A Ciência da GRATIDÃO, a arte da felicidade!

Conheça a Arte e a Ciência da Gratidão

Sabe aquela pessoa que reclama de tudo? Aquela pessoa que ninguém gosta de ter por perto pois sente a sua energia drenada por ela? 

Pois é, existem muitas pessoas assim, e elas não sabem o mal que estão fazendo a si mesmas, pois a reclamação só leva a insatisfação e infelicidade. No vídeo de hoje da Série Ciência da Transformação eu quero falar sobre o oposto da reclamação, a arte e ciência da gratidão. Inserir um diário de gratidão no meu dia a dia foi o primeiro passo que dei junto a meditação para me livrar dos remédios e sair da depressão. Na época eu não entendia como isso acontecia, eu só sabia que me fazia muito bem, e eu continuo praticando a gratidão até hoje nas minhas preces pessoas e meditações.

Mas hoje a Neurociência explica o poder da gratidão no nosso corpo.

Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizada numa área chamada Núcleo Accubens.  Este sistema é responsável pela sensação de bem estar e prazer do nosso corpo.

Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem sucedidos e que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam gratidão vivem em níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

A gratidão deve ser construída pelo nosso pensamento.

Construa o reconhecimento interno pensando em suas conquistas. Por outra via neural, a gratidão estimula as vias cerebrais para a liberação de outro hormônio chamado ocitocina, que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia. Exercitar o sentimento da gratidão dissolve o medo, a angústia e os sentimentos de raiva. Fica mais fácil controlar os estados mentais tóxicos e desnecessários.

O nosso cérebro não é capaz de sentir, ao mesmo tempo, gratidão e infelicidade. Você é quem faz a escolha. Ocupe seu espaço interno e exercite diariamente a gratidão. Para fazer com que seu dia comece de forma positiva, já pela manhã experimente pensar nos diversos motivos que você tem para sentir gratidão.  E termine seu dia refletindo sobre as realizações que lhe deram prazer.

GRATIDÃO É O AMOR EM FORMA DE RECONHECIMENTO!

 

 

Lista VIP do Whataspp : Receba em primeira mão os nossos conteúdos pela Lista de Transmissão ?? http://bit.ly/whatsappcienciadatransformacao

Por agora, acesse gratuitamente abaixo uma das técnicas de respiração que utilizamos nas nossas imersões!

CTA Respiração do Vórtice

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.