Spartan Mind #2 – Como forjar a sua mente

Como forjar a sua mente

Como forjar a sua mente

Episódio de Podcast sobre Mindset e Filosofia de Vida. Também disponível no Soundcloud!

Existe dentro de nós uma batalha entre dois lobos. Qual destes lobos você está alimentando?

Texto e Narração por: Gabriel Menezes

Disclaimer: Este podcast é uma iniciativa não comercial. Todos os direitos são reservados aos seus autores.

TEXTO NA ÍNTEGRA:

Certa tarde, um velho índio Cherokee contou ao neto uma história sobre a batalha que acontece no interior das pessoas.

– Meu filho, a batalha é entre os dois lobos que existem dentro de nós. Um é mau. É a preguiça, raiva, a inveja, o ciúme, a tristeza, o arrependimento, a cobiça, a arrogância, a auto vitimização, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, as mentiras, crenças limitadoras, o falso orgulho, a superioridade e o ego.

– O outro é bom. É a ação, alegria, a paz, o amor, a esperança, a serenidade, a humanidade, a bondade, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a crença em nosso próprio potencial.

O neto pensou por um minuto e perguntou ao avô:

– Qual dos lobos vence?

O velho cherokee respondeu simplesmente:

– Aquele que você alimentar.

Esta batalha ocorre na nossa mente todos os dias e para vencê-la precisamos entender a dinâmica do nosso cérebro.

Segundo as pesquisas mais avançadas do ramo da neurociência: O nosso cérebro é programado para ser o mais eficiente e econômico possível, exatamente como os mais avançados, menores e mais potentes processadores de computador da atualidade. Ele foi feito para gastar menos energia possível, por isso o nosso cérebro prefere estar familiarizado com o ambiente e se sentir confortável.

Familiaridade é igual a Resistência a Mudança que é igual a Zona de Conforto!

Através dos comportamentos  já traçados nos caminhos neurais automáticos adotados nos vemos refém de vícios, e essa crença de que é muito difícil e até impossível mudar. Muitos infelizmente até repetem para si mesmos, que as pessoas não mudam.

Cada um desses lobos em constante guerra em nossa mente, podem ser representados em nosso cérebro pelo Cerebelo e pelo Cortex Pré Frontal.

O primeiro lobo, o nosso cerebelo, fica na parte de trás, na base do nosso cérebro, ele é um lobo mais leve e mais ágil e é altamente treinado para agir e reagir de maneira mais automática e econômica. Este lobo é o responsável pela nossa consciência automática e movimentos musculares, e executam ações automáticas como andar, respirar, dirigir e realizar todos os reflexos automáticos programados. Este lobo também é o responsável por alguns padrões de comportamentos automáticos que podem ser bons ou ruins como lidar e reagir as emoções, é nossa visão de como somos para o mundo.

Já o segundo lobo, o Cortex Pré Frontal, localizado na parte da frente do nosso cérebro, é um lobo mais preguiçoso,  pesado e lento, e necessita de uma grande quantidade de energia para se movimentar. Ele precisa de muita motivação para se mover. Mas é nesse lobo que fica  a nossa humanidade, nossos pensamentos complexos, sonhos e desejos, funções executivas e de planejamento, determinação, é onde nossas decisões conscientes são feitas, onde é traçado o que queremos que aconteça na nossa vida.

Com esta breve explicação de quem são esses lobos que vivem eternamente em combate dentro de nós é fácil concluir, e talvez você já tenha até percebido qual é o lobo que tem sido mais alimentado e obtido mais vitórias até este exato momento em sua vida. O lobo mais leve através de ações inconscientes tem mordido e abocanhado o lobo mais pesado por tantas vezes que ele já está calejado com desculpas e mais desculpas para não assumir responsabilidade e executar as ações necessárias para atingir os seus sonhos e resultados.

Você com certeza quer obter sucesso, realizar seus sonhos e conquistar todos os seus objetivos, mas talvez nunca tenha se dado conta que a maior dificuldade para conseguir tudo aquilo que tanto quer está exatamente dentro de você. Estas brigas internas, altos e baixos, dias bons, dias ótimos, outros ruins, e até péssimos, são o que te aproximam e ao mesmo tempo te afastam das pessoas a sua volta e de todas as suas realizações.

Qual é o lobo que você está treinando e alimentando mais?

Para vencer esta batalha…

Primeiro: você precisa treinar e alimentar o seu lobo mais pesado e preguiçoso, dando a ele motivação e inspiração para que ele consiga sair da sua zona de conforto e se colocar em movimento, atingindo a transformação, a mudança.

Para isso você tem que olhar lá pra frente e visualizar o objetivo que deseja alcançar, imaginar o que sentirá e trazer esta emoção e sentimento para o presente, todas as vezes, sempre que puder. Este será seu combustível, suas emoções, a energia que te guiará. Desejo, vontade, são sempre motivados pelo prazer. Sinta o prazer da conquista mesmo antes dela acontecer.

Segundo: você precisa enfraquecer o lobo mais leve e mais rápido sabotando ele, e usando-o ao seu favor.

Você precisa criar consciência das ações e comportamentos que estão te prejudicando, tirá-los de seu inconsciente e torná-los conscientes. Depois precisa pegar os comportamentos que te levarão mais rápido em direção aos seus resultados e transformá-los de ações conscientes em ações inconscientes.

O cérebro não é motivado a analisar sozinho aquilo que é preciso fazer, então você precisa direcionar o seu cortex pré-frontal para avaliar o porquê dele estar fazendo aquilo. Assim você entenderá quais são os caminhos neurais formados no seu cérebro que não estão te servindo, e a partir daí adotar novos caminhos neurais, novos comportamentos.

Crie consciência de suas atitudes, aprenda, aja, repita, repita, repita, até repor o caminho anterior.

Lembre-se: Esforço lento deliberativo e consistente é o que transforma algo em inconsciente. Ou seja, os problemas da mente inconsciente, só podem ser resolvidos por uma mente consciente.


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.