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A Neurociência Revela como a Gratidão pode Transformar o seu Cérebro

Gratidão

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Nós ouvimos com frequência sobre o poder da gratidão para criar um estado mental mais positivo e feliz. Mas você sabia que a gratidão pode literalmente transformar o seu cérebro?

De acordo com o Centro de Pesquisa de Mindfulness Awareness da UCLA (Universidade da California), expressar a gratidão regularmente provoca uma mudança na estrutura molecular do cérebro, mantendo a massa cinzenta trabalhando em perfeita ordem, e nos fazendo mais saudáveis e felizes.

Quando você sente a felicidade, o seu Sistema Nervoso Autônomo Central é afetado. Você fica mais calmo, pacífico, menos reativo e menos resistente a mudanças. E a gratidão é a prática mais efetiva para estimular sentimentos de felicidade.

Neste artigo irei compartilhar com você algumas pesquisas que demonstram que a gratidão te faz mais feliz, e te darei alguns passos práticos que você pode tomar para transformar positivamente a estrutura molecular do seu cérebro.

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Estudos Sobre a Gratidão

Em um dos diversos estudos sobre a Gratidão, conduzidos por Robert A. Emmons na Universidade da California (UCLA) com o seu colega Mike McCullough da Universidade de Miami,  voluntários escolhidos aleatoriamente receberam uma das 3 tarefas disponíveis.

Todos os participantes tiveram que manter um diário atualizado a cada semana,  eles foram então divididos em 3 grupos: um grupo assumiu a tarefa de registrar as coisas pelas quais eles se sentiam gratos, outro grupo registrou as coisas que lhes incomodavam enquanto um outro grupo registrava apenas eventos neutros.

Depois de 10 semanas fazendo ester registros todos os dias, os participantes do grupo da gratidão sentiram-se 25% melhor que os participantes dos outros grupos, e se exercitaram em uma média de 1.5 horas mais.

Em um outro estudo conduzido por Emmons com uma configuração similar, os participantes que concluiram os exercícios diários de gratidão conseguiram oferecer às outras pessoas em suas vidas um melhor suporte emocional do que os participantes dos outros grupos.

Gratidão

 

Um outro estudo em gratidão foi conduzido com adultos sofrendo de desordens neuromusculares congênitas, com a maioria dessas pessoas tendo Síndrome Pós-Pólio. Comparados com aqueles que não estavam pontuando as coisas pelas quais se sentiam gratos toda noite, os participantes que expresseram a gratidão se sentiram mais descansados, recuperados e melhores a cada dia ao acordar.

Eles se sentiram mais conectados com as outras pessoas da sua convivência do que os participantes no grupo que não expressava a gratidão.

Um quarto estudo não exigiu um diário de gratidão, mas observou a quantidade de gratidão que pessoas demonstravam na sua vida cotidiana. Neste estudo, um grupo de pesquisadores chineses perceberam que maiores níveis de gratidão estavam diretamente associados com uma melhor qualidade no sono, e também com menores níveis de ansiedade e depressão.

Melhor sono, menos ansiedade e depressão. Mais algumas boas razões para expressar a gratidão com mais frequência!

Três Passos Simples para se Tornar Mais Grato

Se você só tem tempo para fazer uma prece hoje, faça da sua prece diária um simples “obrigado”. Vale a pena manter isso em mente conforme você pensa como implantará as outras práticas propostas abaixo na sua rotina.

Aqui você terá acesso a três passos práticos que você pode adotar para implantar a prática diária da gratidão na sua vida.

  1. Mantenha um diário de gratidão onde você registrará todos os dias 3 coisas pelas quais você se sente grato. Isso funciona melhor se você fizer como a primeira coisa de manhã ao acordar (após a sua meditação) ou a noite antes de ir para a cama.
  2. Adote a prática de agradecer ao seu parceiro(a), amigo ou familiar algo pelo qual você aprecia eles todos os dias.
  3. Olhe no espelho enquanto estiver escovando os dentes, e pense em algo que você tenha feito bem recentemente ou algo que você gosta a respeito de si mesmo, agradeça e parabenize a si mesmo.

O Mindfulness se tornou cada vez mais popular no mundo ocidental

Mas o que exatamente é o Mindfulness? E como podemos receber os seus consideráveis benefícios fisicos e mentais para uma saúde ainda melhor.

O Desafio de 8 Dias de Mindfulness abaixo responde a essas perguntas na prática!

Quer aprender a viver no momento presente e vibrar em gratidão todos os dias?

Desafio de 8 Dias de Meditação

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Master Trainer de Mindfulness da IMTTA e representante do SOMA Awakening Breathworks no Brasil.