fbpx

Sincronicidades: 7 Maneiras de Interpretar e Manifestar

1
Sincronicidades
Sincronicidades

“A sincronicidade revela a conexão significativa entre o mundo subjetivo e o objetivo.”

Carl Jung

Você continua vendo os mesmos números, cores, palavras ou imagens repetidas o tempo todo. O que está acontecendo?

Você está ficando louco?

Felizmente, a resposta é não. Você não está ficando louco. Você está na verdade vivendo um fenômeno chamado sincronicidade.

O que é Sincronicidade?

Sincronicidade é um termo originalmente cunhado pelo psicólogo Carl Jung que se refere às coincidências significativas (ou mesmo milagrosas) que ocorrem em sua vida. Quando você experimenta a sincronicidade, terá experiências que parecem significativas demais para serem meros encontros diários do dia-a-dia.

A sincronicidade pode se manifestar em um número infinito de formas; tipos populares, incluindo nomes, números, palavras, símbolos e eventos.

Qual é o propósito da Sincronicidade?

Um número cada vez maior de pessoas acredita que a sincronicidade é como uma poderosa ‘piscada’ do Universo, dizendo que sim, estamos no caminho certo. Acredita-se também que a sincronicidade é uma forma de orientação do nosso Eu Superior; uma maneira de mostrar para onde ir e o que fazer a seguir em sua vida.

Formas Comuns de Sincronicidade

A sincronicidade é diferente para todos – é tão única quanto as necessidades e desejos das pessoas.

Mas parece haver algumas “categorias” comuns de sincronicidade por aí. Vou citar algumas abaixo:

  • Ver números repetidos (como 11:11)
  • Pensar em algo e depois aquilo acontecer
  • Estar no lugar certo, na hora certa
  • Sonhar com pessoas/animais/lugares e então vê-los repetidamente na vida real
  • Ver símbolos repetidos (como o sinal do infinito, o triângulo, a árvore da vida etc.)

Diferença entre serendipidade e sincronicidade

Serendipidade é quando algo bom acontece acidentalmente. Por exemplo, podemos precisar de dinheiro para pagar contas veterinárias inesperadas e encontrar algumas no bolso do paletó que acabamos de colocar.

A sincronicidade, por outro lado, não é apenas uma experiência única de boa sorte. Sincronicidade é uma série de eventos que parecem ser altamente simbólicos e significativos por natureza.

Se o acaso (serendipidade) é como a migalha de pão, a sincronicidade é a trilha que nos leva a um novo destino. Muitas pessoas vêem a sincronicidade como uma lição, afirmação ou mensagem da Vida.

Um exemplo de sincronicidade é ouvir o mesmo nome repetidamente (em livros, na TV, em placas de carro, em sonhos) e depois descobrir que o nome é um lugar, onde você finalmente encontrará a casa dos seus sonhos.

Exemplos de Sincronicidade

Segue abaixo alguns exemplos de sincronicidades:

  • Ouvir um casal de estranhos falar sobre algo que é de grande importância para sua própria vida.
  • Assistir a episódios de seus programas de TV favoritos que, de alguma forma, têm o mesmo enredo/foco com o que você está vivendo.
  • Obter a mensagens claras daquilo que você mais precisa ouvir no momento (por exemplo, se você está passando por um divórcio, depressão, traição, grande mudança de vida etc.)
  • Conhecer a pessoa certa no momento certo (por exemplo, um parceiro, amigo, professor etc.)
  • Ver os mesmos símbolos ou imagens repetidos em todos os lugares (por exemplo, em revistas, anúncios publicitários, edifícios, tatuagens)
  • Olhando para o relógio exatamente na mesma hora do dia por muitos dias a fio (e vendo 11:11, 14:14, 23:23, 2:22, etc.)
  • Recorrência de sinais que parecem levá-lo a algum lugar especial (por exemplo, seu emprego ideal, casa, relacionamento)
  • Ouvir a mesma música repetida várias vezes em circunstâncias incomuns e diferentes.
  • Alinhamentos estranhos de datas de nascimento entre amigos, parceiros, etc.

