Bhastrika Pranayama: Exercício Respiratório para Perder Peso

Perder Peso

Perder Peso

Bhastrika Pranayama é um exercício de respiração consciente com vários benefícios à saúde, como a perda de peso e limpeza da mente.

Em sânscrito, a palavra Bhastrika significa “fole”. Pense no dispositivo fole com duas alças que são usadas para soprar grandes quantidades de ar no fogo. Quanto mais oxigênio é introduzido no fogo, mais rápida é a taxa de combustão, produzindo mais energia na forma de calor.

Quando você pratica Bhastrika Pranayama, seu abdômen está agindo como um fole, no sentido de que está bombeando mais ar (principalmente o oxigênio que nosso corpo precisa) para alimentar o nosso fogo interno. Isso faz nosso corpo produzir mais energia, acelerando o nosso metabolismo.

Como o Bhastrika Pranayama promove a perda de peso?

Em essência, quando adicionamos mais oxigênio do ar que respiramos ao nosso “fogo” interno, provocamos uma “taxa de combustão” mais rápida no corpo, o que se traduz em um metabolismo mais rápido. Um subproduto da taxa de combustão mais alta no corpo é mais calor, ou mais energia, que é liberado pelo corpo. Queimando calorias no processo (Kekan, 2013; Kekan & Kashalikar, 2013).

Além disso, Bhastrika Pranayama oxigena nossos órgãos e a corrente sanguínea. Isso é especialmente benéfico para o cérebro e melhora o funcionamento cognitivo, trazendo mais energia e clareza mental.

Esses exercícios respiratórios de Bhastrika Pranayama são muito úteis se a sua mente estiver um pouco “turva”, ou se estiver ocorrendo algum tipo de confusão mental. Essa técnica de respiração ajuda a purificar a mente do excesso de pensamentos.

Como fazer o Bhastrika Pranayama

Faça este exercício logo de manhã, com o estômago vazio.

  1. Sente-se confortavelmente com as costas retas na posição vertical.
  2. Inspire completamente pelas narinas e expire com força pelas narinas.
  3. Use seus músculos abdominais para empurrar rapidamente o ar para dentro e para fora dos pulmões – como um fole.
  4. Continue repetindo isso continuamente por cerca de 20 a 30 repetições, levando em torno de 1 segundo para cada inalação e exalação. Você pode usar cordão ou pulseira de contas ou os dedos das suas mãos para contar.

Você poderá sentir calor em seu corpo e uma sensação de formigamento. Este é um sinal de energia se acumulando e se elevando dentro de você.

Se você deseja acelerar o seu metabolismo, perder peso ou apenas deseja conquistar uma mente mais clara e concentrada, experimente Bhastrika Pranayama todas as manhãs por algumas semanas e veja quais diferenças você notará!

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.