Cozinhar cria uma conexão entre pais, filhos e os alimentos que serão ingerido. Cozinhar é uma das atividades que mais garantem a aproximação com os alimentos.
Quando uma criança participa do preparo da comida, por exemplo, ela experimenta mais e come com mais vontade. Isso cria uma conexão com aquilo que será consumido durante a refeição
Vivenciar os processos, com começo, meio e fim, é saudável e alimenta todas as nossas fomes, incluindo o conhecimento com relação à comida, como texturas, sabores, aromas e diferenças de preparo.
Cozinhar é uma experiência totalmente saudável. Pode ser um momento para cultivar energias e emoções positivas, como gratidão, reconhecimento, percepção das cores e da diversidade da nossa comida
Vivência em Família
A vivência em família, em que cada pessoa é responsável por uma parte do processo e, no fim, todos comem juntos é fundamental.
Essa atividade leva a uma maior conexão entre as pessoas, o que gera felicidade, empatia e respeito nos relacionamentos. As famílias que cozinham e comem juntas são mais conectadas e se sentem unidas.
Mindful Eating
Contudo, mesmo com escolhas conscientes à mesa, a refeição deve continuar sendo um momento de prazer. Não adianta transformar as refeições em momentos tensos, exigindo das crianças e da família silêncio e atenção, pois isso não funciona.
Devemos praticar o mindful eating de forma espontânea, para, com isso, apreciar a comida e o momento da refeição.