Conheça as 7 Áreas da Resiliência Mental [INFOGRÁFICO]

7 C's da Resliência Mental

Para desenvolver a sua resiliência mental você deverá treinar a si mesmo em 7 áreas, os 7 C’s da Resiliência Mental.

Todos sabemos que na maioria dos esportes, os fisicamente mais capazes possuem uma vantagem. O lutador mais resistente tem uma considerável vantagem sobre outros oponentes com um corpo mais fraco.

Ainda assim, resiliência não se trata apenas de resistência: resiliência mental é tão ou mais importante quanto a resistência física. Enquanto a segunda pode ser desenvolvida através de treinamento, a primeira poderá ser desenvolvida através da prática diária e consistente dos 7 C’s.

A definição de resiliência segundo a física é: “a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”, logo no sentido figurativo fica fácil imaginarmos uma mola  sendo submetida a uma força imensa para logo depois de liberada voltar ao seu estado original, ou até mesmo um elástico sendo puxado até o seu limite a ponto de quase arrebentar para em seguida ser solto voltando imediatamente ao normal.

Já a definição segundo a psicologia nos diz que a resiliência se trata da capacidade que o indivíduo têm ou desenvolve para lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades.

Diante dos obstáculos que enfrentamos na vida…

Assim como o ferro, para sermos forjados precisamos ser submetidos ao fogo e às pressões diárias que muitas das vezes parecem que vão nos partir ao meio. As vezes os problemas parecem ser maiores do que podemos suportar e por isso todos temos medo.

Porém como atletas amadores, verdadeiros guerreiros espartanos da vida moderna, sabemos que o que não nos mata, nos fortalece. E temos no nosso DNA a certeza de que o nosso desejo de melhorar e evoluir não pode ser diferente do desejo de sair da nossa zona de conforto, se arriscar e enfrentar os desafios que se levantam em nosso caminho.

Sabemos que ao treinar o nosso corpo diariamente superando os nossos próprios limites com frequência, não estamos desenvolvendo apenas a nossa resistência física, mas também a nossa resiliência mental, porém nem sempre estamos atentos para todos os 7 C’s e com isso acabamos desenvolvendo uns mais e outros menos, sendo que na verdade o segredo está no equilíbrio, no caminho do meio.

Ninguém nasce inerentemente resiliente ou não!

A resiliência é uma característica que pode e DEVE ser desenvolvida, e ela será geralmente proporcional às dificuldades que um determinado indivíduo enfrentou e superou ao longo da sua vida.

Por este motivo ao longo da semana passada trouxemos para você pequenos insights diários sobre cada um destes 7 C’s, pois sabemos que eles podem te ajudar a superar os seus próprios limites no esporte, e, inclusive te preparar para enfrentar os obstáculos que possam surgir na sua vida pessoal e profissional.

Caso tenha perdido algum destes 7 C’s em nossa fanpage no Facebook ou perfil no Instagram não se preocupe! Preparamos especialmente para você o infográfico completo abaixo, ao qual poderá fazer o Download do PDF dele aqui, ou conferir a imagem dele na íntegra neste post:

Infográfico - 7Cs da Resiliência Mental

Que tal colocar esses 7 C’s em prática, espartano (a)?  Então compartilhe esse infográfico e se comprometa em público para aumentar ainda mais a sua motivação para atingir a verdadeira Resiliência Mental espartana.

>> Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico <<

>>BAIXE NOSSO EBOOK TOTALMENTE GRÁTIS – O Código de Honra do Atleta Amador<<


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.