Oportunidades de Aprendizado Dadas pela Pandemia

Pandemia Aprendizados

Pandemia Aprendizados

Novos começos costumam ser disfarçados de finais dolorosos.

Refletir sobre essas palavras de Lao Tzu me fez pensar sobre como elas se relacionam com a atual histeria do coronavírus.

Estou percebendo muito medo na consciência coletiva agora, particularmente no Ocidente, em relação ao que está sendo chamado de pandemia global. Enquanto o Centro de Controle de Doenças dos EUA estimou que quase 650.000 pessoas morrem de gripe todos os anos, uma pequena fração desse número morreu do COVID-19.

Isso não quer dizer que devemos subestimar o vírus atual no qual está sendo foco de nossa atenção e nem muito menos que devemos deixar de ter compaixão por quem está sofrendo, mas devemos sim, fazer o possível para manter o nosso campo energético estável e positivo, para não permitir que o medo nos consuma e nos controle.

O medo pode causar estresse e suprimir seu sistema imunológico, tornando-o ainda mais suscetível a vírus oportunistas como o coronavírus.

Esta pandemia atual pode ser um momento de aprendizado e nos levar a um futuro melhor, se o permitirmos. Dependendo de onde você está no mundo e de como você está sendo diretamente afetado, seja pelo próprio vírus ou pelas restrições que os governos estão impondo às pessoas, sua vida está sendo interrompida de maneiras diferentes.

E com isso, você pode reavaliar a suas prioridades na vida:

  • Você tem doado todo seu tempo, energia e dinheiro para simplesmente sobreviver neste planeta?

Talvez essa pandemia seja uma oportunidade de aprendizado para você fazer algumas mudanças radicais em sua vida que o levarão a ter uma experiência mais completa.

Talvez você diga “basta!” e se mude para outra parte do mundo, onde poderá ter mais tempo para investir em sua evolução pessoal. Às vezes é preciso um catalisador doloroso para nos dar o pontapé na bunda que precisávamos para mudarmos para uma vida melhor para nós mesmos.

O que a resposta ao Coronavirus expôs?

O próprio vírus em si não teve um impacto tão significativo quanto a reação e a resposta a ele. É em tempos de crise como agora que você vê as verdadeiras cores das pessoas e dos países. É fácil tentar parecer ser uma pessoa legal quando as coisas estão relativamente boas. Mas é em momentos como este, que podemos olhar para nós mesmos e identificar as áreas em que precisamos trabalhar mais.

Estamos em pânico ou viciados no drama em torno do que está acontecendo?

Ou, estamos aproveitando a oportunidade para nos tornarmos portadores de vibrações mais elevadas e tomar decisões mais intuitivas e lúcidas que podem realmente beneficiar a nós e aos outros?

No que diz respeito aos países, pense neles como marcas. Eles geralmente mostram a versão romantizada de como são. No entanto, quando há uma crise total como agora, você pode ver suas verdadeiras faces tendo como base a maneira como essas nações estão respondendo a esta situação.

Eles estão agindo de acordo com os melhores interesses das pessoas que compõem suas nações?

Ou, estão procurando obter oportunidades em benefício próprio?

O COVID-19, como é chamado, é uma pandemia entre muitas que os seres humanos viveram.

Provavelmente haverá muitas outras no futuro que também venceremos. Esta é uma ótima oportunidade de aprendizado para descobrir se você escolherá o medo ou o amor.

Você escolherá se esconder na floresta, armado até os dentes para afastar os saqueadores que você “acha” que estão chegando com num apocalipse zumbi?

Ou, você apoiará e colaborará com outras pessoas (de maneira segura)?

Algo como um vírus não acredita em separação e nem nós devemos acreditar nisso. Em momentos como esses precisamos nos unir ainda mais, precisamos fortalecer nosso sistema imunológico, ajudar uns aos outros com quaisquer necessidades que possamos ter e evoluir em um nível pessoal e coletivo.

Permita que essa pandemia traga o melhor de você, porque são situações como essas que são verdadeiras provas de caráter e crescimento da alma.

Caso ainda não tenha começado o trabalho interno, comece a praticar essa meditação poderosíssima do SOMA Awakening Breathworks:

Farmácia Interna

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.