Benefícios Essenciais da Yoga para Atletas

Yoga para Atletas

Yóga, Yôga, Yoga ou até mesmo Ioga. Uma palavra com inúmeras formas de ser escrita, pronunciada e definida. Segundo os maiores praticantes de Yoga, não podemos aprisioná-la  em um conceito único. Yoga é livre, é autoconhecimento, é elevação espiritual, é o contato mais íntimo com o seu EU e o caminho para uma perfeição e equilíbrio. Sem obsessões, Yoga sempre será muito mais do que palavras podem expressar.

Saindo um pouco da tentativa de definir o que é Yoga, caro Espartano, muito se estuda a influência dessa técnica com mais de 5.000 anos no desempenho de muitos atletas que a adotaram como pratica diária e afirmam que seu desempenho foi potencialmente elevado. Podemos citar o sucesso da seleção alemã de futebol no mundial do ano passado.

Sim, o elenco de superatletas formado por Neuer, Schweinsteiger, Podolski e Cia. tinham a yoga como pratica diária antes dos treinos e na concentração antes de ir para os estádios.

Mas como a Yoga pode ajudar você a melhorar seu desempenho?

Nós do Spartancast podemos te ajudar a entender melhor como algumas técnicas muito comuns da yoga podem sim ter impacto positivo na sua performance:

Ao começar, devemos entender que a filosofia yoga trabalha nossos três pilares: Físico, mental e espiritual, elevando nosso potencial ao máximo possível como um todo.

yoga

  • Físico: Yoga incentiva o praticante a utilizar todos os grupos musculares ao executar determinadas posições e alongamentos. A concentração na execução destes movimentos de equilíbrio, força e flexibilidade resultam em um autoconhecimento e noção de limites incrível! Conhecendo cada ponto de seu corpo você com certeza vai entender quando deve dar um descanso para a recuperação muscular e prevenir lesões.
  • Mental/Emocional: Yoga trata os pontos mentais e emocionais muito intensamente. Podemos atrelar esse ponto a competições, onde o nível de stress tanto nos treinos quanto na hora da competição pode ser decisivo para o alto rendimento de um atleta. Yoga ensina o indivíduo a manter a calma, o foco e respirar para tudo o que aparecer a sua frente, e os atletas podem certamente levar essas habilidades com eles em seu esporte quando as coisas ficam difíceis.
  • Espiritual: Yoga traz consigo anos e mais anos de crenças e filosofias próprias dos indianos, budistas e hinduístas. Mestres da elevação espiritual e referencia no quesito relaxamento e meditação. Nada melhor do que sentir seu espírito limpo e leve antes de praticar uma atividade física. Independente da sua religião, caro espartano, isso deve ser considerado na pratica de sua atividade física.

 

woman doing yoga on the beach at sunset

Yoga de fato pode sim impactar positivamente tanto dentro do meio esportivo quanto fora dele. Em nossas atividades diárias e praticas saudáveis. Podemos considerá-la como um estilo de vida, uma filosofia, doutrina ou até mesmo uma ciência milenar que com certeza prega o amor do seu EU acima de tudo.

E você espartano? Acredita que a Yoga pode impactar positivamente em sua rotina esportiva? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

 

Fontes:

 

 

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.