Com quantas dessas experiências você pode se relacionar?

Teorias sobre as Sincronicidades (dos céticos aos crentes)

O que exatamente é a Sincronicidade? Vamos examinar alguns pontos de vista mais populares:

  1. Os hindus acreditam que a sincronicidade é uma manifestação de Brahma ou a conexão fundamental de todas as coisas vivas dentro do Universo
  2. Os economistas comportamentais classificariam a sincronicidade como uma forma de viés de confirmação. Por exemplo, se você for instruído a procurar carros amarelos, começará a vê-los muito mais do que imaginava existir inicialmente.
  3. Os físicos quânticos atribuem a sincronicidade à mente “não local” (ou consciência universal)
  4. Os céticos chamam a sincronicidade de apofenia ou a prática de ver conexões e padrões em dados aleatórios e/ou sem sentido
  5. Os espiritualistas acreditam que a sincronicidade é um sinal de seu Eu Superior ou Alma
  6. Os psicólogos (particularmente aqueles que seguem as teorias junguianas) acreditam que a sincronicidade vem da mente inconsciente e do inconsciente coletivo

Qualquer que seja a causa, a sincronicidade é uma experiência muito comum e intrigante demais para ser ignorada ou rapidamente descartada e esquecida. Como o autor do livro You Are Not So Smart, David McRaney conclui:

Lembre-se de que o significado vem apenas de dentro.

A única pessoa que pode entender por que uma experiência síncrona ocorre e o que isso significa é você.

O que Cria a Sincronicidade?

Explicações comuns para as origens da sincronicidade incluem o seguinte:

  • A mente inconsciente. Recebemos mensagens de aviso em nossos sonhos, então por que não podemos recebê-las também na vida de vigília? Nossa mente inconsciente influencia muito do nosso comportamento e, ao mesmo tempo, também pode se comunicar conosco. Sinais e presságios (ou instâncias de sincronicidade) são a maneira da mente inconsciente de nos guiar.
  • Harmonia de energia. Como tudo consiste em pequenos átomos vibrantes (também conhecidos como energia), a sincronicidade também pode ser uma manifestação da harmonia global/ambiental, onde as frequências e vibrações do momento sincronizam-se em perfeito equilíbrio (ou Unidade), produzindo experiências estranhas.
  • Lei da Atração. Essa teoria afirma que bons e maus eventos na vida são causados ​​por seus pensamentos e sentimentos. Assim, “o igual atrai o igual”, o que possivelmente explica por que a sincronicidade ocorre.
  • Habilidades psíquicas. Pensa-se também que a sincronicidade é uma manifestação de habilidades psíquicas, onde, por exemplo, intuímos que uma determinada pessoa nos chamará ou que um evento significativo nos ocorrerá, e isso acontece.

Como acolher mais sincronicidades em sua vida

Quando você permanecer conectado ao Divino, Ela falará com você – em padrões e conexões, sinais e sincronicidades, e todo tipo de presentes. Quando a mágica surge na superfície da sua consciência e da sua vida, você sabe que é abençoado. Faz da vida uma aventura selvagem. É também uma fonte de força incrível, chegando até você quando você mais precisa…

Phyllis Curott

Você já pensou que talvez a sincronicidade em sua vida agora seja uma mensagem disfarçada?

Seja você um cético ou não, encorajo você a agir e ver aonde você está indo.

Acolher a sincronicidade em sua vida é simples.

