Você Acha que o Bacon Mata? Experimente

Bacon Mata

Prezados espartanos e espartanas, não pretendíamos trazer o bacon para o Spartancast de hoje. Mas devido a chuva de compartilhamentos e onda de debate gerados nas redes sociais esta semana, ficamos sem opção e decidimos como de costume; reunir  todas as informações e deixar você, caro leitor, decidir se o bacon e carnes processadas devem ser abolidos deste planeta em que vivemos ou não!

Tudo começou quando nessa segunda feira (26), a OMS (Organização mundial da saúde) publicou um estudo onde afirma que bacon, lingüiça, presunto e carnes  processadas, se consumidas acima de 50g diários aumentam em 18% suas chances de desenvolver câncer colorretal. Um tipo de câncer que afeta seu intestino e pode vir a comprometer seu sistema digestivo.

Na terça feira (27), a internet estava dividia entre amantes do toicinho e defensores do estudo, que por anos foi solicitado pela IARC (Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer) para alertar a população mundial dos malefícios das carnes processadas. Hashtags como #BaconIsLife e #BaconBad rapidamente entraram para os trendingtopics no twitter.

9619299606_40e98e00c6

Afinal, o que isso muda?

As carnes processadas são alimentos que passaram por algum tipo de processo para aumentar seu prazo de validade nas prateleiras. Adição excessiva de sal, fermentação ou defumação estão entre os processos mais comuns. O estudo publicado não vai mudar nenhum composto das carnes processadas, o que acontece agora é que o bacon e sua turminha ganharam uma nova classificação perante a OMS ficando ao lado do cigarro como alimentos e produtos cancerígenos. Lembrando que isso não quer dizer que fumar e comer bacon traz as mesmas conseqüências, estamos falando de probabilidade cancerígena!

 

Então eu posso comer bacon?

Querido espartano(a), você pode comer o que quiser! Apenas lembre-se: de que o bacon, assim como as carnes vermelhas sempre teve um espaço muito tímido em nossa pirâmide nutricional. Se carnes processadas matassem, o que seria do nosso eterno Chaves em seu seriado com o seu famoso sanduíche de Presunto?

 

E você? O que acha do estudo publicado pela OMS e da guerra entre os #BaconLovers X #BaconHatters? Comente, curta e compartilhe!

Fontes:

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.