Aromaterapia: Aroma para Inspirar!

Aromaterapia - Aroma para Inspirar

 

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a Aromaterapia, mas você sabe realmente para o que ela serve e quais os seus beneficios para o nosso dia a dia?

A Aromaterapia é uma  vertente da fitoterapia que explora os cheiros de óleos essenciais extraídos de flores e plantas — pode ser uma grande auxiliar da prática meditativa, contribuindo para o processo de introspecção, relaxamento e concentração.

Quando utilizados juntos, os aromas e a meditação potencializam os efeitos um do outro. O óleo essencial pode ser usado em um difusor de ambiente, em velas, no colar aromático, inalador, aplicado na pele ou em um pedaço de tecido.

Assim como há diferentes formas de meditação, no entanto, também há essências para cada propósito. Confira abaixo as propriedades terapêuticas de algumas delas e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades:

  • Olíbano (Boswellia carterii) – É usado desde a antiguidade para promover a introspecção e o relaxamento do corpo e da mente, ajudando bastante quem não consegue ficar quieto na hora da meditação e auxilia a acessar ondas cerebrais theta com mais facilidade. Esta essência também tem o poder de despertar para um propósito espiritual.
  • Breu Branco (Protium heptaphyllum) – Favorece a memória e a concentração.
  • Mirra (Commiphora myrrha) – Muito conhecido na Antiguidade, é utilizado até hoje em cerimônias religiosas e nos incensos.
  • Sálvia (Salvia sclarea) – Ajuda a levantar o ânimo, aliviar o estresse e elevar o espírito a um estado de consciência mais amplo e elevado.
  • Neroli (Citrus aurantium var. amara) – Favorece a segurança, aceitação e autoconfiança.
  • Rosa (Rosa damascena) – Considerada a Rainha das Flores, a rosa estimula o amor incondicional, próprio do nível mais avançado de mindfulness: a compaixão.
  • Limão (Citrus lemon), gengibre (Zingiber-officinale) e alecrim (Rosemarinus officinalis) – Ajudam a diminuir a ansiedade e focar a atenção nos afazeres da vida cotidiana.
  • Hortelã-pimenta (Mentha piperita) – Auxilia na dificuldade inicial de respirar corretamente ao meditar. Promove uma vasodilatação que amplia a respiração e relaxa a musculatura.

O que você achou dessas essências?

Que tal você ir em uma loja de produtos naturais e selecionar o aroma que mais te agrada e te relaxa, e integrar o uso dessa essência na sua prática de meditação junto com a técnica abaixo?

mindfulness

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.