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Qual o seu “preconceito” com os Carboidratos?

Medo de Carboidrato

Quando o assunto da roda com seus companheiros de esporte são: desempenho, resultados e definição muscular o que vem a sua cabeça? Se a resposta for proteína caro espartano(a), hoje vamos te apresentar um bom e velho amigo que é tão importante quanto ela para a nossa performance e até mesmo definição muscular!

Os hidratos de carbono ou carboidratos são macronutrientes extremamente importantes em nossa dieta por serem responsáveis pela liberação de glicose e fornecimento de energia para nossas células desempenharem seus papéis.

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Carboidratos sempre foram “temidos” tanto por atletas de alta performance quanto atletas amadores por serem considerados difíceis de dosar em uma dieta e se ingeridos em excesso transformam este excesso de glicose em triacilglicerol, um tipo de gordura que fica armazenada no tecido adiposo. Por conta disso, aquela velha frase que você já deve ter ouvido: “carboidrato engorda!”

O que tem acontecido é que nos dias de hoje a proteína é vista como a solução ideal para um corpo perfeito e os carboidratos são deixados de lado e em alguns casos até cortados de muitas dietas. Este é um ponto que cabe a você querido(a) atleta livre e amador, ter a maturidade de entender as qualidades deste macronutriente e saber como os carboidratos podem ajudar você a chegar no seu objetivo. Por isso, o

Spartancast reuniu características importantes dos carboidratos que você precisa saber antes de se entupir de proteína:

  • O primeiro ponto a saber é que a proteína em excesso é transformada em carboidrato e gordura. Em outras palavras, excesso de proteína não se transforma em músculo, mas sim em carboidrato e gordura.
  • Para exemplificar a importância dos carboidratos, podemos citar a exclusiva necessidade do cérebro pela glicose. Segundo um estudo publicado em 2005 pelo ministério da saúde, nosso cérebro necessita de no mínimo 140g de carboidratos por dia. Pode ficar tranqüilo que apróx. 140g serão apenas para nutrir o seu cérebro.
  • A ingestão de carboidratos poupa proteínas do metabolismo energético, preservando-as para exercerem funções fundamentais nos processos biológicos, como: Síntese de hormônios, enzimas, neurotransmissores e fatores de crescimento, defesa imunológica, transporte de fluidos e etc.
  • Vários estudos sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga.
  • A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.

Podemos concluir que os hidratos de carbono são peças chave para o máximo de energia, velocidade, resistência, concentração, recuperação e melhor equilíbrio hídrico. Eles são vitais para atletas e pessoas ativas, porque eles são o principal combustível para o corpo. A grande dica é na hora de calcular o gasto do seu combustível  você não pensar somente no gasto de seu treino e sim nas atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar.

E você? O que pensa sobre os carboidratos? Conte para nós nos comentários!

Fontes:

 

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