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4 Dicas para Superar Obstáculos e Adversidades

as árvores mais fortes

Ou, os músculos mais fortes são construídos com as cargas mais pesadas.

Ninguém está livre da adversidade.

Embora algumas pessoas pareçam ter o mundo entregue de graça para elas numa bandeja de prata, o universo não escolhe favoritos e mesmo os mais bem sucedidos têm suas dificuldades e questionamentos internos.

Através da adversidade, alguns prosperam, outros não. A citar como exemplo os atletas de alta performance ou de esportes extremos que se sacrificam, se arriscam e até sentem dor para atingir a glória na linha de chegada.

Aqui estão os segredos daqueles que venceram os obstáculos e prosperaram nas adversidades.

Estas dicas te ajudarão a atravessar suas limitações e dificuldades,  e, sair sorrindo do outro lado, mais feliz, sábio, forte e resiliente.

Tome total controle da sua vida ao se libertar do rótulo de vítima:

Coisas ruins e até terríveis podem acontecer a qualquer pessoa e as consequências podem deixá-las se sentindo desamparadas e fora de controle. Se lance para fora destas situações e tome de volta o controle da sua vida estabelecendo metas e dando os passos em direção a estes objetivos todos os dias.

Enquanto você não pode controlar o que aconteceu com você – e também não pode voltar atrás e desfazê-lo – você tem toda a oportunidade de recomeçar de maneira relaxada hoje, e verdadeiramente usar as suas experiências como uma pedra fundamental para ajudar outras pessoas.

As suas metas não precisam ser grandes. Elas podem ser pequenas como adotar um novo hábito de escrever no seu diário todos os dias, mudar do café para o chá verde ou se exercitar 15 minutos por dia. As pequenas metas, de fato, tem o grande benefício adicional do feedback imediato que é o de se sentir no controle total da sua vida todos os dias, ao executar o passo-a-passo até o seu objetivo final.

A cada pequena meta atingida, maior a sensação de você estar caminhando na direção certa, um passo de cada vez mais próximo todos os dias obtendo pequenas sensações de realização e contentamento.

Abrace os desafios:

Troque a palavra dificuldade, adversidade ou obstáculo por DESAFIO, é isto o que os atletas fazem quase que automaticamente. Afinal aquela prova longa não é vista como um dificuldade para o corredor, mas sim um desafio a ser vencido.

Pergunte-se: Como este desafio irá me fortalecer? Qual aprendizado poderei tirar desta situação? Como posso fazer as coisas de maneira diferente? O quanto crescerei?

Pense em você mesmo como uma árvore, crescendo cada vez mais resistente conforme os ventos fortes te atingem. Ou como um halterofilista que fica cada vez mais forte conforme os pesos vão aumentando em seus treinamentos.

Seja apaixonado em relação a vida:

Seja um aventureiro, entusiasta, e criador.

Se você apenas focar no que está errado e com o que você terá que lidar amanhã, você irá perder momentos incrivelmente divertidos e oportunidades que estão ao redor de você, AGORA. No nosso esporte esta conexão com a nossa paixão e no porquê praticamos ele está muito ligada ao ato de mesmo depois de anos ainda nos divertirmos enquanto o praticamos…

Apesar de toda a pressão da torcida ou dos colegas de time, divertir-se no seu jogo faz com que você viva o momento, relaxe, se liberte dos diálogos internos e da confusão mental, ancorando-se no presente e aproximando-se ainda mais do estado de flow. Ansiedade é excesso de futuro e desejo por resultados imediatos, frustração é excesso de passado ao fixar demais na nossa derrota ou resultados não alcançados.

Pergunte-se: Quais foram as pessoas novas que conheci nesta situação? Quais as habilidades que adquiri? Quais opções interessantes se abriram para mim? Onde está a oportunidade de eu relaxar e me divertir agora nesta situação?

Medite:

Muitos dos nossos problemas, são problemas apenas nas nossas cabeças! A meditação pode te ajudar a tomar consciência e controle dos pensamentos que fazem com que você se sinta estressado ou amargurado, pois ela te ensinará a focar no que já está bom ao invés de focar tanto no que está ruim.

Desta maneira, as situações deixam de ser problemas e se transformam em oportunidades. É claro que você ainda deverá lidar com as situações – pois isto não se trata de enfiar a cabeça na terra e esperar que o problema vá embora – mas com certeza você ficará muito mais calmo, mais criativo, e ainda mais capaz de tomar as melhores decisões ao invés de adotar reações impensadas.

A meditação também te ajudará a ficar mais centrado e verdadeiramente focado enquanto está atravessando os desafios da sua vida ou do seu esporte. Ela te ensinará a ver os benefícios ao invés de focar apenas nos problemas, a manter a sua cabeça no lugar enquanto toma decisões. Você aprenderá a controlar os seus medos e instintos primais, atravessar as suas emoções, e ver as coisas de perspectivas múltiplas.

Pesquisas comprovaram que pessoas mais resilientes tem uma atitude mais positiva em relação a vida, e esta atitude as ajudam a serem grandes líderes, melhores estudantes, e menos suscetíveis a sofrer os efeitos colaterais físicos da exposição prolongada ao estresse.

Por este motivo se você está passando por um vento mais forte, não se preocupe. Você sairá muito mais forte e capaz no final, desde que é claro, adote uma postura positiva e otimista em relação a todos os obstáculos que enfrentar.


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Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers Trainers Association (IMTA) e Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Master Trainer de Mindfulness da IMTTA e representante do SOMA Awakening Breathworks no Brasil.