Novos começos costumam ser disfarçados de finais dolorosos.
Refletir sobre essas palavras de Lao Tzu me fez pensar sobre como elas se relacionam com a atual histeria do coronavírus.
Estou percebendo muito medo na consciência coletiva agora, particularmente no Ocidente, em relação ao que está sendo chamado de pandemia global. Enquanto o Centro de Controle de Doenças dos EUA estimou que quase 650.000 pessoas morrem de gripe todos os anos, uma pequena fração desse número morreu do COVID-19.
Isso não quer dizer que devemos subestimar o vírus atual no qual está sendo foco de nossa atenção e nem muito menos que devemos deixar de ter compaixão por quem está sofrendo, mas devemos sim, fazer o possível para manter o nosso campo energético estável e positivo, para não permitir que o medo nos consuma e nos controle.
O medo pode causar estresse e suprimir seu sistema imunológico, tornando-o ainda mais suscetível a vírus oportunistas como o coronavírus.
Esta pandemia atual pode ser um momento de aprendizado e nos levar a um futuro melhor, se o permitirmos. Dependendo de onde você está no mundo e de como você está sendo diretamente afetado, seja pelo próprio vírus ou pelas restrições que os governos estão impondo às pessoas, sua vida está sendo interrompida de maneiras diferentes.
E com isso, você pode reavaliar a suas prioridades na vida:
- Você tem doado todo seu tempo, energia e dinheiro para simplesmente sobreviver neste planeta?
Talvez essa pandemia seja uma oportunidade de aprendizado para você fazer algumas mudanças radicais em sua vida que o levarão a ter uma experiência mais completa.
Talvez você diga “basta!” e se mude para outra parte do mundo, onde poderá ter mais tempo para investir em sua evolução pessoal. Às vezes é preciso um catalisador doloroso para nos dar o pontapé na bunda que precisávamos para mudarmos para uma vida melhor para nós mesmos.
O que a resposta ao Coronavirus expôs?
O próprio vírus em si não teve um impacto tão significativo quanto a reação e a resposta a ele. É em tempos de crise como agora que você vê as verdadeiras cores das pessoas e dos países. É fácil tentar parecer ser uma pessoa legal quando as coisas estão relativamente boas. Mas é em momentos como este, que podemos olhar para nós mesmos e identificar as áreas em que precisamos trabalhar mais.
Estamos em pânico ou viciados no drama em torno do que está acontecendo?
Ou, estamos aproveitando a oportunidade para nos tornarmos portadores de vibrações mais elevadas e tomar decisões mais intuitivas e lúcidas que podem realmente beneficiar a nós e aos outros?
No que diz respeito aos países, pense neles como marcas. Eles geralmente mostram a versão romantizada de como são. No entanto, quando há uma crise total como agora, você pode ver suas verdadeiras faces tendo como base a maneira como essas nações estão respondendo a esta situação.
Eles estão agindo de acordo com os melhores interesses das pessoas que compõem suas nações?
Ou, estão procurando obter oportunidades em benefício próprio?
O COVID-19, como é chamado, é uma pandemia entre muitas que os seres humanos viveram.
Provavelmente haverá muitas outras no futuro que também venceremos. Esta é uma ótima oportunidade de aprendizado para descobrir se você escolherá o medo ou o amor.
Você escolherá se esconder na floresta, armado até os dentes para afastar os saqueadores que você “acha” que estão chegando com num apocalipse zumbi?
Ou, você apoiará e colaborará com outras pessoas (de maneira segura)?
Algo como um vírus não acredita em separação e nem nós devemos acreditar nisso. Em momentos como esses precisamos nos unir ainda mais, precisamos fortalecer nosso sistema imunológico, ajudar uns aos outros com quaisquer necessidades que possamos ter e evoluir em um nível pessoal e coletivo.
Permita que essa pandemia traga o melhor de você, porque são situações como essas que são verdadeiras provas de caráter e crescimento da alma.
Caso ainda não tenha começado o trabalho interno, comece a praticar essa meditação poderosíssima do SOMA Awakening Breathworks: