A Diferença Entre Espiritualidade e Religião

Religião e Espiritualidade

Religião e Espiritualidade

As pessoas com frequência confundem Espiritualidade com Religião, e vice e versa.

Este é um erro comum por conta de relatos sobrenaturais ou ligação com tradições e seitas. Quando na verdade Espiritualidade não é algo místico, nem conectado com um culto.

Abaixo listarei as diferenças entre Espiritualidade e Religião que poderão te ajudar a entender isso melhor.

ESPIRITUALIDADE

A Espiritualidade te liberta, permitindo que você siga a sua própria intuição e coração. Ela te libera e te permite ser independente.

A Espiritualidade permite que você defina o seu próprio caminho de despertar e iluminação, enquanto te mostra como ser espiritualizado, e te deixa consciente das consequências, te libertando do medo e de toda a ansiedade.

A Espiritualidade nos ensina que somos todos um. Permitindo que você descubra a sua própria verdade, no seu próprio tempo e à sua própria maneira.

A Espiritualidade faz com que você se conecte com o seu Eu Superior. Você pode ver a verdade na sua própria mente assim como perceber que a verdade é um conceito subjetivo e muito individual para cada um de nós.

A Espiritualidade une todas as religiões mundiais, focando apenas na qualidade da mensagem compartilhada por elas, independente de suas diferenças e crenças.

Espiritualidade acredita em Carma, Lei do Retorno, Lei da Ação e Reação, ou chame como preferir. Cada ação possui uma reação proporcional. Portanto a punição é a reação colocada em movimento pelas suas próprias ações, confiando nas forças fundamentais do Universo.

Espiritualidade te mostra que a felicidade está dentro de você, e só você pode ser responsável por isso.

Ser espiritual é viver através do Omnismo que é a crença de que nenhuma religião é a verdade absoluta, mas a verdade pode ser encontrada em todas elas.

RELIGIÃO

A fundação básica da religião é a história sobre um Deus dos Deuses, e a sua jornada de despertar, assim como a verdade que ele descobriu te fazendo seguir os passos dele.

A Religião te torna dependente e só te considera uma pessoa religiosa se você atende a eventos religiosos, indo para uma igreja, sinagoga ou templo por exemplo, assim como faz você se curvar diante de figuras de autoridades.

A Religião diz o que você deve acreditar e te fala o que é o certo ou errado. A Religião te mostra como ter medo das consequências e temer a punição divina. Se você não obedecer à regras específicas, a punição te aguarda conforme as suas crenças.

A Religião te separa de todas as outras religiões.

A DIFERENÇA FUNDAMENTAL

A diferença básica entre as duas é que uma pessoa religiosa deve seguir uma ideologia e respeitar regras específicas, caso contrário será punida nesta vida ou no pós vida. Já uma pessoa espiritualizada segue aquilo que ela sente como certo e verdade no seu coração, e ela não precisa de uma religião organizada para viver através da fé.

Todas as religiões enfatizam a espiritualidade como parte da fé. Mas você pode ser espiritual sem estar em uma religião ou ser membro de uma seita ou organização.

Todas as religiões independente de quais sejam, surgiram a partir da espiritualidade, através da jornada de uma pessoa que se tornou Deus.

A mensagem importante que quero deixar com esse artigo aqui é a seguinte verdade: Quando você segue uma doutrina ou crença que te faz mal, te entristece e não ressoa com o seu coração, isso é a sua intuição e a sua alma te dizendo que essa não é a sua verdade, esse não é o seu caminho de iluminação.

Não devemos seguir religiões por que nos disseram que deveríamos ou para não nos tornarmos a ovelha negra da família.

Para não cairmos nessa armadilha que nos distancia da nossa própria essência devemos primeiro seguir o código divino do nosso próprio coração ao qual ressoa harmoniozamente através de cada um de nós. Devemos escolher um caminho, ou até mesmo uma religião que ressoe com o nosso coração.

 

Desafio de 8 Dias de Meditação

 

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.