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5 Passos Simples para a Felicidade

Ciência da Gratidão

Um sábio do primeiro século disse:

Há mais felicidade em dar do que em receber.

No mundo de hoje essas palavras podem soar utópicas ou simples retórica. Mas quem já doou sabe o que elas significam. E normalmente as pessoas que doam, fazem isso porque sentem alguma gratidão, seja por serem gratas ao seu deus, ao universo, ou a quem esteja à sua volta.

Mas você não precisa sair por aí doando coisas ou fazendo caridade para demonstrar a sua gratidão. Saiba que o simples ato de agradecer de maneira enfática, exercita a sua gratidão.

Estudos comprovam

Ao exercer a gratidão, o ser humano libera o hormônio do amor, a ocitocina, ela também atinge áreas do seu cérebro que estimulam a dopamina, ou seja, aguça a sua tomada de decisão. Estudos conduzidos demonstraram que pessoas que exerciam a gratidão possuíam maior atividade no hipotálamo, isso é importantíssimo pois o hipotálamo controla funções essenciais como se alimentar, beber e dormir; ele também tem uma grande influência sobre o metabolismo e níveis de estresse.

Sendo assim, o Spartancast te apresenta 5 passos simples para que você inclua a gratidão na sua rotina diária, e tenha certeza que dar esses passos te ajudarão a aumentar a sua felicidade e consequentemente você irá contaminar todos à sua volta.

5 Passos Simples para exercer a Gratidão

1) Encontre coisas simples pela qual é grato:

 Se comprometa a todos os dias achar de 1 a 3 coisas simples pela qual você é grato, por exemplo uma comida gostosa que você apreciou no dia anterior, ou uma conversa agradável com alguém que você gosta, coisas que você aprendeu.

2) Encontre a felicidade nas pequenas coisas da vida:

Uma coisa engraçada acontece quando você para pra pensar nos pequenos momentos do seu dia que lhe fizeram sorrir: Você começa a achar eles em todos os lugares. Eles estão escondidos em sua rotina e é fácil passar correndo por eles sem nem mesmo percebê-los, mas uma vez que você pausa para agradecer por esses pequenos momentos, você se dá conta que todos os dias você tem um momento de alegria (mesmo nos dias mais difíceis). E se você começa a fazer isso regularmente, você se encontrará procurando por estes pequenos momentos de contemplação, como um colecionador de momentos felizes.

EXERCÍCIO SIMPLES:

Pense onde você estava 2 anos atrás, e onde você está agora. Não combata o problema, evolua para um nível acima do problema para enfrentá-lo de cima para baixo, e como fazer isso? Com o auto conhecimento, desenvolvimento pessoal, evolução, motivação, metas e propósitos. Às vezes você fica tão preso no momento que se esquece de tudo o mais. Busque em cada momento o que ele tem de melhor, sinta tudo à sua volta, o ar que você você respira, a água que bebe, pequenas coisas que significam muito e nem sempre nos damos conta. Não é o caso de viver esse momento como se fosse o último, mas sim de viver esse momento como se fosse o seu novo ponto de partida.

3) Fortaleça os seus laços afetivos:

Qual é a coisa que a maioria das pessoas mais felizes tem em comum? Não são toneladas de dinheiro. Nem a saúde perfeita. Nem uma casa luxuosa ou um orçamento ilimitado para viagens. Muito menos os mais incríveis empregos ou uma vida completamente livre de stress. É uma coisa muito fácil de ser esquecida porém acaba por se tornar incrivelmente importante: laços fortes com as pessoas em suas vidas.

EXERCÍCIO SIMPLES:

Reflita e pense numa pessoa pela qual você é muito grato, escreva uma carta de agradecimento e porque você gosta tanto dessa pessoa, ligue para ela ou mande uma mensagem com este texto e não espere nada em troca, apenas a felicidade pela gratidão, você entenderá quando fazê-lo, a sensação é indescritível, no entanto você precisa estar em um estado de sensibilidade muito grande para conseguir sentir isso.

4) Aprecie cada momento:

Saboreie as pequenas coisas. Pare de focar tanto sua atenção nos pensamentos do momento e comece a realmente apreciá-los, vale todo o esforço.

5) Pare de desejar a felicidade, apenas seja feliz:

Pare de pensar que será feliz um dia quando conseguir isso ou aquilo, e pare para refletir no que te faz feliz AGORA, mesmo as coisas mais pequenas e simples da vida. PARE DE PERSEGUIR A FELICIDADE E SEJA FELIZ.

EXERCÍCIO SIMPLES:

Insira na sua rotina pequenos rituais antes de dormir ou acordar para refletir e agradecer nas pequenas coisas que lhe fizeram sorrir no dia anterior.

Talvez seja algo que possa parecer ridículo, mas é extremamente importante para sua felicidade no dia-a-dia, o exercício da Gratidão. Quando você não é grato com o que tem, os problemas se tornam muito maiores do que são. E isso é cientificamente comprovado, os 5 passos citados neste artigo de fato são a fórmula da gratidão. Todo mundo quer sentir a gratidão de outras pessoas, agradeça as pessoas, nas pequenas e grandes coisas.

As pessoas vivem e até morrem em busca da felicidade. Mas uma coisa que a maioria não percebe é que a busca pela própria felicidade é frustrante e resulta sempre em fracasso. E porque isso acontece? Porque geralmente, quando se busca a própria felicidade, a pessoa se esquece de fazer outros felizes, e não podemos ser felizes ao lado de pessoas tristes. Quando buscamos a felicidade dos outros, fazemos esse sentimento se expandir de tal modo que recebemos isso de volta e o ciclo tende a se repetir.

Por isso, seja grato, demonstre sua gratidão aos outros de maneira genuína e como resultado poderá enxergar a beleza das coisas, até mesmo naquelas aparentemente insignificantes.

GRATIDÃO É A PALAVRA!

Sobre Autor

Professor Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.