[INFOGRÁFICO] Por que Atletas e Times Praticam a Meditação

Capa Atletas e Times que Meditam

Pode parecer coisa de outro mundo, ou até inconcebível para muitos… Mas sim, existem MUITOS atletas que meditam para aumentar ainda mais a sua performance! E se essa moda pegasse aqui no Brasil?

Confira no Infográfico no Final deste Artigo quais dos maiores Ídolos e Estrelas do Esporte que MEDITAM!

A anatomia do desempenho esportivo no seu nível máximo está diretamente ligada a ideia de feedback imediato do que está acontecendo, aqui e agora, no momento presente.

E também tem haver com outro aspecto bastante relevante que é o equilíbrio entre o nível de desafio e o nível de técnica ou habilidade e conhecimento do atleta incluindo a sua experiência.

Não podemos desconsiderar, é claro, a importância de uma atitude positiva e otimista, fruto principalmente de nossa autoconfiança mas também da implantação de uma mentalidade adequada que nos faça encontrar o prazer na jornada por si só.

Ou seja, tudo isto nos lembra daquela sensação de alto nível de excitação quando nos lançamos para bem longe da nossa zona de conforto como atletas, sempre desafiando a nós mesmos a nos mover além de nossos próprios limites e capacidades físicas.

Como atletas estamos sempre buscando a excelência e evolução, sendo natural termos aquele comprometimento contínuo em elevar a barra e ultrapassar os nossos próprios padrões de performance.

Com o tempo criamos a consciência de que precisamos da evolução tanto quanto precisamos do oxigênio para viver, evoluímos mesmo que devagar,  mas sempre de maneira contínua e crescente, consequentemente expandimos o nível de esforço em nossos treinamentos e chegamos próximos a níveis de esforço quase que sobre humanos.

Como o corpo e a mente funcionam de maneira totalmente integrada, é muito natural que estejamos simultaneamente treinando a nossa mente enquanto exercitamos e preparamos o nosso corpo,  logo, com o esporte desenvolvemos a tão desejada resiliência mental que é justamente a capacidade de suportar grandes privações, sacrifícios e até mesmo a dor.

Para muitos este nível superficial de treinamento e desenvolvimento mental é mais do que suficiente,  porém, atletas como Kobi Bryant, Arthur Ashe, Michael Jordan e LeBron James têm nos provado que esta concepção é um tanto quanto equivocada, ou no mínimo incompleta.

Se queremos elevar ainda mais a barra e atingir o nosso potencial inato precisamos treinar a nossa mente com tanta consistência e disciplina quanto treinamos o nosso corpo.

Quando atingimos um platô ou se tratando de alto desempenho em competições,  é justamente o treinamento mental que separa os campeões dos perdedores, é ele que nos possibilita entrar no estado do mais alto desempenho humano conhecido como “Fluxo”.

No entanto, quando eu falo de treinamento mental não estou falando de coaching e PNL não, embora estas também sejam importantes ferramentas, a única forma que você pode treinar a sua mente sozinho todos os dias com disciplina e consistência sem ajuda de ninguém, é a meditação.

Mas para surtir efeito a meditação precisa ser desenvolvida colocando o tipo correto de esforço, tendo em mente quais aspectos que você precisa desenvolver para então focar neles.

Obviamente quando falamos de grandes atletas como Koby Briant, Tiger Woods, LeBron James, não importa quais sejam os seus objetivos,  o que há de consistente e em comum entre todos eles é o simples desejo de ter sucesso e serem campeões,  e isto se materializa num trabalho totalmente comprometido destes e tantos outros atletas para se desenvolver não só fisicamente, mas também mentalmente e emocionalmente,  eles também possuem o entendimento de que a grandeza tem haver com fazer as pessoas a sua volta ou os membros do seu time melhores também.

Parece interessante?

Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para conhecer as pessoas que poderão te inspirar e influenciar a se permitir ter essa experiência transformadora que é a Meditação!

INFOGRÁFICO: Atletas e Times que Meditam

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.