obter algum tipo de resultado, conforme estes resultados começam a aparecer, elas vão enxergando, aos poucos, capacidades nelas mesmas que nunca foram percebidas anteriormente. Ao romper suas barreiras e seus limites a cada superação, elas são tomadas por uma sensação de empoderamento tal qual, as fazem começar  desenvolver uma autoconfiança e uma autoestima que levam-nas a concluir que são capazes SIM! De fazer tudo o que queiram fazer! Basta força de vontade e disciplina, acima de tudo!

Basta o primeiro passo!

Logo, de maneira muito sútil e quase inconsciente começam a transportar esta motivação, esta força de vontade e esta sensação de empoderamento para diversos aspectos que se apresentam em suas vidas. Elas passam a enxergar os obstáculos que aparecem em seu caminho apenas como mais um desafio a ser superado, NÃO como algo do tipo:
– Meu Deus eu não vou conseguir!
– Nossa, isso é maior do que eu posso resolver…

Isto acontece naturalmente e de forma quase imperceptível, pois esta mudança não ocorre somente no seu corpo, mas também na sua mente, forjando uma verdadeira fortaleza mental uma vez que esta pessoa se supera todos os dias no esporte. Com isso, o sujeito acaba transportando –intrinsecamente – essa resiliência para os diversos aspectos da vida.

Nossa mente reserva um poder ilimitado para aqueles que estão dispostos a despertá-lo…

Ao aprender do que a mente é realmente capaz, ela passa entender que não há nada que a mesma não possa fazer desde que ela queira e tenha força de vontade suficiente. Ela compreende que os limites são impostos pela nossa mente por desconhecimento das nossas verdadeiras capacidades, assim ela começa a se colocar a prova todos os dias e a cada pequena vitória vem a auto confirmação desta crença, criando uma mentalidade de que “SIM, eu sou capaz e vou tentar até o fim. Desistir não faz mais parte do meu vocabulário!!!”

Com o tempo essa força de vontade também se transforma em um ânimo, numa endorfina e num bom humor que ainda não sabemos explicar. Tudo o que sabemos é que ficamos mais dispostos, muito mais animados, talvez por conta desta sensação de prazer ao terminar um exercício, e, essencialmente, pelo equilíbrio de uma mente sã em um corpo são.

Tudo isto esta intimamente ligado a esta transformação que ocorre na mente de todas as pessoas que se dedicam ao esporte, seja numa modalidade amadora, como é nosso caso, seja de uma maneira profissional, buscando desempenho.

O corpo muda, o cérebro muda, tudo muda!

O verdadeiro atleta tem uma alteração completa em sua psique. Se pararmos para refletir, ele muda o comportamento completamente: Ele para de abusar do álcool, para de fumar, ele não vai mais perder noitadas e mais noitadas… ele vai se divertir, mas as baladas e mais baladas, a busca interminável do prazer efêmero acaba, porque na verdade ele encontra um sentido através do esporte, ele consegue perceber que existem outras coisas a sua volta além do que o puro e simples prazer passageiro.

E através deste resgate pelo esporte, ele começa a aproveitar melhor a vida, ele começa a se relacionar melhor com as pessoas a sua volta, começa a valorizar verdadeiramente os relacionamentos que tem, e isso faz com que haja um crescimento pessoal.

Normalmente as pessoas no meio esportivo procuram ajudar uns aos outros, você pode observar que estas pessoas que falam com paixão do esporte, demonstram através de suas ações um verdadeiro vínculo com a causa. Elas  têm uma atitude proativa, são empáticas e estão de prontidão para ajudar, informar, orientar, sem nem mesmo querer algo em troca. ELAS QUEREM COMPARTILHAR O BEM COM AS PESSOAS E AJUDÁ-LAS A TER UMA VIDA MAIS SIGNIFICATIVA.

O esporte é um dos caminhos.

É claro que existem diversas maneiras que podemos encontrar para uma vida mais significativa, sendo assim, o esporte é apenas uma delas. Todavia, aqueles que conseguem encontrar o seu caminho através deste, com certeza não irão perder seu tempo, pois terão um benefício duradouro para toda a vida. Consequentemente isto fará com que todos os que estão a sua volta também se beneficiem disto, visto que os resultados que irá obter através do esporte, com certeza acabarão por influenciar, direta e indiretamente na sua vida pessoal, profissional, incluindo a emocional.

Uma filosofia de vida e para muitos até uma religião!

Se você faz o bem no esporte, você provavelmente fará o bem na sua família. Se você se supera no esporte, você tem potencial para se superar no trabalho também. Você passará a atrair pessoas e vender a sua ideia com a propriedade que só a sua autoconfiança e autoestima lhe presenteará. E tudo isto por que? Porque se no esporte você desenvolveu um autoconhecimento e um autocontrole, e, acima de tudo, gosta desta incrível sensação de superação, você transferirá automaticamente esta sensação para as pessoas ao seu redor de outras maneiras.

Nós do Spartancast acreditamos no resgate que o esporte pode causar na vida das pessoas mudando-as completamente para SEREM MELHORES QUE ONTEM e uxiliando-as na busca pelo equilíbrio entre os 3 pilares para uma vida plena e feliz: o FÍSICO, o MENTAL e o EMOCIONAL.

E você, será que conhece as suas reais capacidades?

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.