O Incrível Poder da Respiração [Ela faz milagres!]

O Incrível Poder da Respiração

Quantas vezes você já parou para prestar atenção na sua respiração?

Talvez caiba nos dedos da sua mão a quantidade de vezes que você respirou conscientemente ao longo de toda a sua vida.

A respiração é a primeira coisa que você fez ao chegar neste planeta e será a última que você fará quando deixá-lo. No entanto, você nunca deu a devida atenção a ela.

Mas não se preocupe! Em uma sociedade tão materialista onde o nosso corpo é tão divorciado da nossa mente isso é completamente comum.

Mas cabe aqui um alerta, você pode ficar semanas sem comida, e dias sem água, mas apenas alguns minutos sem ar. E no entanto você nunca deu a mínima para a sua respiração.

Na yoga a respiração é conhecida como Prana, e a sua tradução do sânscrito é energia vital

A razão disto é porque a respiração é a nossa fonte primária de troca de energia do ambiente interno (o nosso corpo) com o externo (a natureza). A respiração é vida, e a vida é uma série de respirações. Respiramos em média 30.000 vezes por dia, 10 milhões de vezes por ano e mais de 700 milhões de vezes ao longo de toda a nossa vida.

Da nossa primeira respiração até a o nosso suspiro de morte nós inalamos um volume tremendo de ar.

Este ar que respiramos é uma amostra vasta da atmosfera inteira do nosso planeta ao qual se mistura das suas extremidades externas com o espaço por si só.

A maioria das pessoas respiram de maneira inconsciente por quase toda a sua vida

Pensando

Ao fazer isto elas estão perdendo uma tremenda oportunidade – a oportunidade de despertar e se tornar conscientes de cada momento.

Elas também estão perdendo a chance de exercitar a sua força de vontade, e ter o controle de seu mais fundamental ato humano constante.

Esta perda de controle pode eventualmente levar ao descontrole em outras áreas, até finalmente uma pessoa se tornar fraca e sem auto controle algum.

Adicionalmente, a respiração inconsciente é muito ineficiente, como qualquer outro ato quando feito sem propósito ou controle.

É estimado que aproximadamente um terço de todas as pessoas do mundo nem mesmo respiram bem o suficiente para sustentar a sua saúde normal.

Estas pessoas não estão absorvendo oxigênio o suficiente, não estão eliminando dióxido de carbono o bastante, não estão ativando os neuropeptídeos pulmonares suficientemente, não estão dando ao coração o suporte tão necessário, e não estão programando o seu sistema nervoso autônomo para operar no modo parassimpático da cura.

Esta série de insultos inter relacionados a sua saúde estão causando inúmeros problemas: Os mais óbvios são as doenças respiratórias como asma e bronquites.

No entanto, como o nosso corpo é composto de uma rede de sistemas integrados e interdependentes, os problemas respiratórios também podem causar doenças cardiovasculares, alterações no humor, deficiência imunológica, problemas no fígado e digestivos, e uma série de outras patologias.

As origens da palavra respiração

 

Respiração

  • Como dito anteriormente no Sânscrito, a palavra prana não significa apenas “força vital” mas também “respiração”.
  • A palavra grega para respiração, pneuma, também significa “alma” e “espírito”.
  • No Budismo Tibetano, a respiração é vista como o veículo da mente, e a mente por si só é manifestação da consciência que para o budismo secular e alguns neurocientistas seria a manifestação da alma.
  • Em Hebraico, a palavra para respiração também significa “espírito de Deus”.
  • Em Latin, anima spiritus significa “respiração” ou “alma”.
  • A palavra japonesa para a energia vital, Ki, também significa “AR”.

Mas o maior questionamento que fica é:

Por que todas as tradições e religiões ancestrais relacionam a palavra respiração com o nosso espírito?

Fatos históricos no mínimo intrigantes, mas independentemente disso, eles já nos dão uma boa dica hoje da importância da respiração e talvez um dos principais motivos pelos quais  o ser humano anda tão doente….

Além disso, em diversas culturas bem distintas uma das outras, incluindo aquelas derivadas do Islam e da Índia, acredita-se que a idade de uma pessoa não é tão bem determinada pelo tempo cronológico mas sim pelo número de respirações que ela deu.

Eles acreditam que para cada pessoa foi garantido um número específico de respirações ao longo da vida. Assim, uma pessoa que respira rapidamente morrerá mais cedo que uma pessoa que respira vagarosamente.

E traçando uma analogia com os dias de hoje esta afirmação não soa de todo tão esotérica ou dogmática afinal de contas aquelas pessoas que vivem suas vidas na correria da nossa agitada vida moderna, como verdadeiras reféns do estresse reduzem a sua expectativa de vida drasticamente vítimas de doenças como o câncer, hipertensão, ataques cardíacos, etc.

Os Espartanos e a Respiração

Mergulho ApneiaOs espartanos antes da batalha respiravam em uníssono e entoavam cânticos para sincronizar os seus homens como uma unidade, uma verdadeira muralha intransponível composta de escudos.

E só aqui no Spartancast você encontrará a união da ciência com a espiritualidade, um local de guerreiros e guerreiras da vida moderna que buscam mentes inabaláveis e espíritos inquebráveis em corpos indestrutíveis através do treinamento integrado do corpo, da mente e do espírito espartano.

Então meu caro espartano, ouça o nosso chamado e desperte!

 

Lembre-se, você não está mais sozinho.

 

Quer aprender uma forma de usar a sua respiração para te trazer ainda mais foco?

Áudio de Meditação Mindfulness Guiada:


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.