Treine Bastante, Mesmo, Cansado, Estressado e Desanimado!

Treinar cansado e estressado

Devo treinar cansado, estressado e desanimado mesmo?

A resposta é um sonoro SIM! Por mais que o corpo diga: “Agora não, dormi mal”, “Estou exausto, o dia foi duro”,  “O trânsito me deixou estressado” – Não deixe o corpo decidir por você, tudo o que ele quer é sofá ou cama, mas depois ele vai te agradecer.

Exercícios, quaisquer que sejam são muito benéficos a nível metabólico e quando se trata de exercício de alta intensidade, aí então não temos nem como mensurar os benefícios a curto, médio e longo prazo.

Treinar cansado, estressado e desanimado

Corpo são, mente sã!

Segundo o artigo The Benefits of Exercise for the Clinically Depressed, atividades físicas de apenas 20 ou 30 minutos – tempo mais que suficiente para uma boa sessão de exercícios ou uma boa corrida – são excelentes para liberar as endorfinas. Elas são responsáveis pela sensação de bem estar, aquela que sentimos por exemplo quando comemos chocolate, ou algo que gostamos muito, além disso as endorfinas são componentes essenciais no relaxamento muscular e diminuição da dor.

Os exercícios também ajudam a diminuir o nível de cortisol no organismo, que é muito prejudicial para as células nervosas e atrapalham na produção de testosterona, além de contribuírem para o mau humor e agressividade.

E não é só isso, os exercícios físicos são importantes na liberação de serotonina e dopamina, hormônios importantes no controle da ansiedade e estresse, além de serem essenciais para o nosso scan disk de todas as noites, afinal quem não gosta de uma noite bem dormida?

Treinar cansado, estressado e desanimado pode ser tudo o que você precisa!

Os exercícios também afetam o metabolismo de gorduras transitando no organismo e a primeira “vítima” é o colesterol ruim ao mesmo tempo em que nivela nossa glicemia e fortalece os ossos prevenindo a osteoporose.

Então, da próxima vez que seu corpo disser: “Hoje não, estou muito cansado, não aguento dar mais um passo”, ignore-o da mesma maneira que ignoraria alguém que te aconselhasse a tomar veneno.

Ele não sabe, mas sem perceber vai te agradecer e nem vai saber porque, mas você saberá. Portanto, presenteie seu corpo com atividade física e ganhe em retorno, saúde e bem estar!

Treinar cansado, estressado e desanimado

 

Referência bibliográfica:

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.