SpartanMind #68: 4 Maneiras de Usar a Neuroplasticidade Para Melhorar o Seu Cérebro

Neuroplasticidade Podcast Insight Timer

Neuroplasticidade Podcast Insight Timer

“Você está mudando o seu cérebro todos os dias de qualquer maneira. Por que não usar a neuroplasticidade intencionalmente para ajudá-lo?”

Episódios Também disponível no Spotify.

NESTE PODCAST: Aprenda a usar a Neuroplasticidade a seu favor, e não contra você! A cada minuto de cada dia, seu cérebro está literalmente mudando sua forma e funções físicas em resposta as suas experiências, comportamentos e até seus pensamentos através de um processo conhecido como neuroplasticidade.

Agora, pense nisso por apenas um minuto:

Constantemente se preocupando com as contas. Criticando-se implacavelmente por um erro que você cometeu no trabalho. Compulsão alimentar, ou por redes sociais, bebidas ou jogos na maioria das noites para desestressar. Repetindo constantemente memórias dolorosas de um rompimento ou separação indesejada em sua cabeça. Verificando automaticamente o seu telefone assim que ele toca em cada notificação….

Independentemente se você sabe disso, ou não, essas coisas estão mudando as vias neurais do seu cérebro, isso é um fato. O que você faz repetidamente – tanto o bom quanto o ruim – literalmente se liga à estrutura do seu cérebro. E isso pode te ajudar, ou te atrapalhar.

Muitas vezes, mudanças neuro plásticas acontecem abaixo da sua consciência de maneiras que não o beneficiam. É por causa da neuroplasticidade que os vícios e algumas doenças e condições cerebrais aparecem nos seres humanos.

Esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, comportamentos obsessivo-compulsivos, fobias, epilepsia e muito mais ocorrem devido a alterações neuroplásticas no cérebro. No entanto, a neuroplasticidade também permite todo o  aprendizado, armazenamento de memórias e recuperação de danos cerebrais, lesões, vícios e muitas condições de saúde mental.

Então se você usar isso ao seu favor e guiar intencionalmente as alterações neuroplásticas, você poderá melhorar o seu cérebro e a sua vida, e é disso que esse episódio se trata.

 

Artigo: 4 Passos para Assumir Controle da Sua Mente e Mudar o Seu Cérebro (AQUI)!

Aproveite e confira os últimos vídeos que fizemos e assinem o nosso Canal no Youtube (AQUI)!

Mandem e-mail com suas críticas, elogios, sugestões e relatos para: [email protected]

REFERÊNCIAS
Dr. Jeffrey Schwartz. Livro You Are Not Your Brain
Fonte: https://jeffreymschwartz.com/

Quer conhecer uma ferramenta de Auto Controle?

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.