Pratique o 5-3-1 e Tenha Uma Vida Equilibrada

Dr. Richard. J. Davidson

Compaixão, gratidão e presença… Estas são as 3 virtudes que podem aumentar significativamente o seu desempenho tanto na vida quanto no esporte. Mas como fazer para cultivá-las?

Já foi comprovado por inúmeras pesquisas científicas que a alta performance está diretamente relacionada com um estado mental positivo onde temos altos níveis de satisfação, felicidade  e bem-estar.

A Prática do 5-3-1 estudada através do Center for Healthy Minds (Centro para Mentes Saudáveis) é um conjunto de técnicas que ao serem repetidas todos os dias podem te colocar neste estado mental positivo essencial para desempenhar no seu máximo e consequentemente se sentir muito melhor.

O cientista e fundador deste centro, Dr. Richard J. Davidson e o Psicólogo Clínico Shilagh Mirgain trouxeram este conceito como uma forma de treinamento mental baseado nos resultados positivos em diversos estudos e pesquisas conduzidas na Universidade de Wisconsin-Madison.

Veja do que realmente se trata esta técnica logo abaixo, e não deixe de experimentá-la!

5…

Medite 5 minutos por dia. Para muitas pessoas, focar na respiração ou dar uma pausada na sua lista de tarefas a fazer é uma ótima forma para desestressar e acalmar a mente. As pesquisas apontaram que o estado de homeostase (equilíbrio mental e corporal) ao contrário do estresse, está diretamente relacionado ao foco, desempenho e produtividade. Siga o áudio de meditação guiada aqui.

Os problemas de uma mente agitada não podem ser resolvidos por uma mente agitada

3…

Escreva 3 coisas boas que aconteceram com você hoje. Pesquisas anteriores conduzidas em diversos indivíduos sugerem uma relação positiva entre a gratidão e maiores níveis de satisfação e bem-estar.

Não espere nada, aprecie tudo

1…

Faça 1 ato de gentileza por dia. Seja segurando a porta para uma pessoa atrás de você, ou cumprimentando acaloradamente alguém. O comportamento altruísta não é apenas bom para a pessoa recebendo-o, mas também para quem dá.

Compaixão e tolerância não são um sinal de fraqueza, mas sim de força.

 

E quer saber mais o que? Como aqui  no SpartanCast o esporte e o movimento são a nossa paixão, já que você reservou 8 minutos do seu dia para se colocar em um estado de desempenho mental elevado, acrescente o 10 a esta equação também, afinal, o nosso lema é: “Mens Sana in Corpore Sano”.

10…

Pratique pelo menos 10 minutos de atividades físicas por dia. É claro que você não vai obter grandes resultados treinando apenas 10 minutos, mas com a repetição estes 10 minutos se tornarão uma prática, e mais cedo ou mais tarde você mesmo se verá querendo aumentar o tempo.

Fazer algo, é muito melhor do que não fazer nada.

ENTÃO NÃO PERCA TEMPO, APENAS FAÇA!

E, é claro, deixe o seu comentário para sabermos qual foi a sua experiência!


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.