Meditação para Crianças: 5 Dicas de Ouro e Benefícios!

 

Benefícios da Meditação para Crianças:

Mas antes de dar algumas dicas para que você possa conduzir meditações com crianças, é interessante você conhecer os benefícios da meditação para os nossos jovens e pequenos. Dentre os inúmeros benefícios, apresentar crianças e adolescentes à meditação em uma idade jovem pode ajudá-los a administrar os altos e baixos e as frustrações da vida diária.

As meditações guiadas junto a faixas musicais proporcionam um início suave, ajudando os jovens a construir confiança, superar a inquietação e desenvolver padrões regulares de sono. Por isso a meditação e a atenção plena podem ajudar as crianças a relaxar, ficarem mais presentes e menos distraídas, alcançando níveis mais elevados de autoconfiança.

Além disso, a prática regular lhes permite auto regular emoções negativas e desenvolver bons hábitos, tornando-as mais felizes e mais compassivas. Somado a tudo isso as ferramentas de meditação e relaxamento podem ajudar as crianças a desenvolverem uma melhor resiliência e paciência, características cada vez mais raras nos nossos jovens e pequenos que sofrem desde pequenos com  TDAH que é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Fora os índices de estresse pós traumático, depressão e ansiedade cada vez mais comuns nessa parcela da população que representa o futuro da nossa nação. Através de escanemanto corporal, imaginação e respiração profunda, as crianças são capazes de relaxar e se acalmar. As meditações curtas à noite também podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Dicas para Conduzir Meditações com Crianças e Adolescentes

Então seu eu posso dar algumas dicas bem legais para que você possa conduzir a meditação com seus filhos ou em grupo de jovens e crianças, eu darei 5 dicas básicas que aprendi durante a minha formação como professor de meditação.

1ª DICA: Indução ao Relaxamento

Primeiro é importante utilizar alguma técnica de indução ao relaxamento, nesse caso você pode pedir para que as crianças façam uma inspiração profunda e exalação completa de 2 a 3 vezes enquanto fecham os olhos.

Inspiração profunda pelo nariz até contagem de 4 e exalação completa pela boca até a contagem de 4, por exemplo. Para crianças bem novas eu gosto de ensinar a respiração da abelha, onde você inspira profundamente pelo nariz, prende o nariz e depois solta o ar pela boca fazendo “bzzz” (barulho de abelha).

2ª DICA: Contar histórias

Segunda dica muito importante é a utilização de um elemento lúdico para atiçar a imaginação e utilizar a área criativa do cérebro dos pequenos. Este elemento lúdico nada mais é que ir narrando uma história onde a criança ou o jovem vai entrando num oceano atrás de um baú de tesouro, ou no espaço atrás de um planeta desconhecido ou até mesmo no castelo em mundo mágico atrás de uma sala cheia de tesouros, então nesse ponto é importante adaptar essa narrativa a faixa etária das crianças e adolescentes em questão.

E também é muito importante narrar essa história evocando sensações como cheiros, imagens, cores, texturas e emoções positivas.

3ª DICA: Local Seguro

A terceira dica é que depois que elas entrarem na história elas cheguem em um lugar seguro onde elas encontram a imagem ou foto das pessoas que elas amam e ao final guardem essa imagem no coração com muito amor.

4ª DICA: Música Suave de Fundo

Uma quarta dica é que você pode usar uma música suave de fundo, mas um ponto de atenção aqui é que você só comece colocar a música para tocar depois de feito o relaxamento e iniciada a história.

Do contrário, começando pela música, as crianças não vão mais conseguir focar na sua voz.

5ª DICA: Tempo Máximo

A quinta e última dica é com relação ao tempo, não ultrapasse os 5 minutos. As crianças podem se distrair no meio se o tempo de meditação for superior a isso. Além disso existem crianças que são muito agitadas e vão ter dificuldade de fechar os olhos, então o uso de vendas como uma brincadeira para entrar no mundo dos sonhos pode ser um recurso adicional.

Unindo todas essas dicas não tem erro, o importante é que você apele para imaginação criativa das crianças, ressaltando elementos de cor, som, cheiro e brilho durante a narrativa da história que você contará na sua meditação com bastante detalhes.

Crie a sua própria história!

Sinta-se livre para criar a sua própria história, o que importa é que você inicie com o relaxamento, depois vá guiando as crianças de uma maneira suave e divertida através de qualquer cenário de sua escolha.

Onde ela chegará em um ambiente seguro, tranquilo e bonito onde elas visualizarão e imaginarão as pessoas que elas amam para então colocá-las em um quadro ou uma foto e guardá-las no coração.

Essa visualização tem o objetivo de acalmar a mente e desenvolver a compaixão, com o desenvolvimento da compaixão todos os benefícios citados anteriormente surgirão como consequência da prática regular!

Bom, espero de verdade ter te ajudado com essa dicas!

Se você gostou dessas dicas não deixe dar um joinha  e compartilhá-lo com aqueles que poderão fazer uso desse conhecimento!

Gratidão é a palavra pelo seu apoio e suporte, inscreva-se em nosso canal no youtube, siga a nossa fanpage no facebook e instagram para ficar sempre a par do nosso conteúdo.

Lista VIP do Whataspp : Receba em primeira mão os nossos conteúdos pela Lista de Transmissão ?? http://bit.ly/whatsappcienciadatransformacao

Por agora, acesse gratuitamente abaixo uma das técnicas de respiração que utilizamos nas nossas imersões!

CTA Respiração do Vórtice

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.