Aqui estão algumas práticas básicas e mudanças de mentalidade a serem adotadas:

  1. Esteja atento e consciente. Preste atenção e preste atenção ao momento presente.
  2. Seja aberto e receptivo. Mantenha uma visão de mente aberta em relação à sincronicidade. Isso aumentará sua receptividade em relação a essa experiência.
  3. Seja humilde. Às vezes, o que você deseja ou pensa que é melhor para si mesmo não é. Aprenda a ter um controle muito livre de seus desejos. Dessa forma, você não se imporá à Vida, mas permitirá que a Vida se imponha a você (na forma de sincronicidade).
  4. Seja confiante. Confie que a sincronicidade aparecerá em sua vida e, quando isso acontecer, confie em sua intuição e siga os caminhos apresentados à sua frente. Quando você aprende a confiar em si mesmo, também aprende a confiar na Vida.
  5. Siga seus instintos. Ouça o que seu instinto está lhe dizendo – sua mente inconsciente é vasta, ilimitada e extremamente sábia. As portas estão sendo abertas para nós o tempo todo e, quando ouvimos nossos instintos, podemos vê-los ativamente.

Outras ferramentas/práticas espirituais que você gostaria de usar para aumentar a sincronicidade em sua vida incluem:

  1. Oração – expresse mental ou verbalmente seu desejo de receber sincronicidade (você não precisa ser religioso para orar – você pode orar para o que quer que acredite).
  2. Sigilos – sigilos são símbolos infundidos por intenção que são usados ​​para se comunicar com sua mente inconsciente – eles podem ser usados ​​para aumentar a sincronicidade em sua vida.

Como interpretar a sincronicidade

Então você teve um aumento na sincronicidade recentemente. Você pode estar se perguntando o que isso significa e como você pode interpretá-lo corretamente.

Ao aprender a interpretar corretamente os sinais e presságios que aparecem em sua vida, você poderá saber quando está no caminho certo, quando está fazendo as escolhas mais sábias e quando está vivendo alinhado com o seu necessidades e valores mais profundos.

Às vezes, a sincronicidade anuncia novas portas (ou oportunidades) que podem se abrir em sua vida. Outras vezes, a sincronicidade está simplesmente tentando lhe ensinar uma lição, por exemplo, para parar de perseguir o relacionamento / trabalho em que você colocou seu coração, porque não dará certo.

Aqui estão algumas das maneiras mais precisas de interpretar a sincronicidade:

