Como Blindar a sua Armadura Corporal [SUS Aprova Novas Práticas Integrativas]

No dia 12 de Março foi publicado no site do Ministério da Saúde a inclusão de mais 10 novas Práticas Integrativas Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde).

Agora são reconhecidas pelo MS um total de 29 práticas que incluem desde a meditação, acupuntura, yoga, tai chi chuan, reiki a massoterapia.

Antes conhecidas como “Terapias Alternativas” e carregadas de um certo estigma “exotérico” e até “místico”, hoje, devido aos recentes avanços nas diversas disciplinas da medicina, observa-se no Brasil e no mundo que de “alternativas” estas práticas não têm nada…

De fato elas funcionam e têm seus diversos benefícios comprovados pela comunidade científica mundial, e hoje um movimento cada vez mais crescente chamado Medicina Integrativa está ajudando na disseminação destas práticas a nível global, e o reconhecimento do próprio Ministério da Saúde nos dá sinais claros de que esta onda está  chegando no Brasil pra ficar!

Você sabia que diversos atletas de elite já recorriam a tais práticas há anos, e por muito tempo escondiam isso do conhecimento de todos para não revelarem os seus “segredos”?

Pois é!

E o Spartancast já vem falando disso há pelo menos 2 anos, e mesmo assim por uma série de preconceitos tem sido como “gritar no deserto” e “empurrar pedra morro acima” para vencer as barreiras da ignorância, e finalmente, fazer os nossos atletas se conscientizarem quanto a importância destas práticas integrativas, para então atingirem níveis ainda mais elevados de performance aqui no Brasil.

Hoje gostaríamos de falar sobre uma das Terapias Complementares mais utilizadas por atletas para a prevenção de lesões e recuperação: a Massoterapia.

MASSOTERAPIA?

Liberação Miofascial Massoterapia Práticas Integrativas Complementares

Com o surgimento do homo sapiens veio o surgimento da massoterapia. O ato mais antigo e instintivo de cuidar registrado nas mais diversas culturas da humanidade: O TOQUE.

Todo médico deveria saber amassar ~ Hipócrates

Você gostaria de saber como blindar sua armadura corporal, para ampliar seus movimentos, evitar câimbras, tonificar e oxigenar a musculatura, melhorando o sono e a ansiedade de maneira orgânica e totalmente funcional?

Eu tenho certeza que sim…..

Existe uma grande chance de você estar deixando de fazer algo essencial na busca da alta performance e reequilíbrio, e isso está impactando em seus resultados. Por isso é importante que você preste atenção, caso queira ter resultados mais expressivos e uma melhor qualidade de vida.

Podem ficar tranquilos. Nesse artigo vocês vão aprender de maneira prática e funcional como usar a massoterapia e auto liberação miofacial, para que seu corpo se torne uma máquina blindada e cheia de movimento.

“Na verdade, você pode usar essas dicas para iniciar seu processo de consciência corporal. Assim seguir no caminho da evolução completa e dos melhores resultados. “

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • A massoterapia na antiga Grécia e nos Jogos Olímpicos.
  • O que é e como fazer a liberação miofacial.
  • Como criar um cronograma de manobras.
  • Cuidados específicos.
  • Material complementar.

A Massoterapia na Antiga Grécia e nos Jogos Olímpicos

Grécia Antiga Liberação Miofascial Massoterapia Práticas Integrativas Complementares

Há registros que antigas civilizações, como egípcios, hindus, chineses, japoneses, gregos e romanos, há cerca de 300 a.C., já utilizam a massagem como forma de bem-estar. Mas os primeiros a sintetizar os benefícios da massagem foram os chineses, onde ela é descrita em um dos mais antigos livros da China, datado de 2800 a.C., o livro conhecido como “Livro do Imperador Amarelo”, descrevendo métodos de massagem terapêutica completa, utilizada por toda a população.

A massoterapia desportiva foi desenvolvida e aprimorada durante as antigas olimpíadas da Grécia, em 700a.C. Sabia-se, já naquela época, que quando a musculatura de um atleta era amassada ele se recuperava mais rápido do cansaço e das lesões sofridas nos treinos ou competições. Eram os médicos que faziam a massagem.

A técnica se baseia em manobras que alinham e oxigenam as fibras (células do tecido muscular), eliminam os nódulos da mioface, direcionam o ácido láctico presente na musculatura para fora do organismo e ativam os órgãos involuntários para que exista a eliminação orgânica desse ácido e a diminuição da infamação.

Além de promover um alongamento corporal, deixa o músculo mais bem definido.

Mas o que é liberação miofascial?

A membrana que existe entre o músculo e o osso é chamada de fascia. Quando praticamos atividades repetitivas, exercícios pesados, experimentamos momentos de stress, tencionamos a musculatura e isso resulta na inflamação, no encurtamento e no aparecimento de nódulos nessa membrana miofascial.

Com movimentos feitos no sentido da fibra e pressão específica entre 5 a 10 minutos, podemos liberar essa fascia para receber oxigênio, irrigação sanguínea e se recuperar sem dores, de maneira que amplie os movimentos e os resultados do atleta.

Os resultados vão além das competições, com esse alinhamento, o corpo responde melhor os impulsos nervosos, melhorando o humor e a qualidade do sono.

Um corpo livre para se movimentar, sentir e experimentar é capaz de ultrapassar os limites e atingir a alta performance.

Mas qual a melhor forma de criar meu cronograma e como fazer os movimentos corretamente?

Existem diversos profissionais da área da saúde prontos para levar até você as melhores ferramentas para criar seu cronograma, mas caso você não conheça ninguém ou ainda não buscou conhecer, não se preocupe, existem diversas ferramentas que facilitam a vida do atleta que pode fazer os movimentos todos os dias 10minutos por dia e já terá resultado perceptivo quase que instantaneamente.

A melhor forma de começar é conhecendo o Rolo de Liberação Miofascial.

rolo miofascial

Em formato cilíndrico, não é tão macio quanto o rolo de pilates, pode ou não possuir dentição, e é fácil de encontrar na internet ou em lojas de material esportivo.

Com esse rolo e o peso do seu corpo você pode soltar sua musculatura, encontrar nódulos e soltar cada ponto de tensão.

Os movimentos causam dores, mas não machucam, devem promover o alívio imediato. Segue algumas fotos do vídeo de auto liberação miofacial que você encontra na área de conteúdo Bônus do OCR300 – Treinamento para Corrida de Obstáculos aqui do Spartancast.

liberação miofascial massoterapia práticas integrativas complementares 2  liberação miofascial massoterapia práticas integrativas complementares 1  liberação miofascial massoterapia práticas integrativas complementares 3

Cuidados específicos

É importante lembrar que você precisa conhecer o seu corpo, como ele reage aos seus estímulos, por busque informação, encontre pessoas que buscam o mesmo que você, conecte-se, existe muito conteúdo no Youtube por exemplo, mas nada substitui o trabalho de um profissional especializado e experiente nestas práticas.

Você não está sozinho nessa busca, estamos todos ligados pela mesma rede.

Lembre-se sempre de aquecer o seu corpo antes de treinar e alongue antes da liberação!!!

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, entre nas minhas redes sociais Raissa e Spa Om Natural!

Sobre Autor

Raissa Biancofioni - OM Natural

Fundadora e Terapeuta Holística do Spa para Atletas OM Natural, Professora de Massoterapia Desportiva, Culinarista Funcional, Terapeuta Esportiva Especializada em Reiki, Talassoterapia, Yoga e Mindfulness. Apaixonada por música, arte, filosofia e ciência, se especializou em métodos de desenvolvimento das múltiplas inteligências através do esporte e da educação.

Voltando das Férias

Voltando das Férias!

Voltando das Férias e ainda não começou a treinar? Cuidado que o verão já está chegando! Então levante do sofá AGORA!  QUER TREINAR PARA CORRIDAS ...