  1. Medite e olhe para dentro. Pergunte a si mesmo: “o que significa essa sincronicidade?” Aguarde imagens, sentimentos ou palavras em sua mente. Se você ainda estiver em dúvida, repita a mesma prática três vezes e veja qual resposta você recebe.
  2. Sintonize seu corpo. Seu corpo é um repositório de sabedoria e lhe dirá a verdade, independentemente do que sua mente tente fazer você acreditar. Quando você pensa que sabe o que significa a sincronicidade, sintonize seu corpo. Você sente arrepios, arrepios ou sentimentos de expansão como se uma lâmpada interna tivesse se apagado? Se for esse o caso, você provavelmente encontrou a explicação correta. Se, por outro lado, seu corpo não sofrer alterações significativas, você provavelmente não encontrou a resposta certa.
  3. Use um pêndulo. Radiestesia de pêndulo é uma maneira poderosa de obter uma resposta direta de sua mente inconsciente. Simplesmente pegue um pêndulo (ou um substituto) e faça uma pergunta que exija uma resposta “sim / não”. Por exemplo, você pode perguntar: “Essa sincronicidade significa que esse relacionamento é adequado para mim?” Leia mais sobre radiestesia de pêndulo.
  4. Encontre padrões. Uma maneira fácil de interpretar a sincronicidade em sua vida é encontrar padrões em seu comportamento. Que questões ou questões surgiram muito em sua vida no momento? Qual foi a maior fonte de ansiedade / frustração com que você está lidando? A sincronicidade geralmente surge quando precisamos de respostas e soluções. Encontre os padrões e relacione-os de volta à sua sincronicidade.
  5. Explore o simbolismo. Freqüentemente, a sincronicidade é de natureza simbólica (por exemplo, o cachorro preto que você sempre vê nos seus sonhos e acorda a vida que simboliza a negatividade / más escolhas, o número repetitivo “1” que simboliza “ser o número um”). Existe algum aspecto simbólico presente em sua sincronicidade? Se sim, o que isso significa para você? Sim, você pode consultar um dicionário de símbolos ou procurar os significados online. Mas lembre-se, o significado mais importante é aquele em que você cria e acredita.
  6. Use cartas de oráculo e tarô. O renomado psicólogo Carl Jung comentou certa vez sobre o método de adivinhação chinês de I Ching: “Por mais de trinta anos me interessei por essa técnica de oráculo, ou método de explorar o inconsciente, pois me pareceu ter um significado incomum”. Graças ao I Ching, Jung desenvolveu sua teoria, que cunhou ‘sincronicidade’. Tenho certeza de que, se Jung estivesse vivo hoje, ele acreditaria o mesmo sobre as cartas de oráculo e tarô – que, na minha opinião, são muito mais acessíveis. Uma das maneiras mais fáceis de interpretar a sincronicidade é consultar um baralho de oráculo ou tarô. Você pode ler intuitivamente (que é basicamente o que eu faço) e prestar atenção aos sentimentos que emergem dentro de você. Você pode adquirir plataformas on-line acessíveis, como o Vintage Wisdom Oracle. Antes de puxar cartas, é sempre melhor aterrar e se concentrar, de preferência através de uma meditação. Em seguida, embaralhe os cartões e pare quando sentir intuitivamente a necessidade de fazer uma pausa. Puxe o cartão do topo do baralho e vire-o. Preste atenção aos sentimentos que obtém da imagem – ela é positiva e acolhedora ou hostil e negativa? Dependendo do tipo de cartão que você recebe, você terá sua resposta. Você também pode usar cartas de tarô e oráculo para muito mais do que respostas simples “sim / não” – elas podem ajudar a revelar o significado principal da sincronicidade que você está enfrentando.
  7. Escute seus sonhos. Seus sonhos revelam muito sobre a sincronicidade que ocorre em sua vida – eles são a linguagem da mente inconsciente. Você pode tentar analisar passivamente seus sonhos ou tentar ativamente “incubar” (ou criar) sonhos que ajudem a responder sua pergunta. Para praticar a incubação dos sonhos, pense na sincronicidade que vem acontecendo em sua vida ultimamente cerca de meia hora antes de dormir. Escreva sua pergunta ou desenhe uma figura que simbolize sua sincronicidade e coloque-a embaixo do travesseiro. Isso ajudará a preparar o seu inconsciente e a prepará-lo para lhe dar respostas durante os seus sonhos. Ao acordar pela manhã, registre seus sonhos em um diário. Faça isso por uma semana e veja quais padrões emergem.

Experimente uma das técnicas acima para as quais você se interessa – se você tentar demais, poderá ficar impressionado. Portanto, é melhor manter as coisas simples.

Sincronicidades são as ocorrências misteriosas e bonitas que acontecem espontaneamente na vida. Eles podem ajudar a guiá-lo e abrir seus olhos para novos potenciais que você nem sabia que existiam.

Quais são algumas formas poderosas de sincronicidade que você já teve? Eu adoraria ouvir suas histórias. (É uma leitura emocionante!) Compartilhe nos comentários abaixo.

Conheça o Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening Breathworks, uma imersão de meditação que está transformando muitas vidas!

Para participar, clique na imagem abaixo!

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

1 comment

  1. Jacqueline Aparecida Santos Pereira 18 setembro, 2020 at 14:07

    Tenho ,visto muitas luzes.o meu corpo não para de vibrar com tanta energia.penso que estou ficando louca .meus pensamentos estão a mil.Talvez vc possa me ajudar .Gratidão.

Adicione um novo comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.